Questões de Concurso Público SEE-MG 2023 para Professor de Educação Básica (PEB) - Filosofia

Foram encontradas 16 questões

Q2291414 Filosofia
As observações e os cálculos dos astrônomos ensinaram-nos muitas coisas admiráveis, mas o mais importante é, certamente, terem-nos descoberto o abismo da ignorância, que a razão humana, sem estes conhecimentos, nunca poderia imaginar tão profundo; a reflexão sobre esta ignorância deve produzir uma grande mudança na determinação das intenções finais do uso da nossa razão.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

No trecho acima, o filósofo Immanuel Kant reflete sobre os efeitos da moderna atividade científica na atividade filosófica. Para esse autor, a filosofia deveria ser revolucionada no sentido de
Alternativas
Q2291415 Filosofia
A técnica não é igual à essência da técnica. Quando procuramos a essência de uma árvore, temos de nos aperceber de que aquilo que rege toda árvore, como árvore, não é, em si mesmo, uma árvore que se pudesse encontrar entre as árvores.
HEIDEGGER, Martin. “A questão da técnica”. In: Ensaios e conferências. Petrópolis: Editora Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2012.

Segundo Heidegger, a essência da técnica consiste
Alternativas
Q2291416 Filosofia
A filosofia hegeliana da história é a última consequência, levada à sua “mais pura expressão”, de toda a historiografia alemã que não trata de interesses reais, nem mesmo políticos, mas apenas de uma série de pensamentos puros que devoram uns aos outros. Tal concepção é verdadeiramente religiosa, pressupõe o homem religioso como o homem primitivo do qual parte toda a história e, em sua imaginação, põe a produção religiosa de fantasias no lugar da produção real dos meios de vida e da própria vida. 
Adaptado de MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

A visão marxiana entende que a história é movida pelas
Alternativas
Q2291417 Filosofia
Pode-se representar facilmente uma linguagem que consiste apenas de comandos e informações durante uma batalha. – Ou uma linguagem que consiste apenas de perguntas e de uma expressão de afirmação e de negação. E muitas outras.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (Os pensadores).

Para o Wittgenstein dessa fase de sua obra, a linguagem tem como característica fundamental o fato de estar associada a alguma

Alternativas
Q2291418 Filosofia
É aqui então que vem dar todo o discurso sobre o tipo de delírio em que alguém, vendo a beleza por aqui e lembrando-se da verdadeira, cria asa e de novo deseja alçar voo. E porque deste delírio participa o que ama os belos, amante se chama. 
Adaptado de PLATÃO. Fedro. São Paulo: Editora 34, 2016.

No trecho acima, Platão trata do amor. Segundo essa obra do filósofo, o amor é
Alternativas
Q2291419 Filosofia
Alguém quer descer o olhar sobre o segredo de como se fabricam ideais na terra? Quem tem a coragem para isso?… Muito bem! Aqui se abre a vista a essa negra oficina.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Segundo o autor, os ideais da moral são
Alternativas
Q2291420 Filosofia
Indagamos como a alma possa sempre se encaminhar num curso equilibrado, seja propícia para si, olhe alegre para sua condição e não interrompa esse contentamento, mas permaneça num estado plácido, sem jamais exaltar-se ou deprimir-se: isso será a tranquilidade [euthymía].
Adaptado de SÊNECA. Sobre a ira. Sobre a tranquilidade da alma. São Paulo: Penguin Classics Cia. das Letras, 2014.

A preocupação exposta no trecho acima é característica da reflexão
Alternativas
Q2291421 Filosofia
No livro VI d’A República, Platão propõe uma analogia entre o Sol e o Bem. O papel desempenhado por aquele, no terreno sensível, seria o mesmo que o desempenhado por este, no inteligível.

Ainda de acordo com essa imagem, é correto afirmar que a visão é a análoga sensível
Alternativas
Q2291422 Filosofia
Em sua imediatez, a consciência de si é mero ser-para-si. Para obter a certeza de si mesmo, é preciso a integração do conceito de reconhecimento. O outro, de modo similar, espera por nosso reconhecimento para expandir-se na consciência de si universal. Cada consciência de si busca a absolutez. Ela quer ser reconhecida enquanto valor primordial desinserido da vida, como transformação da certeza subjetiva (Gewißheit) em verdade objetiva (Wahrheit).
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. São Paulo: Ubu Editora, 2020

O autor reivindica que o humano só é de fato reconhecido quando considerado a partir de
Alternativas
Q2291423 Filosofia
Aristóteles agrupava pensadores como Heráclito e Empédocles não por terem pensado antes de Sócrates, mas por terem pensado
Alternativas
Q2291424 Filosofia
O filósofo Benedictus de Spinoza iniciou sua atividade filosófica como um seguidor do pensamento de Descartes. Na sequência, ao desenvolver a sua própria filosofia, Spinoza
Alternativas
Q2291425 Filosofia
O gênero não é um substantivo, mas tampouco é um conjunto de atributos flutuantes. O gênero é sempre um feito, ainda que não seja obra de um sujeito tido como preexistente à obra.
Adaptado de BUTLER, Judith. Problema de gênero. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.

Segundo a filósofa, o gênero é um produto da
Alternativas
Q2291426 Filosofia
No livro Convite à Filosofia, Marilena Chauí busca determinar o que caracteriza a atividade filosófica, a sua especificidade como campo de conhecimento.

Segundo a autora, a filosofia é caracterizada
Alternativas
Q2291427 Filosofia
Na lógica clássica, um silogismo é considerado verdadeiro quando
Alternativas
Q2291428 Filosofia
Na Base Nacional Comum Curricular, a Filosofia faz parte da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Entre os aprendizados previstos para ela, inclui-se
Alternativas
Q2291429 Filosofia
Uma pessoa acaba de se mudar para um novo lugar. Passados seis meses, ela percebeu que um arco-íris apareceu no céu em todas as ocasiões em que choveu. Ao contar para um amigo, ele respondeu que não se poderia concluir legitimamente, a partir disso, que na próxima chuva apareceria um arco-íris.

Trata-se de uma crítica aos raciocínios de tipo
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: B
5: A
6: C
7: A
8: B
9: C
10: A
11: D
12: D
13: C
14: C
15: B
16: A