Questões de Concurso Público Prefeitura de Caraguatatuba - SP 2024 para Médico do Trabalho

Foram encontradas 21 questões

Q3068395 Segurança e Saúde no Trabalho
A respeito das disposições acerca dos requisitos de boas práticas de funcionamento para os serviços de saúde, analise as afirmativas a seguir

I. Todo paciente removido para outra unidade deve ser acompanhado por relatório completo, legível, com identificação e assinatura do profissional assistente, que deve passar a integrar o prontuário no destino, permanecendo cópia no prontuário de origem.

II. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA é obrigatória para todo serviço de saúde com mais de 100 trabalhadores e facultativa para os demais.

III. Os dados que compõem o prontuário pertencem ao paciente e devem estar permanentemente disponíveis aos mesmos ou aos seus representantes legais e à autoridade sanitária quando necessário.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3068398 Segurança e Saúde no Trabalho
O garimpo ilegal tem sido, no Brasil, um grande problema de saúde ambiental e ocupacional há décadas, tendo se agravado nos últimos anos. Um dos problemas gerados por esse tipo artesanal de atividade extrativista é a contaminação dos garimpeiros, do meio ambiente e de populações indígenas e ribeirinhas pelo Mercúrio. O Mercúrio é também utilizado em alguns processos industriais, como na fabricação de lâmpadas fluorescentes e de equipamentos de precisão.
Assinale a opção que indica a principal via de contaminação de garimpeiros pelo mercúrio metálico (Hg°).
Alternativas
Q3068399 Segurança e Saúde no Trabalho
O garimpo ilegal tem sido, no Brasil, um grande problema de saúde ambiental e ocupacional há décadas, tendo se agravado nos últimos anos. Um dos problemas gerados por esse tipo artesanal de atividade extrativista é a contaminação dos garimpeiros, do meio ambiente e de populações indígenas e ribeirinhas pelo Mercúrio. O Mercúrio é também utilizado em alguns processos industriais, como na fabricação de lâmpadas fluorescentes e de equipamentos de precisão.
Assinale a opção que apresenta sinais e sintomas relacionados com a exposição ao mercúrio metálico (Hg°). 
Alternativas
Q3068400 Segurança e Saúde no Trabalho
O garimpo ilegal tem sido, no Brasil, um grande problema de saúde ambiental e ocupacional há décadas, tendo se agravado nos últimos anos. Um dos problemas gerados por esse tipo artesanal de atividade extrativista é a contaminação dos garimpeiros, do meio ambiente e de populações indígenas e ribeirinhas pelo Mercúrio. O Mercúrio é também utilizado em alguns processos industriais, como na fabricação de lâmpadas fluorescentes e de equipamentos de precisão.
A população residente em áreas contaminadas por mercúrio, incluindo as populações ribeirinhas e indígenas de áreas florestais próximas de zonas de garimpo, podem apresentar quadros de intoxicação, agudos ou crônicos, com manifestações diversas, principalmente neurológicas, que podem ser graves.

Assinale a opção que descreve corretamente a principal forma de apresentação do mercúrio que pode atingir essas populações.
Alternativas
Q3068401 Segurança e Saúde no Trabalho
A amônia (NH3 ) é um gás liquefeito muito utilizado em sistemas de refrigeração em estabelecimentos frigoríficos de carnes e peixes. Porém, devido suas características, o vazamento acidental desta substância na forma gasosa pode causar danos graves à saúde humana, o que já ocorreu por diversas vezes em empresas alimentícias que processam produtos resfriados e/ou congelados.
Assinale a opção que apresenta os sintomas relacionados com a exposição à amônia.
Alternativas
Q3068402 Segurança e Saúde no Trabalho
Trabalhador pescador artesanal, contribuinte especial do INSS, que executa esforços com as mãos no trabalho para o levantamento de redes, procura serviço de assistência municipal de urgência queixando-se de dores latejantes no punho direito, com limitação para torção da mão. Ao ser examinado verificou-se sinal de Finkelstein positivo à direita e negativo à esquerda, sinal de Tinel e Phalen negativos bilateralmente.
Nesse caso, o provável diagnóstico é:
Alternativas
Q3068403 Segurança e Saúde no Trabalho
Considerando o trabalhador da questão anterior, pescador artesanal e contribuinte especial da Previdência Social, apresentando sequela incapacitante permanente em seu punho direito devido a um acidente, deixando-o incapacitado para o exercício de sua ocupação, porém podendo exercer outras ocupações, terá direito 
Alternativas
Q3068405 Segurança e Saúde no Trabalho
Assinale a opção que indica o agente biológico pode gerar toxinas fatais a partir do processo de trabalho inadequado de coleta e envasamento de palmitos realizado em matas e florestas. 
Alternativas
Q3068406 Segurança e Saúde no Trabalho
A Síndrome de Burnout é um transtorno mental relacionado ao trabalho caracterizado pela exaustão emocional, sinais de despersonalização e de prejuízos na realização pessoal.
Assinale a opção que cita um instrumento utilizado internacionalmente para avaliar esta síndrome.
Alternativas
Q3068407 Segurança e Saúde no Trabalho
Um empregado público municipal, com contrato de trabalho regido pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), que trabalha no departamento de parques e jardins como jardineiro e realiza, principalmente, poda de árvores, procura o serviço médico da prefeitura (médico do trabalho) com queixas de dores no ombro e braço direitos há oito meses, com piora progressiva, persistentes mesmo com uso de anti-inflamatórios não esteroides. No exame físico o paciente apresentava com teste de Jobe e de Neer positivos, assim como testes de Cozen, de Mill, e de Phalen negativos.

Nesse caso, o diagnóstico provável e a conduta administrativa que o médico do trabalho deve tomar são: 
Alternativas
Q3068408 Segurança e Saúde no Trabalho
Assinale a opção que expressa um evento ou doença que não há necessidade de notificação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN. 
Alternativas
Q3068409 Segurança e Saúde no Trabalho
Entre os agentes de exposição ocupacional listados a seguir, assinale aquela que está relacionado com aumento de risco para câncer de pulmão. 
Alternativas
Q3068410 Segurança e Saúde no Trabalho
A Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR) apresenta as seguintes características clínicas e fisiopatológicas:
Alternativas
Q3068411 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo Laurell e Noriega, o conceito de “Carga de Trabalho”:
Alternativas
Q3068413 Segurança e Saúde no Trabalho
Um trabalhador de uma indústria química se expõe ao tolueno durante sua jornada de trabalho.
Assinale a opção que descreve efeitos da intoxicação por este solvente orgânico e seu indicador biológico de exposição. 
Alternativas
Q3068415 Segurança e Saúde no Trabalho
Entre os exames listados a seguir, assinale aquele que pode auxiliar no monitoramento de trabalhadores rurais expostos a agrotóxicos organofosforados.
Alternativas
Q3068416 Segurança e Saúde no Trabalho
A medida estatística que mede a probabilidade de um evento ocorrer em uma população de trabalhadores sob estudo e seu valor coincide com a incidência, é: 
Alternativas
Q3068417 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo o Art. 21-A, da lei 8.213, de 24 de julho de 1991, a perícia Médica do INSS considerará a natureza acidentária da incapacidade para o trabalho, quando constatar o nexo técnico epidemiológico decorrente da relação entre 
Alternativas
Q3068420 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo o Art. 200 da Constituição Federal de 1988: 
Alternativas
Q3068421 Segurança e Saúde no Trabalho
A Norma Regulamentadora número 9 (NR 9) estabelece
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: C
5: E
6: B
7: B
8: D
9: E
10: C
11: D
12: A
13: A
14: B
15: C
16: B
17: B
18: E
19: C
20: B