Questões de Concurso Público Câmara dos Deputados 2024 para Analista Legislativo/Consultoria - Consultor Legislativo - Área X (Reaplicação)

Foram encontradas 5 questões

Q2511488 Conhecimentos Bancários
Um gasto público importante na agropecuária, na pesca e na aquicultura vem do crédito rural e serve para expandir as operações, fazer investimentos ou custear a produção e a comercialização dos itens produzidos. Esse tipo de empréstimo é importante porque são setores muito relevantes para o Brasil. Em relação ao crédito rural no Brasil, avalie se as seguintes afirmativas são falsas (F) ou verdadeiras (V).

( ) As cooperativas de créditos são as principais instituições responsáveis pela concessão de crédito rural no Brasil.
( ) O crédito rural no Brasil é fornecido exclusivamente por instituições financeiras públicas para financiar atividades agrícolas de pequenos produtores.
( ) O principal objetivo do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) é fornecer crédito e apoio técnico para fortalecer a agricultura familiar no Brasil.
( ) O crédito rural no Brasil é concedido com base em taxas de juros fixas, independentemente das condições do mercado financeiro e do produtor rural.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2511490 Conhecimentos Bancários
As fontes de financiamento do crédito rural são de recursos específicos que podem ser recursos controlados, aqueles de caráter obrigatório, ou seja, financiamentos de cunho público. Entre eles estão os investimentos operações de crédito, sob supervisão do Ministério da Fazenda; crédito rural, quando sujeito à subvenção da União; recursos administrados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); o uso da poupança rural com a finalidade de financiar o custeio ou de comercialização; os fundos constitucionais de financiamento regional; e o Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).
Das afirmações a seguir, referentes aos fundos constitucionais, assinale a correta.
Alternativas
Q2511494 Conhecimentos Bancários
No Brasil tem-se observado a busca de crédito no agronegócio por meio de novos instrumentos de financiamento. Esta busca tem sido feita a recursos financeiros no âmbito privado.
Em relação ao tema, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A Cédula de Produtor Rural (CPR) é um título de crédito com garantia real. Trata-se de penhora rural ou mercantil, emitida para facilitar a comercialização de produtos. Criada pela Lei nº 8.829/1994 (alterada pela Lei nº 10.200, de 14 de fevereiro de 2001), representa um marco importante do desenvolvimento do sistema de financiamento privado do agronegócio. A CPR tem as modalidades física (há promessa da entrega de produtos) e financeira (não prevê entrega física do produto rural, mas a liquidação financeira da CPR, o valor para pagamento, se verifica através da multiplicação da quantidade pelo preço).

( ) O Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA) é um título de crédito nominativo, de livre negociação e representativo de promessa de pagamento em dinheiro, vinculado a direitos creditórios originários de negócios realizados entre cooperativas e associações. O CDCA tem a emissão exclusiva por cooperativas agropecuárias, sendo vedada a pessoas jurídicas.

( ) A Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) é um título de livre negociação e garante pagamento em dinheiro. Pode ser emitida apenas por instituições financeiras públicas e privadas, em forma de escritura, CDR, duplicatas e notas promissórias rurais. O valor da LCA será sempre igual ou inferior ao valor dos direitos creditórios vinculados a ela, que ainda dá o direito de penhor sobre os direitos creditórios vinculados.

( ) O Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) é nominativo, livre negociação; garante pagamento em dinheiro e constitui título executivo extrajudicial. A emissão de CRA é exclusiva para companhias de seguro rural. Elas realizam operações que transformam ativos com baixa liquidez em valores mobiliários líquidos e aptos à negociação no mercado. Conforme a Lei nº 11.076/2004, devem estar vinculados aos direitos creditórios de negócios realizados exclusivamente entre produtores rurais.

( ) O Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (FIAGRO) é a união de recursos de vários investidores para a aplicação em ativos de investimentos do agronegócio. Não importa se são de natureza imobiliária rural ou de atividades relacionadas à produção do setor. Com ele, o produtor rural pode ter acesso a linhas de crédito de forma mais rápida e condições mais acessíveis. Além disso, ele ainda conseguirá financiar produção e investir em melhorias. Isso fará com que ele aumente sua produtividade e seus lucros.

As afirmativas são, respectivamente
Alternativas
Q2511495 Conhecimentos Bancários
Em relação ao crédito rural no Brasil, avalie se as seguintes afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Na modalidade de financiamento rural para comercialização os recursos são destinados, isoladamente, ou como extensão do custeio, a cobrir despesas próprias da fase sucessiva à coleta da produção, sua estocagem, transporte ou à monetização de títulos oriundos da venda pelos produtores.

( ) O médio produtor rural possui condições diferenciadas no âmbito do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) para custeio iguais às do Pronaf.

( ) O crédito rural no Brasil é concedido com base em taxas de juros fixas, independentemente das condições do mercado financeiro e das modalidades do financiamento.

As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Q2511531 Conhecimentos Bancários
Várias instituições financeiras participam da política de crédito rural. Para atuar em crédito rural, a instituição financeira deve obter autorização do Banco Central do Brasil, cumprindo-lhe 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: X
4: D
5: X