Questões de Concurso Público Prefeitura de Caraguatatuba - SP 2024 para Médico Psiquiatra
Foram encontradas 4 questões
( ) Nas situações de urgência e emergência, qualquer serviço de saúde deve receber e cuidar da pessoa, bem como encaminhá-la para outro serviço em caso de necessidade.
( ) O paciente tem o direito de ser identificado pelo nome e sobrenome civil, devendo existir, em todo documento do usuário e usuária, um campo para se registrar o nome social, independentemente do registro civil.
( ) O paciente internado tem direito de receber visita de outros profissionais de saúde que não pertençam à unidade hospitalar, sendo facultado a esse profissional o acesso ao prontuário.
As afirmativas são, respectivamente
I. Todo paciente removido para outra unidade deve ser acompanhado por relatório completo, legível, com identificação e assinatura do profissional assistente, que deve passar a integrar o prontuário no destino, permanecendo cópia no prontuário de origem.
II. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA é obrigatória para todo serviço de saúde com mais de 100 trabalhadores e facultativa para os demais.
III. Os dados que compõem o prontuário pertencem ao paciente e devem estar permanentemente disponíveis aos mesmos ou aos seus representantes legais e à autoridade sanitária quando necessário.
Está correto o que se afirma em
I. a cidade pode, sim, montar um projeto de um CAPS. Porém, infelizmente o município é pequeno demais para ter um CAPS-I (da infância e adolescência) bem como um CAPS-AD. Porém é possível estruturar no CAPS geral programas específicos para atender a essas populações;
II. para melhor atenção dos pacientes em estado de crise, os leitos de emergência deveriam ser instalados dentro de um hospital ou de um pronto-socorro geral uma vez que muitos quadros agudos de alterações mentais e comportamentais tem origem orgânica, que podem ser potencialmente letais. Assim, há a possibilidade de uma atenção integral ao paciente;
III. seria interessante, de qualquer forma, instalar o Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF), onde uma equipe multidisciplinar de saúde mental iria realizar o matriciamento de pacientes nas próprias unidades básicas de saúde com equipes de saúde da família (ESF). Porém para tal, o município precisa de, pelo menos, 15 (quinze) ESF para cada unidade de NASF.
Está correto o que se afirma em