Questões de Concurso Público SME - SP 2023 para Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geografia
Foram encontradas 3 questões
Adaptado de BAENINGER, R. et al. Cenários das migrações internacionais no Brasil: antes e depois do início da pandemia COVID-19. Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano – Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Regional. V. 4, p. 1-35, 2021
Considerando o papel do Brasil nas migrações internacionais contemporâneas, em particular na busca de refúgio, analise as afirmativas a seguir:
I. O agravamento da crise humanitária e econômica na Venezuela aumentou o número de pedidos de refúgio permanente no Brasil. II. Nos últimos anos, o recrudescimento da guerra na Síria tornou este país o maior emissor de refugiados para o Brasil. III. A Lei que implementa o Estatuto dos Refugiados, de 1997, e a nova Lei da Migração, de 2017, possibilitam a documentação da população refugiada, mas não sua inserção social. IV. A construção do muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México, além da deportação de imigrantes ilegais naquele país, tornaram o Brasil um país atrativo para os migrantes internacionais.
Está correto o que se afirma em
Disponível em: https://www.imf.org/en/Blogs/Articles/2022/09/09/cotw-how-food-and-energy-are-driving-the-global-inflation-surge. Acesso em 25 dez. 2022.
O ano de 2022 foi marcado pelo aumento desenfreado dos preços dos alimentos e da energia ao redor do mundo. Sobre o aumento da inflação global, analise as afirmativas a seguir.
I. As mudanças climáticas afetaram a produção de alimentos global, especialmente em países do hemisfério sul influenciados pela La Niña. II. A subida dos preços dos alimentos causou o aumento da insegurança alimentar e energética, em especial nos países da América do Norte. III. A crise do preço dos alimentos tem aumentado o protecionismo comercial, pois tem causado restrições à exportação de cereais. IV. A invasão da Ucrânia pela Rússia causou a interrupção nas exportações de milho e trigo, afetando o escoamento de um dos maiores produtores globais.
Está correto o que se afirma em
Apenas na primeira metade do século XVIII, a soja começou a ser cultivada na Europa. Em 1765, foi introduzida nas colônias norteamericanas como “ervilhas selvagens da China”. No entanto, foi somente na década de 1940 que esse cultivo realmente “decolou” nos Estados Unidos. Nos 50 anos seguintes, os EUA dominaram a produção mundial do grão e, em 1961, os EUA produziam 68,7% da soja mundial; a China ficava em segundo lugar, com uma participação que caíra para 23,3%; e os outros países, em conjunto, respondiam por cerca de 8%.”
SHÀOGUÃNG, W. Soja: história, geopolítica e tragédia. Revista IHU on-line. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/624404-soja-historia-geopolitica-e-tragedia. Acesso em 25 dez. 2022
A respeito da transformação da soja em uma commodity globalizada, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O mercado global de soja é monopolizado por poucas grandes empresas transnacionais, que controlam as transações desta commodity. ( ) A China, lugar de origem desta oleaginosa, é, hoje, a maior importadora de soja do mundo. ( ) Os maiores produtores mundiais de soja, hoje, são o Brasil, os Estados Unidos e a Argentina. ( ) No Brasil, a expansão da sojicultura ocorreu, principalmente, em substituição a outros produtos agrícolas e em áreas de Cerrado.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,