Questões de Concurso Público INPE 2024 para Tecnologista Júnior I - Desenvolvimento de Software Embarcado

Foram encontradas 15 questões

Q2515859 Programação
A figura a seguir mostra propriedades de uma UART retirada do Painel de Controle de um sistema operacional de 32 bits.
Para transmitir alguns caracteres, usou-se pela primeira vez o seguinte código em linguagem C:

handle = CreateFile("COM6",...);
WriteFile(handle,"Transmissao de uma sequencia de bytes",
                             38,&ok,NULL).

Imagem associada para resolução da questão

O último caractere transmitido com o código foi
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Q2515870 Programação
Um sistema gera um vetor fixo de dados para efetuar o controle de um processo usando o código em C abaixo, em um compilador que trabalha com inteiros de 32 bits:

int matriz[] = { 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 };
int *v,final;
v = &matriz[1];
final = v[3];

Após a execução desse trecho de código, o valor de final é: 
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Q2515871 Programação
Softwares para sistemas embarcados podem ser desenvolvidos por meio de programação em linguagens assembly.

Com relação a linguagens assembly, analise as afirmativas a seguir.

I. São linguagens de programação de nível relativamente baixo, que utilizam mnemônicos equivalentes a representações de código binário (ou opcode) das instruções de uma determinada arquitetura de processador.
II. Em geral, possuem instruções de acesso direto à memória RAM, permitindo leitura e escrita de dados em posições determinadas por endereçamento direto.
III. São linguagens adequadas para se trabalhar com estruturas de dados complexas, tais como as classes, próprias de programação orientada a objetos.

Está correto o que se afirma em
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Q2515872 Programação
Em um trecho de um programa em linguagem assembly para um microcontrolador 8051, foi encontrada a seguinte sequência de instruções:

MOV A, #049h
MOV B, #05h
MUL AB
RL A
RL A

Após o processamento dessas instruções, o valor armazenado no registrador acumulador é
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Q2515873 Programação
Na programação de sub-rotinas em linguagem assembly, é comum o armazenamento temporário de dados e/ou de endereços, para que sejam restaurados logo após o retorno à função principal. As pilhas (stacks) são estruturas de dados do tipo LIFO (Last In, First Out) adequadas para armazenar dados e/ou endereços quando alguma sub-rotina é chamada. Os conjuntos de instruções das arquiteturas mais comumente utilizadas possuem instruções específicas de acesso à pilha.
Na arquitetura 8051, as instruções usadas para retirar dados da pilha e para armazenar dados na pilha, colocando-os em registradores de uso geral, são, respectivamente,
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Q2515874 Programação
Com relação às linguagens de programação C/C++, analise as afirmativas a seguir.

I. Seja x uma variável do tipo inteiro. Na declaração abaixo, o ponteiro p é inicializado com o endereço de x. int *p = &x.
II. O comando break somente pode ser utilizado em conjunto com o comando switch.
III. O comando return encerra a execução de uma função.

Está correto o que se afirma em
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Q2515875 Programação
Com relação à linguagem de programação C++ e o paradigma da orientação a objeto, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma classe define o comportamento dos objetos que são instâncias da classe.
II. Em C++ é permitido criar classes derivadas, seguindo o conceito de herança de classes.
III. O polimorfismo permite que objetos de classes diferentes respondam de forma diferente à mesma função.

Está correto o que se afirma em
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Q2515881 Programação
As variáveis são uma ferramenta essencial para a programação, as quais permitem armazenar dados definidos apenas na execução, executar e salvar o resultado de operações lógicas e aritméticas, entre outras possibilidades.
A respeito dos diferentes tipos de variáveis que podem ser usadas em um programa, é correto afirmar que
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Q2515882 Programação
O correto entendimento sobre os conceitos relacionados a operadores é essencial para o desenvolvimento de programas. Considere as seguintes instruções de parte de um programa desenvolvido em linguagem de programação C:

int x, y;
x = 25;
++x;
y = x++;
y+= x+13-11*2;

Os valores das variáveis x e y, após a execução dessas instruções acima, serão, respectivamente:
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Q2515893 Programação
Para que um programa de computador possa ser executado, diversas etapas compõem seu desenvolvimento. Com relação ao ciclo de desenvolvimento de um programa, analise as afirmativas a seguir.

I. A etapa de compilação é responsável por gerar o arquivo executável do programa.
II. Na etapa de link-edição, módulos pré-compilados são ligados entre si.
III. Um programa compilado não causa erros de execução.

Está correto o que se afirma em 
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Q2515894 Programação
Com relação ao uso de um ambiente de programação integrado (IDE - Integrated Development Environment) no desenvolvimento de programas de computador, analise as afirmativas a seguir.

I. As etapas de edição e de compilação de um programa de computador podem ser integradas em um IDE.
II. O processo de link-edição de um programa não pode ser integrado em um IDE.
III. Um programa desenvolvido em um IDE não requer o processo de depuração.

Está correto o que se afirma em
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Q2515895 Programação
Com relação ao processo de depuração de um programa de computador, analise as afirmativas a seguir.

I. Por meio da depuração, é possível investigar a ocorrência de erros no programa.
II. A depuração é realizada antes da compilação.
III. A depuração pode ser executada por meio de pontos de parada (breakpoints).

Está correto o que se afirma em
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Q2515896 Programação
Uma linguagem de computador é uma notação que permite aos programadores expressarem instruções e algoritmos em um formato que pode ser entendido e executado por um computador. As linguagens de computador são projetadas para serem precisas, eficientes e expressivas o suficiente para descrever uma ampla gama de operações e processos computacionais.
Com relação à verificação de sintaxe do compilador, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Tem como saída um arquivo executável que pode ser executado em um computador.
( ) Utiliza instruções chamadas pseudo instruções.
( ) Tem como saída um arquivo de objeto em linguagem de máquina ou um programa em linguagem assembly.
( ) É responsável por traduzir uma versão simbólica de instruções em sua versão binária.
( ) Uma de suas funções é a otimização do código.

As afirmativas são, respectivamente,
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Q2515897 Programação
Leia o trecho a seguir.

Processo que envolve usar ferramentas ou técnicas que permitem identificar e corrigir erros de código, comportamentos inesperados ou falhas de execução em um ambiente separado ou externo ao ambiente de desenvolvimento original. É especialmente útil em sistemas complexos e distribuídos, onde pode ser difícil replicar exatamente as condições em que um erro ocorreu no ambiente de desenvolvimento.

O trecho apresenta o conceito de 
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Q2515902 Programação
A técnica de “desenrolamento de loop” (loop unrolling) é uma técnica importante para obter mais desempenho de loops que acessam matrizes. Seu funcionamento envolve fazer múltiplas cópias do corpo do loop e executar o loop transformado menos vezes, o que reduz o overhead do loop e proporciona oportunidades para muitas outras otimizações.
Assinale a opção que indica a etapa da conversão de programas de alto nível para um programa executável em que esta técnica se realiza.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: B
5: D
6: E
7: E
8: E
9: B
10: B
11: A
12: D
13: D
14: B
15: B