Questões de Concurso Público CGM de Belo Horizonte - MG 2024 para Auditor Interno - Ciência da Computação - Manhã
Foram encontradas 11 questões
Com relação às vantagens do particionamento no banco de dados Oracle v23c, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Permite que operações de gerenciamento de dados, como, por exemplo, carregamento de dados, criação e reconstrução de índices e operações de backup e restore, apenas no nível de tabela inteira. Isso resulta em tempos significativamente reduzidos para executar essas operações.
( ) Melhora o desempenho das consultas SQL. Muitas vezes, os resultados de uma consulta podem ser obtidos acessando um subconjunto de partições, em vez de acessar a tabela inteira. Para algumas consultas, técnica chamada de remoção de partição pode fornecer ganhos de ordem de magnitude no desempenho.
( ) Aumenta a disponibilidade de bancos de dados de missão crítica se tabelas e índices críticos forem divididos em partições para reduzir as janelas de manutenção. A execução paralela de consultas SQL oferece vantagens específicas para otimizar e minimizar os tempos de execução. A execução paralela é suportada exclusivamente para consultas SQL do tipo DDL.
As afirmativas são, respectivamente,
Com relação aos tipos de junção suportadas pelo Oracle, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Uma semi-junção é uma junção de uma tabela a si mesma. Esta tabela aparece duas vezes na FROM cláusula e é seguida por aliases de tabela que qualificam os nomes das colunas na condição de junção. Para realizar uma semi-junção, o Oracle Database combina e retorna linhas da tabela que satisfazem a condição de junção.
( ) Uma junção interna estende o resultado de uma junção simples. Essa junção retorna todas as linhas que satisfazem a condição de junção e retorna algumas ou todas as linhas de uma tabela para as quais nenhuma linha da outra satisfaz a condição de junção.
( ) Uma anti-junção retorna linhas do lado esquerdo do predicado para as quais não há linhas correspondentes no lado direito do predicado. Ou seja, ele retorna linhas que não correspondem (NOT IN) à subconsulta do lado direito.
As afirmativas são, respectivamente,
Sobre os diversos tipos de triggers no PL/SQL do SGBD Oracle, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Se o trigger for criado em uma tabela ou visão, o evento de gatilho será composto de instruções SQL do tipo DDL e será chamado de trigger de transição cruzada.
( ) Um trigger condicional pode ser um trigger do tipo DML ou de sistema que possui uma cláusula WHEN que especifica uma condição SQL que avalia para cada linha afetada pelas instruções presentes no trigger.
( ) Quando um trigger é acionado, as tabelas às quais ele faz referência podem estar passando por alterações feitas por instruções SQL nas transações iniciadas por outros usuários. As instruções SQL executadas com prioridade em relação as instruções SQL independentes.
As afirmativas são, respectivamente,
( ) As manipulações de dados são expressas como transformações em grafos ou operações que abordam diretamente propriedades típicas de grafos (por exemplo, caminhos, adjacência, subgrafos e conexões).
( ) Este tipo de banco de dados não suporta a verificação de restrições de integridade para garantir a consistência dos dados. A definição de consistência está diretamente relacionada às estruturas do grafo (por exemplo, nós, tipos de arestas, domínios de atributos e integridade referencial das arestas).
( ) Diferentemente dos bancos de dados relacionais e dos NoSQL do tipo chave-valor, os bancos de dados orientados a grafos não precisam de índices para garantir um acesso rápido e direto aos nós e as arestas.
As afirmativas são, respectivamente,
Com relação ao modelo arquitetural de três camadas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O servidor que executa o sistema operacional e o banco de dados é a terceira camada, que mantém os dados e demais softwares.
( ) O data warehouse é uma segunda camada; trata-se de um front-end cujo software de ETL computam os dados e metadados de sistemas legados e de fontes externas, consolidando, resumindo e carregando-os no servidor de banco de dados operacional.
( ) A primeira camada inclui todos os softwares do cliente, os mecanismos do business intelligence, sistemas de suporte a decisão e business analytics do back-end; ela permite que os analistas, por meio de processamento OLAP, analisem os dados históricos consolidados nos data warehouses ou data lakes.
As afirmativas são, respectivamente,