Questões de Concurso Público AL-TO 2024 para Analista Legislativo - Medicina

Foram encontradas 3 questões

Q2456239 Atualidades
A França se tornou o primeiro país do mundo a incluir na Constituição a liberdade de a mulher abortar. A mudança na Carta Magna foi aprovada em uma sessão conjunta das duas Casas legislativas, a Assembleia Nacional e o Senado, e será promulgada pelo presidente Emmanuel Macron ainda em março de 2024.

Adaptado de https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2024/03/


Diferentemente da França, a legislação brasileira
Alternativas
Q2456240 Atualidades
Desde os anos 2000, o interior do Brasil ultrapassou o litoral na incidência de dengue. A região costeira que vai de Santos, em São Paulo, até Belém, no Pará, apresentava tipicamente maior proporção de casos de dengue em comparação com sua população. Entretanto, recentemente, o oeste do Paraná, o oeste de Santa Catarina o oeste de São Paulo, o interior de Minas Gerais, uma parte do Tocantins, o Goiás e o Mato Grosso do Sul viram a transmissão da doença aumentar e muitas de suas cidades foram obrigadas a decretar emergência.
Adaptado de https://www.estadao.com.br

A respeito dos fatores relacionados ao aumento e à interiorização dos casos de dengue no Brasil, analise as afirmativas a seguir.


I. A maior frequência de períodos com temperaturas acima da média, inclusive com ondas de calor no período invernal em todo território, tem reforçado o padrão sazonal da doença.

II. A expansão urbana desvinculada de melhoras nos serviços sanitários tem propiciado a formação de ilhas de calor e, portanto, uma alta na incidência da dengue.

III. O desmatamento do cerrado, convertido em pasto, por exemplo, tem contribuído para aumentar a temperatura média e o número de casos da doença no interior do Brasil.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2456242 Atualidades
Em 2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou uma resolução para regulamentar o uso da inteligência artificial (IA) durante as eleições municipais a serem realizadas em outubro. A norma proíbe manipulações de conteúdo falso para criar ou substituir imagem ou voz de candidato com objetivo de prejudicar ou favorecer candidaturas. Também foi aprovada a restrição do uso de chatbots humanizados e avatares para intermediar a comunicação das campanhas com pessoas reais nas redes sociais.
Adaptado de https://agenciabrasil.ebc.com.br/


A resolução sobre IA objetiva
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: A