Questões de Concurso Público SMED de Belo Horizonte - MG 2023 para Professor Municipal - Artes
Foram encontradas 6 questões
Leia o texto a seguir a respeito do lugar atribuído à arte acadêmica brasileira do século XIX pela crítica modernista.
As questões vinculadas aos estudos das artes brasileiras e, dentro delas, mais especificamente, às do século XIX, surgem num tecido histórico internacional, do qual é preciso ter consciência. Vivemos, como todo o Ocidente, o triunfo da modernidade que se impôs no correr dos últimos cem anos. Ele não somente trouxe uma profunda modificação nos produtos artísticos, no papel dos criadores e na postura dos críticos. Acarretou também a eliminação de tudo aquilo que não parecia estar dentro dos parâmetros estabelecidos por esses “modernos”. A modernidade venceu os chamados “acadêmicos”, tão intransigentes em seus critérios, para impor algo semelhante: um autoritarismo eliminando tudo aquilo que parecia diverso dela própria.
COLI, Jorge. Questões sobre a arte brasileira do século XIX? In http://www.cbha.art.br/coloquios/2002.
Com base no texto, assinale a afirmativa que interpreta corretamente a postura dos “modernos” em relação à arte brasileira dos “acadêmicos”.
O trecho refere-se ao
Matisse assim avaliou sua obra:
O primeiro elemento da construção foi o ritmo. O segundo, foi a ampla superfície da cor, o azul. O terceiro foi o tom verde escuro da colina. Seguindo esses elementos, os personagens poderiam ser vermelhos, para obter uma concordância luminosa.
A respeito do caráter de vanguarda presente nessa obra de Matisse, analise as afirmativas a seguir.
I. Os bailarinos são estilizados e simplificados, com linhas e formas que produzem a sensação do movimento e do ritmo, como a diagonal de braços entrelaçados.
II. O artista opta por cores puras e pela simplicidade expressiva, em sintonia com os cânones do movimento fauvista, para quem a arte comunica uma expressão subjetiva do artista.
III. A composição segue uma estrutura tridimensional na qual os dançarinos, a vastidão vazia de azul e o solo verde criam uma imagem em perspectiva, assinalando o diálogo da arte com a técnica fotográfica.
Está correto o que se afirma em
Observe os exemplos de mobiliário e arquitetura Art Nouveau, a seguir.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente o uso da linha curva na arquitetura e no design da Art Nouveau, à exceção de uma. Assinale-a.
Um docente de Artes apresenta em sala a Gioconda (1503), pintada por Leonardo da Vinci, e depois a Gioconda Kunhã (2019), de Denilson Baniwa, artista e design gráfico de etnia indígena.
Com base na obra de Baniwa, analise as afirmativas a seguir a respeito da ressignificação de imagens clássicas, com o intuito de provocar uma reflexão sobre arte e identidade cultural.
I. Retratar a Gioconda com pintura facial e flechas nas mãos permite realizar uma releitura e apropriação da arte e da história ocidentais, dessacralizando-as.
II. Reler a Gioconda a partir da categoria de arte indígena contemporânea permite relativizar uma obra de arte icônica para as formas ocidentalizadas de construções identitárias.
III. Intervir em obras clássicas da tradição ocidental permite expressar a diferença cultural e desconstruir padrões e discursos hegemônicos no campo da arte.
Está correto o que se afirma em
Jean-Pierre Ryngaert abriu o seu livro “Ler o teatro contemporâneo” (1993) afirmando que “O teatro contemporâneo é ainda identificado à vanguarda dos anos 1950, de tanto que o movimento foi radical”, referindo-se às ideias e práticas artísticas de Meyerhold, Bertol Brecht, Tadeusz Kantor, Antonin Artaud, Heiner Müller e ao Teatro do Absurdo. Todos eles teriam proposto uma nova forma de experiência estética, acenando com mudanças em relação ao chamado teatro clássico burguês.
A respeito do teatro contemporâneo, assinale a opção que descreve corretamente o seu novo olhar a respeito do processo e do significado da encenação teatral.