Questões de Concurso Público SEDUC-TO 2023 para Professor da Educação Básica - Professor Regente - Sociologia

Foram encontradas 6 questões

Q2208282 Sociologia
O ensino de Sociologia permita ao estudante de Ensino Médio tomar ciência da complexidade de investigar fenômenos em uma perspectiva social. Para alcançar essas metas, a BNCC definiu as competências específicas da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o Ensino Médio.
As afirmativas a seguir apresentam corretamente essas competências, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2208294 Sociologia
A classe é apenas um dos aspectos da estrutura social, entretanto, o elemento primordial da estratificação social é o status.
O enunciado exemplifica uma perspectiva
Alternativas
Q2208302 Sociologia
O princípio de que semelhança gera relação tem um grande impacto sobre as redes sociais. Semelhança social - em termos de status ocupacional, de raça, etnia, educação, idade, religião, atitudes, gostos e crenças - estrutura fortemente uma gama de rede de relações (de relações intensas e de longa duração como casamento/parceira e amizade, a laços mais curtos e circunscritos, tais como fornecer apoio a carreira, a ‘conhecer alguém’, ou aparecer junto no espaço público).
Adaptado de BOTTERO, Wendy. Stratification: social division and inequality. London: Routledge, 2005, p.166
O trecho descreve o conceito sociológico de
Alternativas
Q2208305 Sociologia
Caio Prado Júnior apresentou uma análise crítica sobre os efeitos da origem colonial da formação socioeconômica do Brasil.
As opções a seguir apresentam características do que o autor considerou como o “sentido da colonização”, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2208307 Sociologia
Para se manter a possibilidade da autonomização relativa, é necessário um largo e intenso intercâmbio com certos países científica e tecnologicamente mais avançados. Portanto, o contrapeso da permanente e considerável influência externa deve ser encontrado em identificação e valores que combinem a absorção de conhecimentos, técnicas de investigação e talentos importados com uma forte intensificação da produção original.
FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
Assinale a opção que descreve corretamente o programa defendido no trecho.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: C
5: A