Questões de Concurso Público SEDUC-SP 2024 para Professor de Ensino Fundamental e Médio (Educação Profissional) - Saúde
Foram encontradas 20 questões
Associe as duas colunas a seguir, relacionando as vias de administração de medicamentos à sua característica.
1. Intradérmica.
2. Intramuscular.
3. Subcutânea.
4. Intravenosa.
( ) Requer considerações sobre o volume de medicação, técnica adequada de administração e escolha do local apropriado. O medicamento é depositado em tecido profundo, que tem rico suprimento de sangue.
( ) O medicamento é administrado diretamente na corrente sanguínea através de uma veia. Essa forma de administração pode variar desde uma única dose até uma infusão contínua.
( ) Absorção lenta, geralmente utilizada para medicamentos de uso contínuo. Os locais preferenciais são a face superior externa do braço, a face anterior da coxa, e a região supra e infra umbilical.
( ) Envolve a administração de pequenas quantidades entre a pele e o tecido subcutâneo, com absorção muito lenta, usada principalmente para a vacina BCG.
A sequência correta dessa associação é:
O sistema respiratório consiste no nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. Os pulmões contêm ___________, ramificações das vias aéreas ___________ primários até ____________ terminais.
Assinale a alternativa que completa de forma correta e
respectivamente a afirmação:
Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina. O tratamento consiste em dieta, atividade física e medicamentos que reduzem os níveis de glicose, como por exemplo a insulina. Considerando as formulações de insulinas disponíveis no Brasil, associe as duas colunas, relacionando os tipos de insulinas com sua classificação.
1. Insulinas Basais.
2. Insulinas Pré-Misturadas.
3. Insulinas Prandiais.
( ) NPA/Asparte.
( ) Insulina de ação intermediária.
( ) Insulina de ação rápida.
( ) NPH/Regular.
A sequência correta dessa associação é:
No exame físico de um paciente, a ausculta pulmonar é uma ferramenta fundamental no processo de avaliação das doenças respiratórias. Associe as duas colunas, relacionando os ruídos adventícios provenientes da ausculta pulmonar e sua característica.
1. Estertores bolhosos.
2. Ronco.
3. Sibilos.
4. Cornagem ou estridor.
5. Crepitantes.
( ) Sons intermitentes e agudos, parecidos com o ruído de atritar uma mecha de cabelo perto do ouvido, geralmente associado à presença de líquido em vias aéreas de pequeno calibre ou nos alvéolos.
( ) Sons que lembram o rompimento de pequenas bolhas, audíveis durante a inspiração ou expiração. Resultam da presença de substâncias líquidas na traqueia, brônquios, bronquíolos ou tecido pulmonar.
( ) Sons agudos semelhantes a um chiado ou assobio, causados pelo fluxo de ar através de vias aéreas estreitas. Podem ser ouvidos na inspiração e expiração, e, em casos intensos, podem ser percebidos sem o uso do estetoscópio.
( ) Som contínuo e profundo, que pode ser ouvido tanto na inspiração quanto na expiração. É um som grave e prolongado. O mecanismo pode estar relacionado a variações na obstrução à medida que as vias respiratórias se distendem com a inspiração e se estreitam na expiração.
( ) Respiração ruidosa, geralmente mais perceptível durante a inspiração, causada por obstrução na laringe ou traqueia. Pode ser resultado de edema da glote, corpos estranhos ou estenose da traqueia.
A sequência correta dessa associação é:
Pacientes idosos frequentemente utilizam múltiplos medicamentos, o que aumenta o risco de uso de Medicamentos Potencialmente Inapropriados (MPI) para essa faixa etária e a ocorrência de eventos adversos relacionados. Medicamentos são considerados MPIs quando os riscos associados ao seu uso em idosos superam os benefícios, quando não há evidências claras de eficácia ou quando existem alternativas terapêuticas disponíveis. O uso desses medicamentos está associado a problemas como quedas, delirium, diminuição da funcionalidade, institucionalizações, hospitalizações e morte. Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Os medicamentos Atropina, Escopolamina, Hioscina são considerados medicamentos potencialmente inapropriados para idosos.
PORQUE
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Considerando a anatomia e a fisiologia do sistema cardíaco, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O Sistema de Purkinje é responsável pela ritmicidade própria do coração, assim como o sincronismo na contração de suas câmaras. Transmite impulsos com velocidade semelhante à do músculo cardíaco normal.
( ) As valvas atrioventriculares (pulmonar e aórtica) evitam o refluxo de sangue dos ventrículos para os átrios durante a sístole, e as valvas semilunares (tricúspide e mitral) impedem o refluxo da aorta e das artérias pulmonares para os ventrículos durante a diástole.
( ) O ciclo cardíaco consiste no período de relaxamento, chamado sístole, durante o qual o coração se enche de sangue, seguido pelo período de contração, chamado diástole.
( ) O nodo sinusal, conhecido por sinoatrial, é a estrutura responsável pela geração do ritmo cardíaco, e por isso é chamado de marcapasso cardíaco.
As afirmativas são, respectivamente,
As principais certificações da qualidade das organizações de saúde em âmbito hospitalar são:
I. _________, que tem como missão aprimorar a gestão, a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde, por meio do Sistema Brasileiro de Acreditação. Além de ser uma referência nacional, apresenta padrões que são reconhecidos internacionalmente, devido à validação de seu manual pela International Society for Quality in Health Care.
II. _______, originária dos Estados Unidos, busca melhorar a segurança e a qualidade dos cuidados na comunidade internacional através de educação, publicações, consultoria e serviços de avaliação e acreditação.
III. __________, metodologia desenvolvida no Canadá que adota os padrões de avaliação da Health Standards Organization. Esta abordagem se baseia em princípios de parceria com pacientes para a coprodução do cuidado, apoiando prestadores de serviços de saúde na implementação e demonstração de práticas eficazes voltadas para o cuidado centrado na pessoa e no engajamento.
Assinale a alternativa que completa de forma correta e
respectivamente as lacunas.
Os resíduos de serviços de saúde referem-se a todos os materiais gerados nos serviços de saúde, como hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios, que precisam de manejo e descarte específicos devido aos riscos que podem representar. Esses resíduos podem ser classificados em diferentes grupos. O grupo _________ refere-se aos resíduos de saneantes ou contendo metais pesados; o grupo ________ refere-se aos resíduos capazes de cortar ou furar, incluindo agulhas, escalpes e ampolas de vidro; o grupo _________ refere-se aos resíduos rejeitos mais perigosos, devido à presença de agentes biológicos que podem apresentar risco de infecção.
Em sequência, os grupos que completam corretamente essas
lacunas são:
Atualmente, cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana. O vírus HIV ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana pode causar imunodepressão e levar a quadros de infecções oportunistas.
PORQUE
II. O vírus do HIV ataca o sistema imunológico, sendo as células neutrófilos as mais atingidas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) de risco à infecção ao HIV consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essa infecção. Analise as afirmativas em verdadeiras (V) ou falsas (F), conforme o protocolo clínico e as diretrizes terapêuticas para Profilaxia Pós-Exposição de risco à infecção pelo HIV, infecção sexualmente transmissível e hepatites virais, do Ministério da Saúde.
( ) A Profilaxia Pós-Exposição deve ser iniciada o mais precocemente possível, tendo como limite as 96 horas subsequentes à exposição.
( ) Os Materiais biológicos com risco de transmissão do HIV são: sangue, sêmen, fluidos vaginais, líquidos de serosas, vômitos, líquido amniótico e líquor.
( ) A decisão sobre a indicação de profilaxia pós-exposição dependerá do status sorológico para HIV da pessoa exposta, o qual deve ser sempre avaliado por meio de testes rápidos em casos de exposições consideradas de risco.
( ) O atendimento da pessoa exposta está condicionado ao status sorológico da pessoa-fonte.
As afirmativas são, respectivamente:
A patologia Monkeypox causa febre, dores de cabeça, nas costas e nas articulações, adenopatia e astenia intensa. Após o início da febre, aparecem as erupções cutâneas, que evoluem na sequência. Com base na indicação dos termos a seguir, preencha os quadros na ordem sequencial em que ocorrem as etapas da erupção cutânea.
1. Pústulas
2. Máculas
3. Vesículas
4. Crostas
5. Pápulas
A sequência correta em que ocorre o processo é: