Questões de Concurso Público SME - SP 2023 para Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geografia
Foram encontradas 24 questões
McCARTHY, Niall. The status of COVID-19 border closures, Disponível em: https://www.statista.com/chart/21326/coronavirus-border-closures/Acesso em 24 dez. 2022.
Com relação aos efeitos da pandemia do COVID-19 sobre a mobilidade populacional ao redor do mundo, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A pandemia do Covid-19 limitou a mobilidade populacional de forma mais intensa do que a de outros fluxos, como bens e mercadorias. ( ) A pandemia do Covid-19 criou barreiras aos movimentos populacionais, que antes ocorriam de forma livre. ( ) A pandemia do Covid-19 restringiu a mobilidade populacional nas fronteiras de forma indiferenciada ao redor do mundo.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
VALLET, E. The World Is Witnessing a Rapid Proliferation of Border Walls. Disponível em: <https://www.migrationpolicy.org/article/rapid-proliferation-number-border-walls>. Acesso em: 24 dez. 2022.
Considerando as motivações e os efeitos da construção de muros fronteiriços ao longo do século XX e XXI, analise as afirmativas a seguir.
I. Os muros fronteiriços são símbolos da integração do mundo em uma aldeia global. II. Entre as principais motivações para a construção de muros fronteiriços está o controle migratório. III. Entre as principais motivações para a construção de muros fronteiriços está o combate ao tráfico de drogas e ao contrabando. IV. A construção de muros fronteiriços está relacionada com o regime político, pois são símbolos de regimes autoritários.
Está correto o que se afirma em
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 22
As opções a seguir apresentam os sentidos e as características da globalização, à exceção de uma. Assinale-a.
SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: EDUSP, 2009, p. 66.
Avalie se são condições necessárias para que as transformações vislumbradas por Milton Santos ocorressem em bases mais justas:
I. O reconhecimento, por parte dos detentores do aparelho do Estado e do mercado, da necessidade de modificar a subordinação dentro do sistema internacional. II. A inclusão do homem, em bases locais, para exercer a planificação do espaço, isto é, a produção de um espaço do homem. III. Dar nova finalidade às formas geográficas concebidas com um fim capitalista, garantindo a sua finalidade social.
Está correto o que se afirma em
Leia o fragmento a seguir.
“Uma região produtora de algodão, de café ou de trigo. Uma paisagem urbana ou uma cidade de tipo europeu ou de tipo americano. Um centro urbano de negócios e as diferentes periferias urbanas. Tudo isto são paisagens”.
(Extraído de SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: EDUSP, 5ª. ed., 2007.
Em relação à definição de paisagem pelo geógrafo Milton Santos, analise as afirmativas a seguir.
I. A paisagem é o resultado de um acúmulo de tempos. Em cada lugar esse acúmulo é diferente: os objetos não mudam no mesmo lapso de tempo, na mesma velocidade ou na mesma direção.
II. A paisagem abrange dois tipos de elementos. Os objetos naturais, tais como a água e as plantas, e os objetos criados, que são testemunhas do trabalho humano tanto no passado quanto no presente.
III. A paisagem altera-se continuamente para acompanhar as transformações da sociedade. As formas são alteradas, renovadas e suprimidas para dar lugar a outras formas que atendam às novas necessidades da estrutura social.
Está correto o que se afirma em
A respeito da importância e do contexto da criação desses acordos de livre comércio, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O formato original do TPP englobava 40% do PIB mundial e 20% do comércio. ( ) O RCEP teve como um dos seus resultados reaproximar a China e o Japão, rivais geopolíticos históricos. ( ) O RCEP é uma resposta chinesa à criação do TPP, iniciativa de livre comércio forjada pelos Estados Unidos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
“O espaço social, como toda realidade social, é definido metodológica e teoricamente por três conceitos gerais: a forma, a estrutura e a função. Isto significa que todo espaço social pode ser objeto de uma análise formal, estrutural e funcional.”
(Adaptado de SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: EDUSP, 5ª ed. 2007.
Tendo em vista que o espaço, para Milton Santos (2007 [1982]), é uma totalidade, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e F para a falsa.
( ) Ao negligenciar estrutura e função, a interpretação do espaço irá se tornar histórica e formal. ( ) O espaço deve ser estudado como se os objetos materiais contivessem, em si mesmos, a sua explicação. ( ) As categorias forma, estrutura e função não existem separadamente e apenas sua utilização combinada faz-nos restituir a totalidade espacial em seu movimento.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
“Hoje, quando se fala de espaço total fala-se de uma multiplicidade de influências superpostas: mundiais, nacionais, regionais, locais; no entanto, o espaço é maciço, contínuo, indivisível. Tão indivisível quanto a sociedade, de que ele é o ________ e com a qual sua relação é igualmente indivisível. A ________ aparece como um quadro a utilizar para a reprodução das relações sociais. O ________, por outro lado, nada mais é do que um espaço funcional”.
(Adaptado de SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: EDUSP, 5ª Ed., 2007.
Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
(Adaptado de SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: EDUSP, 5ª Ed. 2007.
Assinale a opção que caracteriza o funcionamento da totalidade na perspectiva de Milton Santos.
“Quando um território, por exemplo, se urbaniza e as indústrias se instalam para reproduzir as forças produtivas, o espaço é condição de planejamento, seguindo critérios (como a distância e a distribuição da unidade produtiva ao centro consumidor, a extensão e o arranjo modal necessário para aumentar a eficiência da circulação e identificar as direções das vias) para atribuir localizações e constituir uma rede produtiva economicamente viável”.
(Adaptado de CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; PAULA, Igor Rafael de. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 10, n. 19, 2020, p. 294-322).
De acordo com as autoras, distância, distribuição, extensão, arranjo, direção, entre outros vocábulos que descrevem atributos espaciais dos fenômenos geográficos em uma dada situação, são
Considerando a indissociabilidade entre o raciocínio geográfico e as representações espaciais, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) As representações espaciais são meios de acesso a informações visualizáveis do mundo. ( ) As representações espaciais apresentam o mundo, suas informações e seus ordenamentos. ( ) As representações espaciais, em geral, e os mapas, em particular, são fundamentais no desenvolvimento da cognição e do raciocínio espaciais.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
“Ao defendermos a tese de que o pensamento espacial é um conteúdo procedimental, entendemos que ele se constitui de três campos de conhecimentos ‘amalgamados’, associados a uma situação geográfica que estimulará o estudante a argumentar com consistência por meio do vocabulário geográfico, e que passa a ser um procedimento que estimula o raciocínio geográfico e a atribuição de sentido aos conteúdos”.
(Adaptado de CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; PAULA, Igor Rafael de. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 10, n. 19, 2020, p. 294-322).
Sobre a definição de conteúdo procedimental adotada pelas autoras, assinale a afirmativa correta.
Sobre as diferentes estratégias pedagógicas relacionadas à didática da geografia, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A ação de resolver problemas demanda processos cognitivos com acentuado fluxo de associações e informações no cérebro. ( ) As estratégias pedagógicas baseadas na resolução de problemas exigem cooperação e autonomia dos alunos na construção de hipóteses, críticas e argumentos. ( ) A abordagem da aprendizagem baseada em problemas limita as possibilidades de escolha do percurso de aprendizagem de determinados conteúdos geográficos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Disponível em: https://olhardigital.com.br/2021/08/24/ciencia-e-espaco/entenda-por-que-as-ondas-de-calor-na-grecia-podem-receber-nomes/ Acesso: 23 dez. 2022
Assinale a opção que apresenta o climograma do local em que ocorreu o desastre natural descrito.
do Rio, Gisela Aquino Pires. A espacialidade da economia: superfícies, fluxos e redes. CASTRO, Iná Elias de; et al. (Org..). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
Em relação às descontinuidades espaciais, analise as afirmativas a seguir.
I. Manifestam-se na escala intraurbana, evidenciadas nas diferenças de nível de renda entre bairros ou entre áreas de um mesmo bairro. II. Manifestam-se nas áreas rurais, quando se apresentam associadas às áreas de produção agrícola em contraposição às áreas de preservação ambiental. III. Manifestam-se em outras escalas geográficas, quando permitem delimitar regiões ou zonas nas quais incidem sistemas específicos de governança.
Está correto o que se afirma em
Adaptado. STEINKE, Ercília Torres. Climatologia Fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012. p. 108.
A imagem mostra uma circulação direta, conhecida como zonal, termicamente induzida, disposta ao longo do equador, que se origina do gradiente longitudinal de temperatura do ar à superfície e que é importante, principalmente, para o clima da região tropical. Ela ocorre em vários pontos dos oceanos tropicais.
Essa circulação zonal transporta energia das regiões de movimento ascendente, ou seja, baixas pressões (B), para regiões onde há subsidência do ar, isto e, altas pressões (A). Em 1924, Gilbert Walker identificou uma grande variação de pressão atmosférica entre as massas de ar localizadas nas faixas tropicais dos oceanos Indico e Pacifico. Ele percebeu que, sempre que um sistema de baixa pressão (centro ciclonal associado à convecção e à chuva) estivesse atuando na região de Darwin, na Austrália, um sistema de alta pressão (centro anticiclonal associado à subsidência) era detectado na costa do Peru.
Assinale a opção que apresenta uma ação decorrente da circulação atmosférica descrita no texto para o território brasileiro.
GOMES, M. de F. V. B. Cartografia social e Geografia escolar: aproximações e possibilidades. Revista Brasileira de Educação em Geografia, 2017.
Sobre o tema geográfico apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. Enquanto a cartografia convencional privilegia o espaço euclidiano, o território enquanto estado-nação, a precisão e a pretensa neutralidade, a cartografia social prioriza o espaço vivido, o território e as questões de territorialidade das comunidades e dos grupos sociais envolvidos no mapeamento. II. É na troca horizontal de saberes entre pesquisadores, técnicos e sujeitos sociais, que se alicerça a produção e o conhecimento sobre o território. Por isso, utilizam-se metodologias qualitativas em detrimento das quantitativas. Neste aspecto, quanto mais as comunidades se apropriam das tecnologias e metodologias do mapeamento, menor será sua autonomia e fortalecimento. III. Na Cartografia Social, produzir o mapa é reconhecer-se como sujeito de direito ao território e uma maneira de apropriá-lo.
Está correto o que se afirma em
Disponível em: https://pt.map-of-sao-paulo.com/escolas-mapas/universidade-des%C3%A3o-paulo---usp-mapa Acesso: 25 Dez 2022. (Adaptado)
Desconsidere as distorções da redução da representação cartográfica nesta folha e leve em consideração apenas suas informações.
Sabendo que a distância entre a Portaria 1 e o Hospital Universitário (HU) é de 3,6 km, assinale a opção que indica a escala numérica, a classificação correta quanto ao tamanho da mesma e o tipo de representação.
Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/consideracoes-sobre-a-acidez-dos-solos-de-cerrado Acesso: 26 dez. 2022. (Adaptado)
Assinale a opção que indica o bioma em que predomina o tipo de solo descrito.
Quando as aulas de Geografia se limitam a uma apresentação das atualidades, consideramos que se exclui a possibilidade de construção de uma leitura de mundo a partir de um raciocínio pautado em categorias e conceitos articulados como constitutivos dessa área de conhecimento. Nesse processo de exclusão, um acontecimento ou fato - o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais, em 2019, por exemplo - é apresentado aos alunos e demandado posteriormente em avaliações e processos de seleção apenas como resposta factual, isolado de outros contextos. Da geografia, frequentemente, há a priorização de seu princípio mais primário.
(Adaptado de CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. O conhecimento Geográfico Escolar e as articulações entre a realidade do aluno e o conteúdo de atualidades. Boletim Goiano de Geografia, 2022, v. 42).
O princípio da Geografia ao qual os autores se referem no final do fragmento acima é a