Questões de Concurso Público AL-PR 2024 para Técnico Legislativo - Legislativo

Foram encontradas 4 questões

Q2449711 História e Geografia de Estados e Municípios
A proporção existente entre o número de habitantes de um local e sua extensão territorial, é um importante elemento das relações uma sociedade e espaço que ela habita. Analise os dados das cidadades paranaenses listadas:


Imagem associada para resolução da questão



Com base nos dados IBGE apresentados na tabela, assinale o município mais povoado.
Alternativas
Q2449712 História e Geografia de Estados e Municípios
O Paraná, enquanto unidade da administração portuguesa, não existiu durante o período colonial. Deveras, apenas uma estreita faixa de litoral “paranaense” pertencia às terras lusas pelo Tratado de Tordesilhas.

Em relação as características geográficas atuais do Estado apresentado no texto, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) Para os indígenas, paraná significa “rio caudaloso” (do tupiguarani para + ná, “semelhante ao mar”), e a unidade da federação brasileira herdeira desse nome está situada na região sul do país, ocupando uma área, cujos limites são a leste, o oceano Atlântico; ao norte, São Paulo; ao sul, Santa Catarina; ao noroeste, o Mato Grosso do Sul; a sudoeste, a Argentina, a oeste, o Paraguai.


( ) Na composição morfológica do Estado, preponderam as superfícies planas arranjadas em altitude, traçando planaltos íngremes pertencentes às serras do Mar e Geral, destacandose cinco unidades de relevo de leste a oeste: baixada litorânea, serra do Mar, planalto cristalino (o primeiro planalto do Paraná ou planalto de Curitiba), planalto paleozoico (o segundo planalto ou planalto dos Campos Gerais ou de Ponta Grossa) e planalto basáltico (terceiro planalto ou planalto de Guarapuava).


( ) É no Paraná que se dá a transição do clima tropical para o subtropical, que se sobressai em toda região Centro Sul. A vegetação predominante varia entre florestas e as savanas. Além da transição climática, é no Paraná que se dá também a passagem do espaço cultural gaúcho para a área de influência paulista.



As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2449713 História e Geografia de Estados e Municípios
No caso da economia paranaense, é interessante situar sua inserção em função de mercados internos e externos. Paralelo à atividade mineradora desenvolvida no centro do país foi que a economia do Paraná despertou. Os proprietários de terra da região, herdeiros dos primeiros bandeirantes e sesmeiros, acabaram por envolver-se no comércio das tropas e forjaram as primeiras frações de classes dominantes locais, já que em seu poder concentravam-se as primeiras acumulações primitivas de capital. Esse fato acarretou uma série de mudanças nos hábitos de consumo local, aumentando a importação de artigos mais refinados, pagos com o excedente de capital da atividade criatória.
Sêga, R.A. Tempos Belicosos: a Revolução Federalista no Paraná. Curitiba: Instituto Memória, 2008.

Sobre a formação socioeconômica da sociedade e do território em questão, correlacione as colunas:

1. Xetá 2. Muar 3. Viamão 4. Tropeiro
( ) Via terrestre ( ) Condutor de manadas ( ) Animal de carga ( ) Povos originais


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresenta.
Alternativas
Q2449714 História e Geografia de Estados e Municípios
Muitas regiões do Paraná a partir do século XIX, por diversas contingências passaram a atrair imigrantes europeus, e eram constantemente assolados por indígenas. Essas invasões estavam no centro das discussões para a ocupação dos chamados vazios demográficos. Com o fim desses “vazios” o objetivo era a ocupação do solo para a defesa da soberania nacional e a valorização econômica desses espaços.


O mais antigo povoamento de imigrantes, como o abordado no texto para o local em questão, foi a colônia
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: B
4: A