Questões de Concurso Público SEDUC-TO 2023 para Professor da Educação Básica - Professor Regente - Educação Indígena Linguagens e suas Tecnologias

Foram encontradas 15 questões

Q2206235 Português
“Dá-se o nome de artigo às palavras o (com as variações a, os, as) e um (com as variações uma, uns, umas), que se antepõem aos substantivos para indicar que se trata de um ser já conhecido do leitor ou que se trata de um simples representante de uma dada espécie.”
CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Editora: Lexikon; 7ª edição; p. 199.
Essa definição da classe dos artigos se fundamenta nos seguintes critérios:
Alternativas
Q2206236 Português
Nas opções a seguir há uma frase inicial com um adjetivo sublinhado, seguida de uma frase em que esse adjetivo foi substantivado.
Assinale a opção em que essa modificação foi feita de forma adequada.
Alternativas
Q2206237 Português
“No trançado da história, o que interessa, afinal, é o resultado. O fim acaba sempre justificando os meios desde que não esteja demasiado longe – em sacrifícios e tempo – do início.”
Millôr Fernandes.
Sobre a estruturação desse pequeno texto, é correto afirmar que se trata de um texto
Alternativas
Q2206238 Português
“O consenso, na maior parte das atividades públicas, é fundamental à base de estrutura política. Sem qualidade de liderança não há objetivo, mas sem número de adeptos ponderável, não há o que objetivar. A fragmentação excessiva de uma filosofia básica faz com que muitos movimentos revolucionários acabem tendo mais profetas que seguidores.”
Millôr Fernandes
Nesse segmento há uma relação lógica entre profetas e seguidores, relação essa que se repete em 
Alternativas
Q2206239 Português
Assinale a opção que apresenta a frase que mostra uma troca indevida entre parônimos.
Alternativas
Q2206240 Português

Verbos abundantes são aqueles que possuem duas ou mais formas equivalentes

Assinale a opção que só apresenta verbos abundantes do particípio. 

Alternativas
Q2206255 Português

Imagem associada para resolução da questão


Disponível em:: <http://www.jaideresbell.com.br/site/2016/07/01/it-was-amazon/> . Acesso em: 4 mar. 2023.

Tendo em vista o texto acima, analise os itens a seguir.

I. A intenção do texto é denunciar a devastação da floresta e extinção dos animais da maior floresta tropical do mundo.

II. A tradução livre do texto verbal para a Língua Portuguesa é “Isso foi a Amazônia”.

III. A tela pintada faz parte da arte indígena contemporânea aliada aos desígnios da indústria da cultura global e, a ela serve, ao empregar a língua inglesa.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q2206258 Português
Leia o fragmento de texto a seguir.
Segundo Luciano (2011), a educação como manejo do mundo vem para contrapor a ideia de educação para manipulação, exploração, dominação e destruição do mundo, pois a ciência, embora busque a compreensão da natureza, é sempre para subjugá-la, dominá-la, explorá-la como se isso fosse possível em sua plenitude e, não para compreendê-la, respeitá-la, protegê-la e cuidá-la como algo tão imprescindível para a vida no planeta.
LUCIANO, G. J. S.. Educação para o manejo e a domesticação do mundo entre a escola ideal e a escola real. Os dilemas da educação escolar indígena no Alto do Rio Negro. Tese. UnB: Brasília, 2011.
O fragmento tem o objetivo de
Alternativas
Q2206260 Português
Rede indígena
Um site brasileiro totalmente escrito em idioma indígena vem se mostrando um grande aliado na luta contra o desaparecimento de línguas nativas do Brasil. A página virtual Kanhgág Jógo (em português, Teia Kaingang), lançada em 2008, está permitindo a modernização e a manutenção do idioma tradicional da comunidade Kaingang, que, com seus cerca de 30 mil representantes em aldeias das regiões Sul e Sudeste, é uma das cinco maiores populações indígenas do país. Essa modernização ocorre não apenas pelo fato de a internet ser um suporte tecnológico de ponta, mas também por oferecer um espaço para a ampliação do uso e da geração de conteúdo no idioma kaingang.
Disponível em:<https://cienciahoje.org.br/acervo/rede-indigena/. > . Acesso em 4 mar. 2023.
De acordo com o texto, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2206278 Português

Leia o texto a seguir.

Mulher

Bebe dessa fonte que te espera

Minhas palavras doces ternas.

Grita ao mundo a tua história

Vá em frente e não desespera


Vem, irmã

Bebe da fonte verdadeira

Que faço erguer tua cabeça

Pois tua dor não é a primeira

E um novo dia sempre começa


Vem irmã

Despe toda a roupa suja

Fica nua pelas matas

Vomita o teu silêncio

E corre – criança – feito garça


Vem, irmã

Liberta tua alma aflita

Liberta teu coração amante

Procura a ti mesma e grita:

Sou uma mulher guerreira!

Sou uma mulher consciente!

POTIGUARA, Eliane. Metade cara, metade máscara. São Paulo: Global, 2004.


O objetivo do texto é

Alternativas
Q2206279 Português
Analise a tirinha a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: < https://www.sofiaeotto.com.br/?lightbox=dataItem-kwimufk0>. Acesso em 4 mar. 2023.
De acordo com a tirinha, a personagem cria uma nova palavra. Essa criação linguística é chamada de
Alternativas
Q2206288 Português

Imagem associada para resolução da questão


Disponível em:  <https://br.pinterest.com/pin/851180398319112523/>. Acesso em 10 mar. 2023.

Nesta charge, assinale a opção que indica o elemento identificador da variante linguística regional.



Alternativas
Q2206289 Português
Existe uma questão central, que seria a valorização e a adjetivação do que é o saber. A ciência se coloca como único centro irradiador dos pensamentos e daquilo que é sinônimo de verdade! Mas essa ciência ocidental é nova e, para se constituir, ela precisou negar as muitas formas de produzir conhecimento, de interpretação do mundo, e ao fazer isso ela se colocou como o único centro de saber. Então quando falam dos muitos saberes indígenas, dos muitos povos, eu tenho percebido uma tentativa até por parte de alguns parentes de se colocar como uma parte da ciência, de colocar que nós, povos indígenas, também fazemos ciência e, como todos os termos são emprestados, nós os colocamos sempre em uma mediação. Particularmente, eu tenho muita preocupação em afirmar que os saberes indígenas são parte de uma ciência. Na verdade, eu acredito que nós não somos um ramo desta grande ciência: nós somos uma árvore própria enraizada na nossa ancestralidade e, de fato, cada povo tem a sua forma. Assim, cada árvore, cada povo constitui uma diversidade que incomoda! 
Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/uniletras/ Acesso: 10 mar. 2023.
De acordo com o texto, é correto afirmar que

Alternativas
Q2207629 Português
Leia o texto a seguir.
Uma língua morre quando uma geração deixa de passá-la para a seguinte. Este é um fator preponderante quando pesquisadores falam em morte de línguas. Quando isso ocorre são pouquíssimos os falantes que manterão a sua língua ao longo do tempo. Esse é um fato que vem sendo constatado pelas pesquisas com línguas indígenas onde quer que elas ocorram. O resgate de uma língua extinta requer tremendos esforços e recursos financeiros. Uma língua sendo deslocada, ainda não extinta, pode ser revigorada, fortalecida, empoderada (empowered), mas requer esforços não só de seus falantes, como de especialistas e de políticas governamentais que cumpram seu papel de salvaguarda de seus bens imateriais, caso das línguas indígenas brasileiras.
BRAGGIO, S. L. B. Os diferentes tipos de situação sociolinguística e os tipos de empréstimos na adição do português ao xerente akwén: fatores positivos e negativos. Liames (UNICAMP), v. 12, p. 157-177, 2012.
De acordo com o texto, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2207631 Português
“Acredito que haja outro momento para além do oriente e ocidente se juntando para tentar encapsular o pensamento. Ganham novas dimensões quando velhos termos são postos em outros contextos. O caso é que vivemos em estado de arte e o passeio em outros mundos é apenas uma forma de como podemos pensar e experimentar a tão falada decolonização. Makunaima e decolonização soam termos soltos no meio da multidão, ou seja, o povo, aquele a quem nós midiáticos buscamos. Ou não? Acontece que Makunaima expôs-se em Makunaíma para ser parte da cultura disponível. Uma vida inteira a esse propósito é anunciada para a contextualização mínima. A minha relação com meu avô será o nosso passeio. Makunaima no círculo que este texto alcança é, ou poderia ser, minimamente conhecido por sua parte exposta antes na arte, no mundo.”
ESBELL, Jaider. Makunaima, o meu avô em mim! Iluminuras, Porto Alegre, v. 19, n. 46, p. 11-39, jan/jul, 2018.
Considerando o texto de Jaider Esbell, analise as afirmativas a seguir.
I. Os sentidos, que têm constituição espaço-temporal, são ideológicos e, por isso, dependentes das esferas de atividades em que circulam.
II. Expor Makunaíma em Makunaíma faz revolver as narrativas da história e possibilita retirar da invisibilidade questões da ancestralidade, da organização social e da subjetividade do indígena.
III. Ações decoloniais, como atos de insurgência, podem ser experimentadas nas obras, nas vozes e na agentividade dos artistas indígenas contemporâneos.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: E
5: C
6: A
7: B
8: B
9: C
10: E
11: E
12: D
13: C
14: C
15: E