Questões de Concurso Público AL-TO 2024 para Analista Legislativo - Psicologia
Foram encontradas 8 questões
Esta vegetação, também conhecida como floresta pluvial tropical, é caracterizada por árvores de porte elevado, além de trepadeiras lenhosas e epífitas (bromélias e orquídeas, por exemplo) em abundância, o que a diferencia de outras classes de formação vegetal. Sua característica ecológica principal é estar presente em ambientes de chuvas abundantes, como na parte noroeste do Estado, onde as temperaturas médias são de 25o C e os elevados índices de precipitação estão bem distribuídos ao longo do ano.
Adaptado de Luís Antônio G. C. Silva. Biomas presentes no Estado do Tocantins. Brasília: Câmara dos Deputados, 2007, p. 4.
O trecho caracteriza a região conhecida como Floresta
Com base no trecho, assinale a opção que apresenta a dinâmica populacional do Tocantins entre 1991 e 2022.
Adaptado de AQUINO, N. Tocantins: cidades e urbanismo em três modelos históricos. In: III Encontro da ANPPAS. Brasília, 2006, p. 8.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente impactos da rodovia BR-153 no processo de territorialização do Tocantins, à exceção de uma. Assinale-a.
A respeito da relação entre essa obra e a constituição de uma memória histórica para o Estado do Tocantins, analise as afirmativas a seguir.
I. O monumento refere-se à Coluna Prestes, que percorreu o Brasil para divulgar seu programa revolucionário entre 1924 e 1927, tendo passado pelo Norte do então Estado de Goiás (atual Tocantins) durante seu percurso.
II. A obra foi realizada em concreto e apresenta curvas sinuosas, características próprias do Barroco das cidades mineradoras, estabelecendo visualmente uma continuidade entre o Barroco do passado das cidades mineradoras e o presente do Tocantins.
III. A construção do memorial permite inserir simbolicamente a história do Tocantins nos grandes processos da história republicana nacional, e homenagear o Tenente Antônio de Siqueira Campos, cujo sobrenome é homônimo ao do ex-governador do Estado.
Está correto o que se afirma em
A respeito da projeção simbólica do novo Estado e de sua nova capital, assinale a opção que interpreta corretamente o processo de construção e atribuição de uma identidade ao Tocantins.