Questões de Concurso Público TJ-SE 2023 para Analista Judiciário - Especialidade - Análise de Sistemas - Segurança da Informação

Foram encontradas 19 questões

Q2281996 Segurança da Informação
Marcos, advogado que sempre acessava os sistemas de um Tribunal de Justiça para fazer consultas de processos, usou seus conhecimentos de informática para invadir tais sistemas. Tendo acesso ao nível raiz e aos demais níveis, utilizou um conjunto de ferramentas de hacker para fazer alterações indevidas.

Baseado nas informações acima, é correto afirmar que Marcos utilizou: 
Alternativas
Q2281997 Segurança da Informação
Uma grande emissora de televisão sofreu um ataque de DDoS e, após análise minuciosa, foi identificada a exploração de uma técnica comumente utilizada por servidores, que é usar vários threads para dar suporte a várias requisições à mesma aplicação de servidor.

A técnica utilizada foi:
Alternativas
Q2281998 Segurança da Informação
Luís, gerente comercial de uma empresa de segurança, apresentou alguns equipamentos de segurança numa feira de tecnologia.

Ao apresentar um IDS, Luís informou que são componentes lógicos de um IDS:
Alternativas
Q2281999 Segurança da Informação
Um hacker invadiu os sistemas de um Tribunal de Justiça, desativou a consulta de processos, identificou o nome do juiz responsável pelo processo 0121-2026 (que corre em segredo de justiça), alterou o nome do juiz responsável e ativou novamente a consulta de processos na página do Tribunal de Justiça.

Foram violados, respectivamente, os objetivos principais da segurança da informação:
Alternativas
Q2282000 Segurança da Informação
Laura, especialista em segurança da informação, foi contratada para palestrar sobre criptografia. Dentre os tópicos mais importantes, Laura afirma que alguns dos componentes básicos da criptografia simétrica são: 
Alternativas
Q2282001 Segurança da Informação
Uma plataforma de comércio eletrônico está ampliando a segurança e, dentre algumas ações, está a utilização do SSL.
É correto afirmar que o SSL:
Alternativas
Q2282002 Segurança da Informação
Um analista de TI identificou um tipo de malware e está analisando seus componentes.

A condição que determina quando a carga útil de um malware é ativada ou entregue denomina-se:
Alternativas
Q2282004 Segurança da Informação
O TJSE utiliza máquinas virtuais, e, para cumprir bem o seu papel, os hipervisores devem se sair bem em três dimensões, que são:
Alternativas
Q2282005 Segurança da Informação
A empresa Z foi contratada para implementar uma solução de segurança onde: o algoritmo tem o tamanho do bloco de texto, às claras, igual a 64 bits; o tamanho do bloco de texto cifrado é de 64 bits; e o tamanho da sua chave é de 168 bits.

O algoritmo que será implementado pela empresa Z é o:
Alternativas
Q2282006 Segurança da Informação
Yanni, analista de segurança, necessita prever e testar tipos potenciais de entradas não padronizadas que poderiam ser exploradas por um atacante para subverter um programa.

Nesse contexto, Yanni afirma que:
Alternativas
Q2282007 Segurança da Informação
Para empregar uma cifra de bloco em diversas aplicações, cinco modos de operação foram definidos pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST).

Dentre os cinco modos de operação, o modo mais simples é o Electronic Codebook (ECB), no qual:
Alternativas
Q2282008 Segurança da Informação
Os datagramas IPSec são enviados entre pares de entidades da rede. A entidade de origem, antes de enviar datagramas IPSec ao destinatário, cria uma conexão lógica da camada de rede, denominada Associação de Segurança (SA).

As informações de estado sobre essa SA possuem um identificador, denominado Índice de Parâmetro de Segurança (SPI), que possui o tamanho de:
Alternativas
Q2282009 Segurança da Informação
A primeira etapa em um ataque de negação de serviço distribuído (DDoS - Distributed Denial of Service) é o atacante infectar diversas máquinas com software zumbi que, por fim, serão usadas para executar o ataque.
No processo denominado varredura, o atacante primeiro procura uma série de máquinas vulneráveis e as infecta.

Na estratégia de varredura do tipo topológica:
Alternativas
Q2282010 Segurança da Informação
O software malicioso pode ser dividido em duas categorias: aqueles que precisam de um programa hospedeiro e aqueles que são independentes. Além disso, também podem diferenciar-se entre aquelas ameaças de softwares que não se replicam e aquelas que se replicam.

Dentre algumas das principais categorias de softwares maliciosos, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2282011 Segurança da Informação
Após infectar a primeira máquina, softwares invasores demoram de 24 a 48 horas para penetrar todo um ambiente computacional e, geralmente, permanecem sem serem detectados por semanas ou meses.

No Windows Server 2019, dentre as estratégias para a proteção dos controladores de domínio, o administrador de redes deve:
Alternativas
Q2282013 Segurança da Informação
O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) recebeu uma demanda do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para criptografar os documentos internos que tramitam por ele. Foi informado ao TJSE que deveria ser criado um novo algoritmo criptográfico com as mesmas características do AES (adVanCed enCrYptIon Standard). Portanto, o algoritmo a ser criado pelo Tribunal de Justiça de Sergipe deverá ter como premissas:
Alternativas
Q2282014 Segurança da Informação
Lara é uma servidora do Tribunal de Justiça de Sergipe e trabalha na divisão de segurança da informação. Foi solicitado pela chefia que ela fizesse um relatório com possíveis ataques, ativos e passivos, oriundos da utilização da Web e uma possível solução. Além disso, ficou para ser definido qual protocolo seria implementado de forma a garantir a segurança. O SSL foi a sugestão da divisão de segurança.

De forma a ratificar no relatório o uso do SSL, uma das características do protocolo observadas por Lara é:
Alternativas
Q2282016 Segurança da Informação
O analista Edson desenvolveu o aplicativo TribunalSeguro. Desenvolvido em Java 8, o TribunalSeguro envia e recebe mensagens por meios digitais não confiáveis. Com o intuito de reforçar a segurança, antes de enviar uma mensagem, o aplicativo solicita ao usuário uma chave secreta para ser aplicada no cálculo da integridade da mensagem. Ao receber a mensagem, o usuário de destino deve informar a chave secreta compartilhada pelo usuário de origem, a fim de proceder com a verificação da integridade. Sendo assim, Edson recorreu à classe do pacote javax.crypto que provê, de forma específica, a funcionalidade de cálculo e verificação de integridade com o uso de chave secreta.

Edson recorreu à classe do javax.crypto:
Alternativas
Q2282018 Segurança da Informação
A sala de servidores tem um grande valor para o TJSE. Para iniciar o processo de avaliação de riscos da sala, o analista de Segurança da Informação Pedro solicitou uma lista dos servidores físicos e das máquinas virtuais instaladas com os respectivos sistemas e serviços em produção, além dos processos de negócio associados.

De acordo com a ABNT NBR ISO/IEC 27005:2019, para executar a primeira etapa da identificação de risco, aquela que antecede todas as demais etapas, Pedro irá utilizar a lista fornecida para identificar os(as):
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: C
5: D
6: D
7: B
8: A
9: E
10: B
11: B
12: D
13: C
14: B
15: B
16: A
17: E
18: A
19: A