Questões de Concurso Público Prefeitura de Caraguatatuba - SP 2024 para Médico Pediatra

Foram encontradas 25 questões

Q3071395 Medicina
Menina de 8 anos, é trazida ao pronto-socorro pelos pais devido a um episódio agudo de urticária. Os pais relatam que ela desenvolveu lesões no corpo há cerca de 2 horas. Não há história de febre, dor abdominal, dificuldade respiratória ou outros sintomas associados. Está alerta e orientada, sem sinais de angioedema. O exame mostra múltiplas pápulas eritematosas, algumas coalescentes, distribuídas por todo o corpo e que poupam a face.

A respeito do caso descrito, assinale a opção que indica a primeira medida a ser tomada no manejo inicial da paciente. 
Alternativas
Q3071396 Medicina
Menino de 11 anos, é trazido ao consultório por sua avó, que recentemente se tornou sua responsável legal. A avó relata desconhecer o histórico vacinal, pois ele viveu grande parte de sua infância com os pais em outra cidade. A criança agora está sob sua guarda devido a circunstâncias familiares.

Após a vacinação inicial, o plano recomendado para acompanhar o calendário vacinal do paciente é
Alternativas
Q3071397 Medicina
Assinale a opção que indica o imunobiológico responsável por imunização passiva a ser aplicado numa bebê de 6 meses, que nascera com 28 semanas de gestação. 
Alternativas
Q3071398 Medicina
Assinale a opção que indica os principais fatores que devem ser considerados ao decidir pela sedação de uma paciente de 3 anos que requer sedação para a realização de uma ressonância nuclear magnética de neuroeixo. 
Alternativas
Q3071399 Medicina
Lactente de 6 meses, nascido a termo e sem intercorrências de saúde até o momento, é levado ao pronto-socorro pelos pais com história de irritabilidade, choro intenso, vômitos biliosos e recusa alimentar nas últimas 24 horas. Os pais notaram uma distensão abdominal progressiva.
Assinale a opção que indica o exame mais apropriado para elucidar esse quadro. 
Alternativas
Q3071400 Medicina
Assinale a opção que indica o(s) comportamento(s) encontrado(s) em uma criança de 6 (seis) meses que pode(m) sugerir o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Alternativas
Q3071401 Medicina
Quanto à introdução alimentar, a Sociedade Brasileira de Pediatria preconiza
Alternativas
Q3071402 Medicina
Menino de 7 anos, é levado ao pronto-socorro pelos pais devido a petéquias e equimoses generalizadas. Segundo os responsáveis, o menino tem estado mais cansado nas últimas semanas e, ocasionalmente, reclama de dor nas pernas. Não há história de infecções recentes. Na suspeita de PTI, cuja contagem plaquetária seja 25.000/mm3 sem evidência de sangramentos, a recomendação inicial para o manejo do paciente é 
Alternativas
Q3071403 Medicina
Recém-nascida saudável, foi trazida à consulta de rotina aos 4 dias de vida. Os pais notaram o aparecimento de lesões na pele da bebê e estão preocupados. A criança nasceu a termo, sem complicações durante a gravidez e o parto. As lesões são pápulas eritematosas com base amarelada na face e tronco.

Nesse caso, a causa mais comum desta condição que é característica dos recém-nascidos é
Alternativas
Q3071404 Medicina
Em relação ao teste do coraçãozinho é correto afirmar que 
Alternativas
Q3071405 Medicina
Para um transporte inter hospitalar de pacientes neonatais de forma segura, o Ministério da Saúde indica a realização do índice de risco para o paciente (Trip) no início e ao final do transporte.
Esse escore é composto pelos seguintes parâmetros: 
Alternativas
Q3071406 Medicina
Assinale a opção que indica os sinais de alerta que indicam a necessidade de avaliação médica imediata após um traumatismo cranioencefálico em lactentes.
Alternativas
Q3071407 Medicina
No caso de mordedura por cão, o soro antirrábico pós-exposição é indicado
Alternativas
Q3071408 Medicina
De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a primeira etapa essencial no manejo de um recém-nascido com genitália ambígua é
Alternativas
Q3071409 Medicina
Menina de 4 anos, é trazida pelos pais à consulta pediátrica devido a dores abdominais persistentes e hematúria nas últimas semanas. Realizada uma ultrassonografia abdominal, que revela uma massa no rim esquerdo.
Com base nesses achados, assinale a opção que indica a suspeita diagnóstica mais provável.
Alternativas
Q3071410 Medicina
A malformação urinária mais comum em crianças e que frequentemente é associada à indicação de quimioprofilaxia é
Alternativas
Q3071411 Medicina
Uma estudante do 7º ano, foi encaminhada à consulta pediátrica devido a uma mudança perceptível em seu comportamento. Os professores observaram queda no rendimento escolar, isolamento social e alterações no sono. Os pais também relatam que a paciente parece mais triste e desinteressada nas atividades que antes apreciava.
De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o primeiro passo no diagnóstico de depressão em escolares é
Alternativas
Q3071412 Medicina
Uma adolescente de 16 anos, procura atendimento médico para discutir medidas de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Ela está iniciando uma vida sexual ativa e quer informações sobre como se proteger.
Nessa situação a IST mais comum em adolescentes no Brasil e contra a qual existe uma vacina disponível é 
Alternativas
Q3071413 Medicina
Menina de 8 anos, é trazida à emergência com quadro agudo de dispneia, chiado no peito, uso da musculatura acessória e batimento da asa do nariz. Há história de asma, mas nunca na gravidade em que se apresenta no momento. Após o manejo inicial, não há melhora significativa e o médico decide realizar uma gasometria arterial para avaliar sua função respiratória.
Assinale a opção que indica o parâmetro gasométrico que provavelmente estará alterado na gasometria arterial da paciente.
Alternativas
Q3071414 Medicina
Menino de 4 anos, é trazido à emergência após ser resgatado de uma piscina. Ele estava brincando com amigos quando, acidentalmente, caiu na água. Os pais o encontraram imediatamente e o retiraram da piscina. O paciente está tossindo, eliminando um pouco de espuma e parece assustado. A ausculta respiratória revela estertoração esparsa, entretanto não há repercussões hemodinâmicas.
Nesse caso, assinale a opção que indica a conduta a ser realizada nesta situação.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: B
5: B
6: D
7: A
8: C
9: D
10: A
11: C
12: C
13: D
14: D
15: B
16: E
17: D
18: E
19: C
20: B