Questões de Concurso Público SME - SP 2023 para Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes
Foram encontradas 26 questões
A experiência dos Museus Virtuais exemplifica uma série de características que mostram a aplicabilidade dos ambientes virtuais ao ensino de arte.
As afirmativas a seguir identificam corretamente estas características, à exceção de uma. Assinale-a.
Relacione os períodos da história do Ocidente com as respectivas concepções acerca da música.
1. Antiguidade grega. 2. Idade Média. 3. Renascença. 4. Idade Moderna.
( ) A música caracteriza-se por uma construção com dimensão vertical, isto é, composta a partir de relações de consonância e dissonância entre elementos que devem gerar harmonias em simultaneidade.
( ) A música figura entre a aritmética, a astronomia e a geometria, entendida como campo de fundamentação essencialmente matemática, regido por relações de proporção e simbolismo numérico a serviço da fé.
( ) A música é capaz de exercer influência positiva ou negativa, a depender de sua qualidade, sobre a formação do caráter dos indivíduos e dos povos, podendo estar sob responsabilidade do Estado por seu poder pedagógico.
( ) A música é considerada uma arte inferior por apelar sobretudo aos sentimentos, em contraposição ao intelecto, que passa a ser supervalorizado pelo novo espírito científico que se mostra em ascensão.
Assinale a opção que mostra a relação correta, na ordem apresentada.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente um desses conceitos.
Adaptado de CALLEGARO, T. “Ensino da Arte na internet: contexto e pontuações”. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2012.
A respeito das mudanças de produção e circulação da arte e de seu ensino propiciadas pela Internet, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A Internet possibilita um retorno à ideia da arte centrada na expressão individual de dados subjetivos.
( ) No ambiente online, a dinâmica de circulação e o processo prevalecem sobre a produção e o produto.
( ) O ciberespaço é uma alternativa mais aberta do que os espaços tradicionais de criação e divulgação de arte.
As afirmativas são, respectivamente,
Adaptado de PIMENTEL, Lucia Gouvêa. “Tecnologias contemporâneas e o ensino da Arte”. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da Arte [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2012.
O trecho acima discorre sobre as potencialidades dos recursos tecnológicos para o ensino de arte, no que diz respeito à visualidade.
Assinale a afirmativa que interpreta corretamente o que é afirmado no trecho.
Com base no trecho, avalie se os componentes do movimento na dança incluem:
I. Relações de linhas e formas no espaço, seus diferentes ritmos, pesos e fluência. II. Corpo, com sua anatomia, suas capacidades individuais e atravessamentos afetivos. III. Cognição, incluindo sistemas conceituais, processos de memória e linguagens.
Está correto o que se afirma em
Assinale a afirmativa que identifica a característica do portfólio adequada à “avaliação como processo” descrita acima.
Na obra a seguir, René Magritte utilizou um recurso metalinguístico para desnaturalizar um lugar-comum a respeito do fazer artístico.
René Magritte. A traição das imagens, 1928-29.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente a função
atribuída às artes visuais contestada por Magritte nessa obra.
Extraído de KELLOGG, Rhoda. Analisis de la Expresión Plastica del Preescolar. Madri: Editorial Cincel, 1979.
As crianças costumam produzir em suas primeiras práticas gráficas essa espécie de rabiscos ou garatujas. Com relação às garatujas, analise as afirmativas a seguir.
I. São formas de pesquisa e experimentação gestual ainda sem valor simbólico, mas com intrínseco prazer estético. II. Devem ser logo abandonadas para que a educação artística possar iniciar do zero com as práticas figurativas. III. É preciso acolhê-las no ensino, pois são características de um momento determinado do desenvolvimento infantil.
Está correto o que se afirma em
Assinale a afirmativa que identifica corretamente uma prática que, segundo a autora, favorece a espontaneidade.
( ) Ação interior é a vida interna de uma personagem, que contém ideias e sentimentos fisicalizados em seu comportamento e ações.
( ) Blablação é um exercício que permite ao ator desfocar de detalhes textuais e se concentrar na expressividade da voz e da ação.
( ) Ponto de concentração é o local nos bastidores do palco em que os atores se preparam quando estão na iminência de entrar em cena.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, na ordem apresentada.
Assinale a opção que descreve corretamente um preceito para o ensino de artes multicultural.
Segundo esta abordagem, é correto afirmar que o ensino de artes
Adaptado de QUEIROZ, Christina. Conquista de Território, 2021, apud https://revistapesquisa.fapesp.br/conquista-de-territorio/
O fenômeno descrito é impulsionado pelo(a)
A respeito das finalidades de uma aula-oficina, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Articula conceitos, pressupostos e noções com ações concretas, vivenciadas pelos participantes.
( ) Mobiliza saberes estéticos-culturais dos alunos, integrando as dimensões teórica e prática.
( ) Atribui ao professor o papel de mediador, a quem cabe reconhecer e promover os alunos com maior criatividade.
As afirmativas são, respectivamente,
Em 2013, a intervenção realizada por indígenas da Comissão Guarani Yvyrupa, junto com integrantes de movimentos sociais, manchou de tinta vermelha o Monumento às Bandeiras, de Vítor Brecheret, na cidade de São Paulo. O ato ocorreu em meio aos protestos contra a PEC 215.
Fonte: Revista Forum.
Ao explicar o ato, o coordenador da Comissão Yvyrupa afirmou: “Para nós, povos indígenas, a pintura não é uma agressão ao corpo, mas uma forma de transformá-lo. Alguns apoiadores entenderam a força do nosso ato simbólico e pintaram com tinta vermelha o monumento. Apesar da crítica, as imagens publicadas nos jornais falam por si só: com esse gesto, eles nos ajudaram a transformar o corpo dessa obra ao menos por um dia. Ela deixou de ser pedra e sangrou. Deixou de ser um monumento em homenagem aos genocidas que dizimaram nosso povo e transformou-se em um monumento à nossa resistência. Esse monumento para nós representa a morte. E para nós, arte é outra coisa. Ela não serve para contemplar pedras, mas para transformar corpos e espíritos.”
Adaptado de Carta de Marcos Tupã
https://revistaforum.com.br/movimentos/2013/10/5
Na perspectiva dos manifestantes, a intervenção
Os elementos arquitetônicos 1, 2 e 3 são, respectivamente,
No trecho, descreve-se um método associado a Filippo Brunelleschi, conhecido como
1. Pantocrator 2. Tetramorfos 3. Mandorla
( ) Representação de ornamento, em forma ovalada, que circunda as figuras de Cristo e da Virgem, indicando sua santidade.
( ) Representação do Cristo triunfante, retratado sentado, com a mão direita em posição de bênção, e os Evangelhos na mão esquerda.
( ) Representação dos seres viventes do Livro de Ezequiel ou dos Evangelistas, como sendo uma única figura, ou como um grupo de figuras associadas a criaturas com asas.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, na ordem apresentada.