Questões de Concurso Público AL-TO 2024 para Técnico Legislativo - Técnico em Design Gráfico
Foram encontradas 4 questões
As bonecas Ritxoko são figuras de cerâmica confeccionadas por mulheres indígenas da etnia Karajá, do estado do Tocantins. Feitas a partir da mistura de argila e água, as peças representam tanto a forma humana e seus ciclos de vida quanto elementos da fauna e do sobrenatural. A pigmentação vermelha é extraída do urucum, enquanto a preta é retirada de uma árvore chamada ixarurina. As bonecas são usadas como instrumentos de socialização das crianças que se veem nesses objetos e aprendem a ser Karajá, recebendo ensinamentos e aprendendo as técnicas e saberes associados à sua confecção e usos. A pintura e a decoração das cerâmicas estão associadas à pintura corporal dos Karajá e às peças de vestuário e adorno.
Adaptado de https://www.gov.br/funai
Com base no trecho, é correto afirmar que as bonecas Ritxoko são um patrimônio
A área do MATOPIBA caracteriza-se pelo baixo preço das terras e pela uniformidade do clima, do solo e do relevo, que facilitam a mecanização agrícola e tem atraído cada vez mais agricultores.
A respeito do MATOPIBA, analise as afirmativas a seguir.
I. É uma região de transição entre o Cerrado e o Semiárido, com condições favoráveis para a agricultura: áreas planas e extensas, solos de alto potencial produtivo, disponibilidade de água, clima favorável com elevada intensidade de sol.
II. É um grande produtor de commodities, com uso intenso de tecnologia (máquinas, colheitadeiras, insumos) e uso reduzido do fator trabalho, assim sendo, o crescimento do produto interno bruto (PIB) aumenta com velocidade, mas a geração de riqueza não é acompanhada, proporcionalmente, por uma melhora na distribuição de renda.
III. É o maior produtor nacional de soja, pois concentra 90% da área de plantio, sendo também a região com o maior índice de produtividade sustentável de grãos, em função da colaboração do setor do agronegócio com a preservação das unidades de conservação locais.
Está correto o que se afirma em