Questões de Concurso Público SES-MT 2024 para Assistente Social
Foram encontradas 19 questões
Nessa perspectiva, a assistência social se estabelece
Ao pensar o trabalho do assistente social com famílias no campo das políticas sociais, Mioto (2013) destaca o trabalho com famílias tendo como norte o pensamento social crítico. Neste sentido, o alcance e a direcionalidade das ações profissionais incidem em diferentes níveis de atenção.
Assinale a opção que os apresenta.
Para Fávero et al. (2020), um estudo social “(...) exige a inserção do objeto sobre o qual incide o trabalho profissional na totalidade social que o produz e o explica.”
Esse processo implica em estabelecer as relações do objeto
estudado com as dimensões
A Saúde foi uma das áreas em que os avanços foram mais significativos na Constituição de 1988. Entretanto, a partir da década de 1990, as contrarreformas de cunho neoliberal começaram a entrar no país.
Na Saúde, de acordo com o CFESS (2010), há a criação de dois
subsistemas:
A respeito de realizar uma atuação competente e crítica do Serviço Social na área da saúde para o CFESS (2010), avalie as afirmativas a seguir.
I. Elaborar e participar de projetos de educação permanente, buscar assessoria técnica e sistematizar o trabalho desenvolvido, bem como realizar investigações sobre temáticas relacionadas à saúde.
II. Conhecer as condições de vida e trabalho dos usuários, bem
como os determinantes sociais que interferem no processo
saúde-doença.
III. Instituir locais para usuários e familiares serem acolhidos por
equipe multiprofissional.
Está correto o que se afirma em
A partir da década de 1980, o Serviço Social constrói a hegemonia da Teoria Social Crítica, que propugna pela atuação profissional em uma perspectiva totalizante.
Segundo o CFESS (2010), a intervenção orientada por esta
perspectiva teórico-política pressupõe
Ao tratar do trabalho ao Assistente Social na Saúde Mental, o CFESS (2010) enfatiza como um dos eixos de atuação importantes as ações socioassistenciais.
Nesse sentido, as ações a serem desenvolvidas pelos assistentes
sociais devem
Bravo e Castro (2006) afirmam que o trabalho do Assistente Social na Saúde deve estar alicerçado no Projeto Ético Político e referenciado no projeto da Reforma Sanitária.
Nesta perspectiva, os autores consideram que o Código de Ética
apresenta ferramentas fundantes para o trabalho dos assistentes
sociais na saúde em alguns de seus 11 princípios, entre os quais,
Entre os autores vinculados à Teoria Crítica há consenso de que, a partir dos anos 1990, o Brasil adotou a agenda do Banco Mundial para a Área da Saúde.
Segundo Moraes (2019), atualmente, a racionalidade hegemônica
no SUS convive com elementos da Reforma Sanitária,
incorporando três eixos centrais e complementares:
O campo da saúde mental é constituído de vertentes, perspectivas e significados diferentes, com disputas, o que representa desafios para o cuidado antimanicomial.
Na perspectiva da Reforma Psiquiátrica, a lógica territorial e de
compartilhamento entre CAPS e ESF por meio do apoio matricial,
estabelece o(a)
Adriana, docente do curso de Serviço Social, foi designada para ministrar a disciplina de Serviço Social na Contemporaneidade. Com base no pensamento de Iamamoto (2009), a docente propôs um ensino a partir do novo perfil de profissional para a atualidade.
De acordo com o pensamento da autora, o novo perfil de
profissional busca
Construir um projeto de trabalho é fundamental para a prática profissional do assistente social, pois ele deve “(...) condensar as possibilidades e os limites colocados ao profissional para executar suas tarefas” (Couto, 2009, p. 654).
Dessa forma, o projeto de trabalho deve
Para Couto (2009), a construção de um projeto de intervenção implica em buscar na teoria a ação que garanta uma qualidade interventiva e reforce a legitimidade da profissão.
Ao se filiar à teoria dialético-crítica, o Assistente Social
Em uma unidade de Atenção Básica de Saúde, o Assistente Social Marcelo foi chamado para intervir na seguinte situação: uma mãe não permitiu que a sua filha de 5 meses fosse vacinada com as doses de imunização estabelecidas pela autoridade sanitária como necessárias à prevenção de uma determinada doença. Depois de uma longa abordagem do profissional, a genitora se evadiu com a criança.
Nesse caso cabe ao Assistente Social, à luz do Estatuto da Criança
e do Adolescente,
Jacinto tem 70 anos, e gosta de passear pela cidade. Ontem, ele foi pegar o Metrô para voltar para casa e apresentou a sua carteira de identidade ao funcionário do Metrô, a fim de que a catraca fosse liberada. Entretanto, o funcionário exigiu de Jacinto um cartão da Secretaria de Transportes para ter sua passagem liberada.
Neste caso, Jacinto