Questões de Concurso Público SMPOG de Belo Horizonte - MG 2023 para Engenheiro - Engenharia Sanitária
Foram encontradas 11 questões
A respeito do regime de uso, em uma APP é permitido
( ) No levantamento de informações do diagnóstico ambiental do meio físico envolve o clima e as condições meteorológicas, o nível de ruído, a geologia e a geomorfologia, a qualidade do ar e das águas superficiais e subterrâneas, entre outros. O meio biótico engloba a fauna, a flora, as espécies raras e as ameaçadas de extinção e as áreas de preservação. Já o meio antrópico leva em consideração o uso e a ocupação do solo, os perfis demográfico e socioeconômico, a estrutura produtiva e de serviços, o patrimônio cultural e o natural, e as comunidades tradicionais, entre outros.
( ) No diagnóstico ambiental é feita a caracterização de uma área e de suas regiões de influência. Assim, essas áreas são delimitadas em três âmbitos: área de Influência Indireta (AII), área de Influência direta (AID) e área diretamente afetada (ADA). A delimitação das áreas de influência deve levar em consideração as dimensões da estrutura e a magnitude dos impactos ambientais gerados. Somente após a avaliação dos impactos ambientais, é possível definir de forma adequada os limites reais das áreas de influência.
( ) No diagnóstico ambiental do meio físico, a caracterização da qualidade do ar é realizada pelo levantamento das concentrações de poluentes atmosféricos como, por exemplo, os óxidos de nitrogênio e de enxofre (NOx e SOx), particulados, os compostos orgânicos voláteis (COV) e o ozônio (O3 ). O ozônio forma-se na estratosfera, onde atua filtrando radiação ultravioleta de menor comprimento de onda. Devido às trocas na atmosfera, esse gás movimenta-se para a troposfera onde atua como poluente, comumente chamado de smog, provocando danos nos seres vivos e materiais.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Com relação aos principais componentes de um sistema de abastecimento de água, analise as afirmativas a seguir.
I. Um sistema de abastecimento de água é composto por manancial, captação, adução, tratamento, reservatório, rede de distribuição, ligações prediais e estações elevatórias ou de recalque. No caso de utilização de um manancial superficial, a água poderá ter característica barrenta devido à sua alta concentração de sólidos dissolvidos como, por exemplo, o Fe2+ que dá a cor avermelhada à água.
II. Em uma estação de tratamento de água (ETA), a água bruta necessita inicialmente de um processo de pré-oxidação para combater a proliferação de algas, bactérias, remoção de orgânicos voláteis e para precipitar o ferro e o manganês que estão dissolvidos. No caso de uma água bruta com alta concentração de matéria orgânica dissolvida, a préoxigenação com O2 acarreta a formação dos trihalometanos, que podem ser cancerígenos.
III. Na etapa de filtração da água numa ETA, são utilizados filtros multicamada, com uma camada de antracito na parte superior, uma camada de areia no centro e, na base, uma camada de cascalho que facilita a passagem da água purificada para as saídas. Se a areia fosse a camada de base, essas saídas provavelmente estariam obstruídas. O cascalho ajuda a prevenir a ocorrência de entupimentos.
Está correto o que se afirma em
Sobre as SbN, analise as afirmativas a seguir.
I. O uso de agroflorestas e a restauração ecológica em área de mananciais são tipos de SbN que foram desenhadas de modo a intensificar as múltiplas funções e serviços prestados pelos ecossistemas.
II. O aumento de cobertura vegetal em áreas de preservação permanente (APP) é um exemplo de SbN relacionada à gestão hídrica. Uma das vantagens geradas é o menor assoreamento, reduzindo o aporte de sedimentos para os rios, diminuindo os custos relacionados com a dragagem e com a demanda por produtos químicos no tratamento da água, quando captada.
III. A SbN associada ao aumento de cobertura vegetal em APP, além de diminuir custos com a gestão hídrica, têm papel importante no sequestro de carbono da atmosfera, o que auxilia na minimização dos efeitos das mudanças climáticas, além outros serviços ambientais como conservação da biodiversidade.
Está correto o que se afirma em
Dentre as práticas agrícolas que minimizam as perdas de solo por erosão e que conseguem conservar o conteúdo orgânico, melhorando sua capacidade produtiva e reciclagem de nutrientes, temos:
Supondo uma atmosfera estagnada e a presença de luz solar, assinale a opção que apresenta a mistura de gases capaz de produzir o fenômeno de smog fotoquímico.
Como ferramenta de cálculo para comparar as emissões dos gases ácidos pode-se utilizar o potencial de acidificação (PAc), que é medido em quilograma equivalente de dióxido de enxofre (kg eq. SO2 ).
Inicialmente calcula-se um fator de equivalência (FE) pela fórmula: FE = n/mm x 32, sendo n o número de hidrogênios ionizáveis do ácido que se forma devido às reações do gás ácido na atmosfera e mm, a massa molecular do gás ácido em questão, em g/mol.
Conhecido o gás ácido e sua massa, o PAc em kg eq. de SO2 é calculado da seguinte forma: PAc= ∑ FEi×mi , sendo FEi o fator de equivalência para o gás ácido “i”; e mi a massa do gás ácido “i”.
Supondo a emissão de 100 kg de SO2 e 144 kg de NO2 , assinale a opção que indica o PAc em kg eq. SO2 .
Dados: a mm do SO2 é de 64 e a do NO2 é de 46. Para verificar n considere que as reações do SO2 e do NO2 na atmosfera irão gerar, respectivamente, H2SO4 e HNO3 .
( ) O sistema de lodos ativados convencional é constituído por um decantador primário, responsável pela retirada de sólidos em suspensão sedimentáveis ou DBO em suspensão, pelo tanque de aeração e o decantador secundário, que removem a DBO não sedimentável e a DBO solúvel, respectivamente. No sistema convencional o tempo de detenção hidráulico é baixo, por esse motivo o lodo gerado é jovem e com alto teor de orgânicos, havendo necessidade de uma etapa posterior de estabilização do lodo.
( ) No sistema convencional por lodos ativados, o efluente do decantador primário é introduzido no tanque de aeração e, sob condições de turbulência, encontra o lodo (massa bacteriana mantida em suspensão) e o oxigênio dissolvido, o que provoca a decomposição da matéria orgânica através de metabolismo aeróbio e a síntese de novas células, que formam flocos e necessitam de remoção posterior no decantador secundário. Outra reação que pode ocorrer nos tanques de aeração é a nitrificação, a qual oxida as formas de nitrogênio, formando nitrato. No caso do decantador secundário operar em condições anóxicas, pode ocorrer a desnitrificação, com a redução do nitrato para N2 gasoso, o que é desejável em termos de operação numa ETE por não comprometer a sedimentação dos sólidos e por diminuir a carga desse nutriente no efluente;
( ) O sistema de lodos ativados por aeração prolongada difere do convencional por não possuir o decantador primário. Assim sendo, o tamanho do tanque de aeração é maior e o lodo permanece por mais tempo no sistema, ou seja, o tempo de detenção hidráulico é maior. Desse modo, haverá menor quantidade de DBO disponível para as bactérias, o que faz com que elas utilizem a matéria orgânica do próprio material celular para execução de seu metabolismo.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Entre essas tecnologias, destaca-se a mass burning, que se caracteriza por
Sobre as possibilidades de tratamento biológico de resíduos e geração de produtos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
I. A compostagem é uma forma de tratamento de resíduos orgânicos, na qual a oxidação converte o material orgânico complexo em um material estabilizado, homogêneo e escuro, chamado de composto orgânico. Além disso, fornece maior capacidade de troca de cátions ao solo, o que aumenta a capacidade de armazenar cátions com função nutriente para as plantas. No caso de utilização de um composto orgânico não estabilizado, os microrganismos do solo irão utilizar o excesso de nitrogênio do composto para converter a matéria orgânica do solo, estabilizando o balanço de nutrientes, o que é benéfico para as plantas.
II. A digestão anaeróbia de resíduos sólidos consiste em um conjunto de reações de decomposição, realizadas por um consórcio de microrganismos, que promovem a conversão de material orgânico complexo em biogás e digestato. O biogás é um gás composto majoritariamente por CH4 e CO2 , além de H2S, vapor d’água e outros gases em menor quantidade.
III. Em termos ambientais, comparando os tratamentos de resíduos orgânicos por digestão anaeróbia, compostagem e aterramento, a digestão anaeróbia leva vantagem porque produz biogás e digestato, dois produtos com possíveis aplicações. Já a compostagem produz composto orgânico e gases como CO2 e vapor d’água.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Os dados da análise elementar auxiliam na verificação da facilidade ou dificuldade de degradação das matérias-primas que são utilizadas na compostagem. Além disso, irão fornecer informações sobre a estabilidade do resíduo orgânico, indicando o final do processo.
Assinale a opção que indica os parâmetros da análise elementar que irão auxiliar diretamente nessas verificações.