Questões de Concurso Público Prefeitura de Caraguatatuba - SP 2024 para Biólogo

Foram encontradas 30 questões

Q3051921 Biologia

A figura a seguir representa o transporte de uma substância através da membrana plasmática


                                    Imagem associada para resolução da questão

REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Artmed.



O transporte representado é chamado

Alternativas
Q3051922 Biologia
As moléculas de nicotinamida-adenina dinucleotídeo (NAD) e nicotinamida-adenina dinucleotídeo fosfato (NADP) são coenzimas solúveis em água que sofrem oxidações e reduções reversíveis em muitas das reações de transferência de elétrons do metabolismo.
No processo da respiração celular, moléculas de NAD+ são reduzidas a NADH durante 
Alternativas
Q3051923 Biologia
Em outubro de 2022, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fez a apreensão de 52.250 quilos de alimento impróprio para consumo. O produto apreendido apresentava ausência de garantia de qualidade e irregularidades, como o nível de aflatoxina superior a 2,5x o máximo permitido pela legislação brasileira, podendo comprometer a saúde do consumidor.
Adaptado de: https://www.alimentosonline.com.br/ index.php?action=vqfrNqZNVXbpyq8rPMKcaM21qYwLVA&artigo_id=7954

Com relação à substância aflatoxina, analise os itens a seguir:
I. É uma micotoxina, produzida por um fungo filamentoso microscópico do gênero Penicillium. II. É reconhecida como substância mutagênica e carcinogênica. III. O amendoim é uma cultura frequentemente contaminada com o fungo produtor de aflatoxina.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q3051924 Biologia
O termo botulismo deriva de “botulus”, em latim, salsicha. A doença recebeu esse nome por causa de sua associação com a ingestão de salsichas contaminadas. O botulismo é uma doença bacteriana grave, causada pela ação de uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, encontrada no solo, nas fezes humanas ou de animais e nos alimentos. A doença pode levar à morte por paralisia da musculatura respiratória.
A toxina botulínica leva à paralisia da musculatura pois
Alternativas
Q3051925 Biologia
A produtividade primária líquida (PPL) é o principal indicador da “saúde” de um ecossistema, sendo um fator de grande importância para estudos de gestão de recursos naturais e de mudanças ambientais. Adaptado de: http://www.cnpt.embrapa.br/biblio/do/p_do100_2.htm

Com relação à produtividade primária líquida (PPL), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A PPL de um ecossistema corresponde à quantidade de carbono incorporada aos tecidos dos consumidores, após o consumo de parte da matéria orgânica para a sua própria respiração e outros processos metabólicos. ( ) A PPL de um ecossistema depende, em parte, dos processos de fotossíntese e quimiossíntese, esse último realizado por certos tipos de bactérias e arqueias. ( ) Quanto maior a latitude, maior a PPL dos ecossistemas terrestres. Isso ocorre porque nessas regiões há maior precipitação e temperatura anuais médias, fatores ideais para a produção primária.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3051926 Biologia
Na última década, diversos organismos vêm sendo estudados quanto à sua possível utilização em processos de biorremediação.
Um exemplo de biorremediação é o uso
Alternativas
Q3051927 Biologia
No triênio de 2017 a 2019, o Brasil viveu a maior epidemia de febre amarela desde a década de 40 do século anterior. No período, apesar da morte de um macaco por febre amarela ter sido confirmada em Caraguatatuba, não houve ocorrência de febre amarela em humanos no município.
Com relação à febre amarela, analise os itens a seguir:

I. A doença é causada por um arbovírus, que pode ser transmitido por fêmeas de mosquitos Aedes aegypti, mesma espécie transmissora dos vírus da dengue, zika e chikungunya. II. O vírus da febre amarela silvestre pode ser transmitido a humanos por mosquitos do gênero Haemagogus e por mordidas de primatas não humanos hospedeiros do vírus, como os macacos. III. A vacina da febre amarela contém dois tipos de antígenos, protegendo contra as duas formas virais causadoras da doença – o vírus silvestre e o vírus urbano.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3051928 Biologia

Observe a imagem.

                                  Imagem associada para resolução da questão

                                       Fonte: https://www.flickr.com/photos/mercadanteweb/31872118007


Ela mostra o

Alternativas
Q3051929 Biologia
Atualmente, pesquisadores podem obter bilhões de cópias de um segmento de DNA-alvo em uma amostra, graças à técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR), que utiliza uma enzima essencial, a Taq-polimerase.
Essa enzima apresenta uma característica fundamental para o sucesso da técnica, que é a(o) 
Alternativas
Q3051930 Biologia
Todos os anos, no Brasil e no mundo, milhares de pessoas e animais são infectados por protozoários transmitidos por artrópodes.
Relacione os protozoários a seguir com os seus respectivos vetores.
1. Trypanosoma cruzi 2. Leishmania braziliensis 3. Babesia canis 4. Plasmodium falciparum
( ) Fêmeas de Anopheles darlingi. ( ) Fêmeas de flebotomíneo Lutzomyia. ( ) Aracnídeo do gênero Rhipicephalus. ( ) Triatomíneo da espécie Triatoma infestans.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada. 
Alternativas
Q3051931 Biologia
As células alfa constituem cerca de 17% das células das ilhotas pancreáticas e secretam glucagon, hormônio que desempenha importante papel na homeostasia da glicose.
O glucagon atua, por exemplo,
Alternativas
Q3051932 Biologia

O filo Echinodermata representa o maior filo animal de espécies exclusivamente marinhas e inclui organismos como estrelas-domar, bolachas-da--praia, estrelas-serpentes, pepinos-do-mar, lírios-do--mar e ouriços-do-mar. Embora pareçam ter poucas características em comum com membros do filo Chordata, evidências de DNA indicam que os esses dois grupos são estreitamente relacionados.

Uma característica comum a equinodermos e cordados é a(o)

Alternativas
Q3051933 Biologia

O esquema a seguir representa uma teia alimentar, onde os organismos que a compõem estão representados por números aleatórios.


                                                                       Imagem associada para resolução da questão


Nessa teia,

Alternativas
Q3051934 Biologia
Considerando um ciclo menstrual padrão de 28 dias, o pico do nível de LH (hormônio luteinizante) será observado, a partir do início da menstruação, por volta do
Alternativas
Q3051935 Biologia
Os processos fermentativos têm uma grande importância em vários setores de interesse da sociedade, como nas indústrias química, farmacêutica e de alimentos, além da agricultura.
Com relação aos processos de fermentação, analise os itens a seguir:

I. Na fermentação láctica, o piruvato é reduzido diretamente a ácido láctico e o saldo é de apenas duas moléculas de ATP, geradas durante a glicólise.
II. Na fermentação alcoólica, que ocorre em anaerobiose, o piruvato origina etanol e C02 .
III. A fermentação ocorre no citosol de bactérias. Já nas leveduras, o processo ocorre em parte no citosol e em parte na mitocôndria.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3051936 Biologia

Analise o heredograma a seguir, no qual os indivíduos 1 e 3 são afetados por uma doença genética provocada por uma mutação em um gene localizado no cromossomo X. Os demais indivíduos não apresentam a doença


Imagem associada para resolução da questão


O casal 6 e 7 está esperando um bebê do sexo masculino. A chance do menino nascer com o fenótipo do avô é de

Alternativas
Q3051937 Biologia

Analise a imagem a seguir.

                                                                   Imagem associada para resolução da questão


Esta célula, pertencente a um organismo 2n=4, encontra-se na


Alternativas
Q3051938 Biologia

Analise a imagem a seguir.


                                          Imagem associada para resolução da questão


Esse experimento foi realizado por

Alternativas
Q3051939 Biologia
Leia o texto a seguir.

Entre mexilhões de água doce, existem embriões que são incubados entre as lamelas das brânquias de peixes, onde se desenvolvem em larvas véliger altamente modificadas.
Essas larvas conhecidas como gloquídios, fixam-se à pele ou às brânquias do peixe por meio de ganchos mucosos pegajosos ou outros dispositivos de fixação. A maioria dos gloquídios não tem trato digestivo e absorve nutrientes do peixe por meio de células fagocitárias especiais do manto. Em geral, os tecidos do peixe formam um cisto ao redor do gloquídio. Por fim, a larva se torna madura, rompe o cisto e inicia sua vida adulta.
BRUSCA, R.C., MOORE, W., SHUSTER, S. M. Invertebrados. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 3ª ed. 2018. Adaptado.
A respeito da relação ecológica a qual o texto se refere, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A redução da taxa de crescimento populacional das espécies de peixes é um possível dano provocado pelos gloquídios.
( ) A relação entre as larvas gloquídios e os peixes é interespecífica.
( ) A relação indicada no texto pode favorecer a dispersão dos mexilhões.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q3051940 Biologia
Leia o fragmento a seguir.
É consenso entre todos os ecólogos que as comunidades estão sempre mudando. Algumas comunidades mostram mais dinamismo que outras. Por exemplo, é difícil imaginar que comunidades de desertos, com seus cactos grandes e estoicos, tenham mudado muito ao longo do tempo. Porém, não há dúvidas de que até mesmo os desertos mudam.
CAIN, Michael L.; BOWMAN, William D.; HACKER, Sally D. Ecologia. Editora Artmed, 3ª ed., 2018. Adaptado.
Com relação à sucessão ecológica, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Sucessão ecológica é a mudança na composição de espécies ao longo do tempo em resposta a agentes de mudança abióticos e bióticos.
( ) A sucessão primária e a sucessão secundária diferem em seus estágios iniciais.
( ) Líquens são importantes na colonização de ambientes como a superfície de rochas.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: A
5: A
6: C
7: A
8: B
9: B
10: C
11: E
12: E
13: D
14: C
15: B
16: A
17: E
18: C
19: C
20: A