Questões de Concurso Público SME - SP 2023 para Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Química

Foram encontradas 29 questões

Q2063793 Química
A análise elementar tem por objetivo identificar e quantificar elementos químicos como carbono, hidrogênio, nitrogênio e enxofre com excelente precisão em compostos presentes em amostras puras líquidas ou sólidas. Os resultados da análise elementar permitem identificar a fórmula mínima do composto químico.
A análise elementar de uma amostra revelou a seguinte composição: 58,5% de carbono, 4,1% de hidrogênio e 11,4 % de nitrogênio.
[Dados: massas molares (em g.mol-1): C: 12; H: 1; N: 14; O: 16.]
A fórmula mínima do composto na amostra é
Alternativas
Q2063794 Química
Dois recipientes contêm metano e amônia, respectivamente, ambos com volume de 10L, e estão sob mesma temperatura (425K) e pressão (0,85 bar).
[Dados: massas molares (em g.mol-1). Metano: 16; Amônia: 17.]
Nesse caso, é correto afirmar que os recipientes contêm
Alternativas
Q2063795 Química
Deseja-se construir um sistema eletroquímico contendo um catodo de cobre (no qual o metal estará imerso em uma solução aquosa de nitrato de cobre) e um anodo de alumínio (no qual o metal estará imerso em solução aquosa de sulfato de alumínio). Os dois eletrodos estarão conectados por uma ponte salina, contendo solução aquosa de nitrato de potássio e, externamente, por um fio de cobre condutor.
[Dados. Potenciais de redução padrão:
    E0Al3+|Al = -1,66 V; E0Cu2+|Cu = +0,34 V.]
Nessas condições, analise as afirmativas a seguir a respeito desse sistema eletroquímico:
I. Será uma pilha, pois a reação esperada é espontânea. II. A diferença de potencial esperada é 7,32V. III. Será uma reação espontânea se um potencial externo de 2,00V for aplicado ao sistema.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2063796 Química
Diborano (B2H6) é um gás incolor com odor repulsivamente doce.Mistura-se facilmente com o ar formando uma mistura explosiva,pois sofre ignição espontaneamente em ar úmido à temperaturaambiente.
Considere os dados termoquímicos:
B2H6(g) + 3 O2(g) → B2O3(s) + 3 H2O(g)     ΔHo= -1941 kJ mol–1 2 B(s) + 3/2 O2(g) → B2O3(s)                   ΔHo= -2368 kJ mol–1 H2(g) + 1/2 O2(g) → H2O(g)                     ΔHo= -241,8 kJ mol–1
A entalpia padrão de formação do diborano (em kJ mol–1) é
Alternativas
Q2063797 Química
Os compostos hidroxiacetona (1-hidroxi-propan-2-ona), etanoato de metila e ácido propanoico foram recentemente identificados no espaço interestelar. Eles estão inseridos numa classe denominada “compostos orgânicos complexos” e suas rotas de síntese nesse meio despertam grande interesse científico. Dedica-se grande esforço também à compreensão do papel exercido por tais compostos orgânicos complexos na síntese abiótica de biomoléculas também encontradas nas mesmas regiões.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Hidroxiacetona, etanoato de metila e ácido propanoico são isômeros. ( ) Hidroxiacetona, etanoato de metila e ácido propanoico apresentam grupos polares em suas estruturas. ( ) Pontos de ebulição dos compostos seguem a ordem: etanoato de metila > ácido propanoico ≈ hidroxiacetona.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2063798 Química
Ácido crotônico é um composto insaturado de cadeia normal. Ele é sólido, de ponto de fusão 71,6oC, e, em soluções aquosas, comporta-se como um ácido fraco, com Ka = 2x010–5.
A fórmula química que representa sua estrutura é apresentada abaixo:
36.png (125×69)

Uma solução aquosa de ácido crotônico foi preparada pela dissolução de 2,15g do ácido em água, sendo o volume final igual a 500mL.
[Dados: massas molares (em g.mol-1). C: 12; H: 1; O: 16.]
O pH dessa solução é igual a
Alternativas
Q2063799 Química
Bohr desenvolveu seu modelo atômico adotando duas premissas:
1. A quantização do momento angular. 2. O equilíbrio mecânico atingido pela igualdade dos módulos das forças elétrica (de atração do elétron ao núcleo) e centrípeta (do movimento circular do elétron em torno do núcleo).
Dessa forma, ele desenvolveu uma expressão para a energia que depende de um número quântico, n, que indica o nível de energia eletrônica e determina o raio.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O modelo atômico de Bohr permitiu descrever com sucesso o raio do movimento circular do elétron em torno do núcleo de hidrogênio no estado fundamental. ( ) O modelo atômico de Bohr permitiu descrever com sucesso a diferença de energia entre dois níveis eletrônicos do átomo de hidrogênio. ( ) O modelo atômico de Bohr permitiu descrever com sucesso o comprimento de onda associado a excitações eletrônicas em átomos de qualquer número atômico.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2063800 Química
A energia de ionização (EI) é uma propriedade periódica quemostra tendência inversa ao raio atômico, diminuindo da direitapara a esquerda ao longo do período.
Entretanto, observa-se que, contrário à regra, os valores daprimeira energia de ionização dos átomos nitrogênio (Z = 7) eoxigênio (Z = 8) mostram EI(O) < EI(N):

 EI(N) = 1402 kJ mol-1  EI(O) = 1314 kJ mol-1
Assinale a opção que justifica corretamente a relação entre osvalores de EI do nitrogênio e do oxigênio.
Alternativas
Q2063801 Química

A Cipermetrina é uma substância do grupo dos piretróides e possui classificação toxicológica nível II (altamente tóxica). É fotoestável, não se degradando com a luz solar. Atua como um potente inseticida, por contato ou ingestão, contra alvos biológicos que causam consideráveis danos a culturas como algodão, café, milho e soja.


A fórmula que representa a estrutura química da cipermetrina é mostrada a seguir.


39.png (368×133) 


Nessa estrutura, é possível identificar os grupos funcionais 

Alternativas
Q2063802 Química
Séries de desintegração radioativa são conjuntos de elementoscom núcleos instáveis, que seguem uma sequência ordenada dedesintegrações espontâneas.
A série do tório, por exemplo, inicia-se pela sequência:
232Th90228Ra88 + α • 228Ra88AXZ + β • AXZ → 228Th90 + β
O produto da segunda equação química é um núcleo



Alternativas
Q2063803 Química
O composto P4O10 é um sólido cristalino branco que pode ser preparado pela queima do fósforo elementar. Trata-se de um potente agente desidratante, evidenciado pela forte reação exotérmica com a água formando H3PO4 e pela capacidade de gerar anidridos a partir de ácidos inorgânicos.
Considere as reações de P4O10 incompletas e não balanceadas:
I. P4O10 + a KOH → b K3PO4 + c H2O II. P4O10 + d HClO4 → e X + f H3PO4
A esse respeito, é correto afirmar que
Alternativas
Q2063804 Química
“Empresa de petiscos para animais suspende venda por contaminação por etilenoglicol”
(Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/empresa-de-petiscos-para-animaissuspende-venda-por-contaminacao-por-etilenoglicol/, data de publicação: 19/10/2022; consultado em: 23/12/2022).
Recentemente essa e outras notícias similares veiculadas nas mídias alertaram a população sobre a contaminação de produtos para animais por etilenoglicol, um solvente orgânico altamente tóxico que causa insuficiência renal e hepática, podendo levar à morte, quando ingerido.
Apesar de sua alta toxicidade, ele é usado em diversos processos industriais em que a refrigeração a temperaturas próximas ou levemente inferiores a 0oC é necessária. Nessa temperatura, a água pura congelaria sob pressão atmosférica. Misturas água / etilenoglicol, entretanto, se mostram líquidas nessas condições.
Sobre a mudança de temperatura de congelamento da mistura, em relação à do solvente, é correto afirmar que o etilenoglicol 
Alternativas
Q2063805 Química
Atualmente, entende-se que a oxidação de alguns compostos orgânicos na atmosfera é preferencialmente conduzida em fase heterogênea.
O dimetilsulfeto, por exemplo, apresenta baixa solubilidade em água, mas é capaz de reagir com oxidantes atmosféricos na superfície de uma gotícula de água formando dimetilsulfóxido, que penetra na gotícula e continua na rota de oxidação até a formação de íons sulfato.
As gotículas de água e soluções aquosas dispersas na atmosfera são exemplos de dispersões classificadas como
Alternativas
Q2063806 Química

O preparo de uma solução envolveu as seguintes etapas:


1. Transferência de 5,0mL de solução aquosa de cloreto de magnésio 1,90 g L-1 a balão volumétrico de 25,0mL.

2. Adição de 10,0mL de solução aquosa de sulfato de sódio 0,015 mol L-1 ao mesmo balão.

3. O volume da solução final no balão volumétrico foi completado à 25,0mL como água destilada.


[Dados: massas molares (em g.mol–1 ). Mg: 24; Cl: 35,5; Na: 23; S: 32; O: 16.]


A concentração total de cátions, em mol L–1, na solução final será de

Alternativas
Q2063807 Química
Em 1931, Hückel mostrou que hidrocarbonetos cíclicos com(4n+2) elétrons π (sendo n um número inteiro) possuem umaestabilidade extra, diminuindo relativamente sua energia, o quepode conferir a propriedade de aromaticidade. Para umcomposto ser considerado aromático precisa ser cíclico, plano eseguir a regra dos 4n + 2 = elétrons π.
Assinale a alternativa que apresenta apenas compostosaromáticos:
Alternativas
Q2063808 Química
Vida em Vênus?
Em setembro de 2020, pesquisadores da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, juntamente com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, anunciaram a possível descoberta de fosfina (PH3) na atmosfera de Vênus. A evidência de fosfina foi divulgada como um indicador de um novo processo inorgânico ou de atividade biológica microbiana em Vênus.
PH3 é uma molécula de geometria piramidal na qual as distâncias das ligações P−H são de 1,42 Å e os ângulos H−P−H são de 93,5°. Ela exibe um pequeno momento de dipolo, 0,58 D, em comparação com NH3 (1,47 D).
[Dados: Valores de eletronegatividade de Pauling: P: 2,19; H: 2,20.]
A esse respeito, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2063809 Química
O teor de nitrogênio total em uma amostra de biossólido foi determinado pelo método de Kjeldahl.
0,700g de amostra foi digerido e alcalinizado com excesso de solução de hidróxido de sódio. Após destilação, a amônia foi coletada em 25,00mL de solução de ácido sulfúrico 0,0750mol L–1. A titulação do excesso do ácido requereu 5,00mL de solução de hidróxido de sódio 0,1250 mol L–1.
[Dados: Massa molar do nitrogênio = 14 g mol–1.]
O teor de nitrogênio na amostra é de
Alternativas
Q2063810 Química
Um reator foi carregado com 2,5 mols de etanol e 2,5 mols de ácido acético. A mistura foi levemente agitada e a reação de esterificação (ácido acético + etanol ⇆ acetato de etila + água) foi conduzida sob temperatura constante por tempo suficiente para que o sistema atingisse o equilíbrio.
Nesta temperatura, a constante de equilíbrio, Kc, vale 4.
O número de mols de acetato de etila presente no meio reacional após o equilíbrio ter sido atingido será, aproximadamente, igual a
Alternativas
Q2063811 Química
SO2Cl2 sofre decomposição térmica em fase gasosa, formando SO2 e Cl2:
 SO2Cl2 (g) → SO2 (g) + Cl2 (g)
A reação é conduzida em reator fechado, de 2,5L, contendo inicialmente 0,05 mol de SO2Cl2, a 600K. Dessa forma, a pressão inicial é de 1atm, totalmente devido ao reagente. 
A reação segue cinética de primeira ordem, na qual o tempo de meia-vida, a 600K, é igual a 4,1h.
O tempo no qual a pressão total do sistema terá atingido um aumento de 87,5% é
Alternativas
Q2063812 Química
Os pontos de ebulição de 1-propanol e metoxietano são, respectivamente, 97°C e 4,7°C.
Essa diferença de valores pode ser explicada pelas diferenças de estrutura molecular dos dois compostos e de forças intermoleculares que atuam em cada líquido.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) ligações dipolo-induzido que se manifestam entre moléculas de 1-propanol são responsáveis pelo seu alto ponto de ebulição. ( ) ligações de hidrogênio mantém unidas as moléculas de metoxietano e são responsáveis pelo baixo ponto de ebulição. ( ) o ponto de ebulição do 1-propanol é maior devido à ação de forças de van der Waals.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: D
5: D
6: C
7: B
8: E
9: D
10: B
11: B
12: A
13: E
14: C
15: A
16: D
17: B
18: D
19: E
20: A