Questões de Concurso Público Prefeitura de Caraguatatuba - SP 2024 para PEB II - Arte
Foram encontradas 22 questões
I. Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, de modo acrítico, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.
II. Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
III. Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.
IV. Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.
Estão corretos os itens:
( ) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.
( ) Explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
( ) Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.
Os itens são, respectivamente,
I. analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas.
II. valorizar especialmente a cultura brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias de diferentes épocas.
III. favorecer a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Está correto o que se afirma em
( ) A obra de arte situa-se no ponto de encontro entre o particular e o universal da experiência humana.
( ) A obra de arte revela para o artista e para o espectador uma possibilidade de existência e comunicação, além da realidade de fatos e relações habitualmente conhecidos.
( ) O que distingue essencialmente a criação artística das outras modalidades de conhecimento humano é a qualidade de comunicação entre os seres humanos que a obra de arte propicia, por uma utilização particular das formas de linguagem.
( ) A percepção estética é a chave da comunicação artística.
As afirmativas são, respectivamente,
I. o fazer artístico como experiência poética (a técnica e o fazer como articulação de significados e experimentação de materiais e suportes variados);
II. o fazer artístico como desenvolvimento de potencialidades: percepção, reflexão, sensibilidade, imaginação, intuição, curiosidade e flexibilidade;
III. o fazer artístico como experiência de interação (celebração e simbolização de histórias grupais);
IV. o objeto artístico como forma (sua estrutura ou leis internas de formatividade) e como produção cultural (documento do imaginário humano, sua historicidade e sua diversidade).
Estão corretos os itens:
I. A formação em arte, que inclui o conhecimento do que é e foi produzido em diferentes comunidades, deve favorecer a valorização dos povos pelo reconhecimento de semelhanças e contrastes, qualidades e especificidades, o que pode abrir o leque das múltiplas escolhas que o jovem terá que realizar ao longo de seu crescimento, na consolidação de sua identidade.
II. O fenômeno artístico está presente em diferentes manifestações que compõem os acervos da cultura popular, erudita, modernos meios de comunicação e novas tecnologias.
III. O ensino de Arte é área de conhecimento com conteúdos específicos e deve ser consolidada como parte constitutiva dos currículos escolares, requerendo, portanto, capacitação dos professores para orientar a formação do aluno.
Está correto o que se afirma em:
(Adap. de wikipedia.org)
A lacuna fica corretamente preenchida por
1. Chiquinha Gonzaga. 2. Luiz Gonzaga. 3. Carlos Gomes. 4. Camargo Guarnieri.
( ) música clássica. ( ) baião. ( ) choro. ( ) ópera.
A associação correta, na ordem apresentada, é:
Zé Celso relacionou, de forma inovadora, os mestres do teatro moderno, como Stanislavski, com a tradição teatral brasileira, de melodramas e comédia ligeira. É considerado um inventor da noção de grupalidade, a ideia de que o teatro se faz em (e para a) coletividade.
O seguinte grupo teatral está para sempre relacionado a José Celso:
Tupi, or not tupi that is the question.
Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos.”
[...]
Somos concretistas. As idéias tomam conta, reagem, queimam gente nas praças públicas. Suprimamos as idéias e as outras paralisias. Pelos roteiros. Acreditar nos sinais, acreditar nos instrumentos e nas estrelas.
Os fragmentos acima, retirados do seguinte importante documento apresentado por Oswald de Andrade em 1928:
‘A Negra’ retrata o mito da negra na formação do povo brasileiro, elaborada a partir das estórias contadas pelas empregadas negras da fazenda. As “pretalhonas” com redondezas afrodisíacas de corpo eram as escolhidas para pajens, mucamas e molecas, e trocavam aspectos íntimos de influência com as famílias brasileiras. O mito da negra é (e era) o de possuir um grande apetite sexual enquanto o homem civilizado teria um apetite sexual ordinário. A domesticação das mães de criação, amas de leite, mãe preta, através da tradição do aleitamento também é notório no mito. A condição social de estar à serviço do branco introduziu um sistema de submissão e passividade. A negra sempre apresentava o sorriso contagiante, sensual e extrovertido, camuflando sua história de sobrevivente como afrodescendente, no lar doméstico brasileiro, no final do séc. XIX.
(Silvia Meira, MAC USP/ CBHA)
‘A Negra’ é obra seminal muito característica da obra de
I. Amparada pela invenção renascentista da perspectiva, a cenografia teatral foi, desde a invenção do teatro à italiana, do século XVII até o final do século XIX, a produção de uma ilusão pictórica do espaço tridimensional.
II. Cenografia é a técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas, sendo, portanto, parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação.
III. Na cenografia, a representação não está limitada à substituição de um original: ela é também um elemento narrativo, um auxiliar que permite situar espacial e temporalmente o tema abordado por um texto teatral ou por uma exposição.
Está correto o que se afirma em:
Os nomes relacionados a seguir são de importantes pianistas brasileiros, com sólidas carreiras internacionais, à exceção de um que não se notabilizou ao piano, mas em outro instrumento. Assinale-o.
O excerto de letra de música acima assinale um marco fundamental de um movimento artístico brasileiro, gestado e apresentado na década de 1960, que promoveu profundas mudanças nos modos de se fazer música, cinema, artes plásticas e teatro no Brasil. Fenômeno cultural fundamental, promoveu mudanças comportamentais que se tornaram permanentes na vida cotidiana nacional.
Estamos falando do movimento conhecido como
No início do século XX, a reprodução técnica tinha atingido um nível tal que começara a tornar objeto seu, não só a totalidade das obras de arte provenientes de épocas anteriores, e a submeter os seus efeitos às modificações mais profundas, como também a conquistar o seu próprio lugar entre os procedimentos artísticos. Para o estudo deste nível, nada é mais elucidativo do que as suas duas diferentes manifestações – a reprodução da obra de arte e o cinema – e a sua repercussão retrospectiva sobre a arte, na sua forma tradicional.
(Walter Benjamin, in A Obra de Arte na Era de sua Reprodutividade Técnica)
O cinema e a fotografia são linguagens artísticas surgidas no século XIX e que impactaram o fazer artístico moderno e contemporâneo.
O cinema nacional foi marcado, na segunda metade do século passado, pelo florescimento do Cinema Novo. Em relação a este movimento artístico, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):
( ) O Cinema Novo surgiu como uma resposta ao cinema tradicional que basicamente se resumia a musicais, comédias e histórias épicas no estilo hollywoodiano, muitas vezes realizados com recursos de produtoras e distribuidoras estrangeiras.
( ) Os jovens cineastas do movimento cunhou o lema “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” para desenvolver uma arte engajada, movida pelas preocupações sociais e enraizada na cultura brasileira.
( )A chamada “estética da fome” surgiu para representar os temas da miséria e da violência em função da construção de um projeto cinematográfico: o de um “cinema perigoso, divino e maravilhoso” – como definiu Glauber Rocha.
As afirmativas são, respectivamente,
Principal fotógrafo brasileiro do século XIX, dono de uma obra que se equipara à dos maiores nomes da fotografia em todo o mundo.
(IMS – Instituto Moreira Salles)
Sua obra é considerada um dos principais documentos visuais do Brasil, sobretudo da cidade do Rio, do século XIX e do início do século XX. Foi o precursor e principal fotógrafo a se dedicar ao registro de paisagens no país. Retratou, também, eventos históricos, a sociedade escravista da época e grandes obras de engenharia, como ferrovias e reformas urbanísticas, tal qual a da Avenida Central (atual Avenida Rio Branco), no Rio.
(https://www.multirio.rj.gov.br/index.php/reportagens/16926)
O texto se refere a