Questões de Concurso Público INPE 2024 para Tecnologista Júnior I - Integração entre Sensores, Coletores e Transmissores de Dados e Manutenção de Equipamentos e Sistemas Elétricos/Eletrônicos
Foram encontradas 14 questões
Ao se comparar com o Wi-Fi e o Bluetooth, que são outras duas tecnologias bastante usadas em redes sem fio, pode-se citar como uma das poucas desvantagens da tecnologia LoRa o seguinte aspecto:
( ) O elemento final de controle de fluxo é acionado de forma pneumática e possui um posicionador.
( ) O controlador de fluxo está montado em um painel local, acessível ao operador.
( ) Toda comunicação entre transmissor, controlador e conversor é por meio de rede ethernet em protocolo Fieldbus.
( ) A principal função do conversor FY-101 é permitir controlar a porcentagem de abertura da válvula, invés de apenas se a válvula está aberta ou fechada.
As afirmativas são, respectivamente,
A medição de nível de líquidos e sólidos armazenados tem papel fundamental na indústria atual, com base nisso relacione as tecnologias de medição de nível com suas principais características.
1. Tipo Ultrassônico
2. Tipo Deslocador
3. Tipo Capacitivo
4. Tipo Radar
( ) Usado para fluídos limpos e não recomendado para líquidos viscosos, com sólidos em suspensão ou pastas. Não sofre influência de espumas ou vapores.
( ) Usa sinais de corrente de radiofrequência e depende das características elétricas do material sob medição e da geometria do tanque.
( ) Medição é afetada pela presença de bolhas ou espuma na superfície. Acúmulo de condensação e poeira no transdutor reduz a precisão. Não funciona em ambientes com vácuo ou alta pressão.
( ) Sem partes móveis e opera sem contato com o objeto a ser medido. Alcance limitado na medição de líquidos não condutivos.
Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
Considere log 5 = 0,699 e √0,96 = 0,98.
I. Caso este sistema seja submetido a uma entrada periódica com frequência de 15 rad/s ocorrerá uma ressonância e a amplitude da saída tenderá linearmente ao infinito.
II. Este sistema é subamortecido e apresenta resposta ao degrau com comportamento oscilatório amortecido com frequência de aproximadamente 2,34 Hz.
III. O ganho DC desse sistema é aproximadamente -14 dB.
Está correto o que se apresenta em:
( ) Para K = 75, este sistema apresenta um erro de regime permanente de 5% em relação a entrada em degrau.
( ) Para K = 300 o erro de seguimento a uma entrada em rampa é de 2%.
( ) A constante de erro de velocidade é infinita, KV = ∞.
( ) Para esse sistema não há valor positivo de K que resulte em instabilidade.
As afirmativas são, respectivamente,
As especificações desse sensor estabelecem que a maior tensão que pode ser medida nos terminais do resistor é 200mV. Para realizar a medição de corrente, foi selecionado um resistor de 100mΩ, cuja potência máxima admitida é 500mW.
Sabendo que os componentes não podem operar em condições que ultrapassem suas respectivas especificações, a maior corrente que pode ser medida, em A (amperes), é:
Sabendo que o resistor permanecia em 25 OC antes do início teste, durante a execução do teste este resistor atingirá a temperatura, em OC, de:
• R1: 50 mΩ, tolerância de 0,5% e potência de 500mW;
• R2: 100 mΩ, tolerância de 0,5% e potência de 500mW; e
• R3: 100 mΩ, tolerância de 1% e potência de 1W.
A respeito do desempenho de cada um destes três resistores caso aplicado no sensor de corrente elétrica, analise os itens a seguir:
I. O resistor R1 permite medir uma faixa maior de valores de corrente elétrica em comparação com o R2.
II. Em relação à precisão, não há diferença no emprego de R2 e R3, uma vez que ambos têm o mesmo valor de resistência.
III. Em termos de faixa de valores de corrente elétrica, os resistores R1 e R3 possuem capacidades de medição idênticas.
Está correto o que se afirma em
O número mínimo de bits necessários para selecionar as portas do multiplexador e a taxa de amostragem máxima de cada sensor, respectivamente, são:
T −1 = ɑ + b ln(R) , onde T é a temperatura em K, R é a resistência em Ω, e a,b são constantes. Sabe-se ainda que o termistor com temperatura T1 possui resistência R1, e que na temperatura T2 o valor de sua resistência dobra com relação a R1.
Nestas condições, o valor de T2−1 − T1−1 é:
Com relação as características dos sensores de temperatura, analise os itens a seguir:
I. Quanto menos linear for a saída do sensor, mais fácil será calibrar e minimizar a incerteza no escalonamento de saída.
II. O tempo de resposta é o tempo necessário que um sensor leva para responder a uma mudança de temperatura.
III. A estabilidade de um sensor é um indicativo de sua habilidade em manter uma resposta consistente em uma temperatura específica.
Está correto o que se afirma em
Nesse contexto, considere um sistema em que um transdutor analógico é conectado a um conversor A/D por meio de um amplificador linear, onde este último tem a função de ajustar o nível de tensão que entra no conversor de modo a assegurar a melhor representação digital do sinal na conversão. Sabe-se ainda que a saída do transdutor analógico varia de 0mV a 100mV, enquanto a faixa de entrada do conversor analógico-digital é de 0V a 10V.
Nessas condições, o ganho de tensão do amplificador linear, em decibéis (dB), é:
Para garantir uma representação digital precisa do sinal a frequência mínima necessária do conversor analógico-digital, em MHz, é de:
A respeito do condicionamento de sinais, analise os itens a seguir:
I. O aumento do ganho empregado em um amplificador perfeitamente linear reduz a largura de banda do sinal oriundo da medição.
II. Devido a presença de componentes de baixa frequência o ideal é o emprego de um filtro passa alta antes da amostragem A/D para mitigar o aliasing.
III. Os circuitos de condicionamento de sinal podem incluir circuitos de proteção que evitam danos ao sensor ou ao equipamento no caso de sobrecarga ou em condições adversas.
Está correto o que se afirma em