Questões de Concurso Público Prefeitura de São José dos Campos - SP 2024 para Analista em Gestão Municipal (Tecnologia da Informação)
Foram encontradas 70 questões
“Ficara sentada à mesa a ler o Diário de Notícias, no seu roupão de manhã de fazenda preta, bordado a sutache, com largos botões de madrepérola; o cabelo louro um pouco desmanchado, com um tom seco do calor do travesseiro, enrolava-se, torcido no alto da cabeça pequenina, de perfil bonito; a sua pele tinha a brancura tenra e láctea das louras; com o cotovelo encostado à mesa acariciava a orelha, e, no movimento lento e suave dos seus dedos, dois anéis de rubis miudinhos davam cintilações escarlates.”
Sobre essa descrição, é correto afirmar que
“Tinham dado onze horas no cuco da sala de jantar. Jorge fechou o volume de Luís Figuier que estivera folheando devagar, estirado na velha voltaire de marroquim escuro, espreguiçou-se, bocejou e disse:
— Tu não te vais vestir, Luísa?
— Logo.”
Assinale a afirmativa incorreta sobre o conteúdo ou sobre a estruturação desse segmento inicial do romance.
A sala esteirada, alegrava, com o seu teto de madeira pintado a branco, o seu papel claro de ramagens verdes. Era em julho, um domingo, fazia um grande calor; as duas janelas estavam cerradas, mas sentia-se fora o sol faiscar nas vidraças, escaldar a pedra da varanda; havia o silêncio recolhido e sonolento de manhã de missa; uma vaga quebreira amolentava, trazia desejos de sestas ou de sombras fofas debaixo de arvoredos, no campo, ao pé da água; nas duas gaiolas, entre as bambinelas de cretone azulado, os canários dormiam; um zumbido monótono de moscas arrastava-se por cima da mesa, pousava no fundo das chávenas sobre o açúcar mal derretido, enchia toda a sala de um rumor dormente.”
Nesses segmentos descritivos, assinale a opção cujo termo destacado mostra um diferente valor semântico, em relação aos demais.
Considerando esses significados originais, assinale a frase em que houve troca indevida entre essas expressões.
Assinale a frase abaixo em que a preposição A tem valor nocional.
1º Some 3 ao número N;
2º Eleve ao quadrado o resultado obtido na operação anterior;
3º Subtraia 1 do resultado obtido na operação anterior;
4º Divida por 4 o resultado obtido na operação anterior.
Sob essas condições, qualquer que seja N, o resultado obtido ao final da sequência de operações será
• o caminho 1 liga A e B;
• o caminho 2 liga A e C;
• os caminhos 3 e 4, distintos, ligam A e D;
• o caminho 5 liga B e D;
• o caminho 6 liga C e D;
• o caminho 7 liga C e E;
• o caminho 8 liga D e E.
Um percurso é qualquer sequência de caminhos escolhidos entre esses 8 existentes, não importando se há ou não repetição de caminho. Ordenações distintas de caminhos implicam percursos distintos. Assim, (1 – 5) e (5 – 1) são percursos diferentes formados pelos mesmos 2 caminhos.
O número total de percursos, formados por exatamente 3 caminhos, que começam no bebedouro B e terminam no bebedouro C é igual a
Considere as seguintes proposições simples:
s1: o sensor da sala s1 é acionado;
s2: o sensor da sala s2 é acionado;
s3: o sensor da sala s3 é acionado;
a: o alarme do laboratório é soado;
e: a energia elétrica local é ligada.
Considerando ~p como a negação de uma proposição p qualquer, o protocolo de segurança descrito acima pode ser representado, com exatidão, em linguagem lógica simbólica por
Nessa empresa, 92 colaboradores possuem previdência privada e os demais, não. Entre os que possuem previdência privada, 25% estão lotados no departamento C. Entre os que trabalham no departamento C, 20% possuem previdência privada.
Se, entre os colaboradores lotados no departamento A, a quantidade daqueles que têm previdência privada está para a quantidade dos que não a têm assim como 2 está para 1, então a quantidade de colaboradores do departamento B que não possuem previdência privada é
A razão entre os comprimentos dos segmentos DU e CU é igual a