Questões de Concurso Público SES-MT 2024 para Médico Cirurgião Pediátrico

Foram encontradas 34 questões

Q2480857 Medicina
A correção cirúrgica da hérnia inguinal em crianças é um procedimento cirúrgico frequente, com baixa incidência de complicações pós-operatórias.
No sexo masculino, podem ser descritas as intercorrências abaixo, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2480858 Medicina
A observação, no primeiro mês de vida, de um orifício na região cervical anterior, medial ao músculo esternocleidomastoideo direito, com saída eventual de líquido claro, pode ser classificada como
Alternativas
Q2480859 Medicina
Nos distúrbios de diferenciação sexual, a etiologia da insensibilidade androgênica completa (CAIS) é:
Alternativas
Q2480860 Medicina
O tratamento conservador no trauma abdominal contuso é amplamente aceito atualmente. Ele se baseia no correto diagnóstico radiológico e acompanhamento clínico rigoroso dos pacientes.
A opção pela conduta conservadora tem que levar em consideração, primeiramente,
Alternativas
Q2480861 Medicina
O maior acesso ao acompanhamento pré-natal, incluindo a realização de ultrassonografias obstétricas, permitiu o diagnóstico presuntivo pré-natal de algumas malformações congênitas.
A presença de polidrâmnio no terceiro trimestre de gestação não é indicativo de
Alternativas
Q2480862 Medicina
Os cistos de conduto tireoglosso resultam da persistência dessa estrutura após a migração da glândula tireoide até o terço inferior do pescoço. Há indicação de tratamento cirúrgico, principalmente devido ao potencial infeccioso, porém há relatos de transformação maligna dessa estrutura.
A neoplasia mais frequente é:
Alternativas
Q2480863 Medicina
As neoplasias endócrinas múltiplas são condições extremamente raras na infância, podendo ser responsáveis pelo aparecimento das seguintes doenças, exceto
Alternativas
Q2480864 Medicina
Em certos bebês com estenose hipertrófica de piloro é possível observar icterícia, sendo a sua causa:
Alternativas
Q2480865 Medicina
Durante a dissecção do saco herniário, em um paciente do sexo masculino com hérnia inguinal bilateral, não foram observados os ductos deferentes.
Essa condição é associada a
Alternativas
Q2480866 Medicina
A apresentação anatômica mais frequente da atresia de esôfago é a
Alternativas
Q2480867 Medicina
Os distúrbios de diferenciação sexual ocorrem no período embrionário e fetal, por causas distintas, levando a um desenvolvimento genital atípico.
A etiologia mais frequente da virilização genital nos recém-nascidos é a 
Alternativas
Q2480868 Medicina
O torcicolo congênito é causado por um espessamento fibroso do músculo esternocleidomastoideo, geralmente unilateral, observado em recém-nascidos ou lactentes.
O tratamento cirúrgico deve ser indicado na seguinte situação:
Alternativas
Q2480869 Medicina
Lactente com 50 dias de vida, nascido a termo, com peso ao nascimento de 3.450g. Apresenta icterícia desde o segundo dia de vida, que persiste até o momento. Os responsáveis observaram fezes de coloração esbranquiçada desde o décimo quinto dia de vida.
Baseado na apresentação clínica, assinale a principal hipótese diagnóstica.
Alternativas
Q2480870 Medicina
Os hemangiomas hepáticos na infância são tumores vasculares que podem ter apresentações distintas.
Sobre as suas características, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2480871 Medicina
Uma gestante na trigésima semana de gestação comparece ao consultório do cirurgião pediátrico para avaliação de uma alteração na ultrassonografia obstétrica. Trata-se de feto do sexo masculino, com hidronefrose esquerda.
Assinale a afirmativa que indica a melhor conduta para esse caso.
Alternativas
Q2480872 Medicina
As lesões pulmonares congênitas são raras, mas podem ser observadas já no período pré-natal, na ultrassonografia obstétrica.
O sequestro pulmonar apresenta as seguintes características, exceto:
Alternativas
Q2480873 Medicina
Um recém-nascido do sexo masculino foi diagnosticado com malformação anorretal ao nascimento, sendo colostomizado no segundo dia de vida. Durante o seguimento ambulatorial, foi realizado colostograma distal, que demonstrou coto retal sem comunicação com o trato urinário.
Nos pacientes portadores de ânus imperfurado sem fístula, de acordo com a incidência e as condições clínicas associadas, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2480874 Medicina
Paciente do sexo feminino, 4 anos, dá entrada no setor de emergência com dor intensa em andar inferior do abdome. Mãe informa última micção há cerca de 9 horas. Ao exame está hidratada, em bom estado geral, com fáscies de dor. Apresenta globo vesical palpável, ao nível da cicatriz umbilical.
Assinale a afirmativa que indica a principal causa de obstrução uretral aguda no sexo feminino, na infância.
Alternativas
Q2480875 Medicina
A presença de hipoglicemia persistente no recém-nascido demanda investigação clínica e laboratorial precoce, devido ao risco de lesões cerebrais graves e irreversíveis.
Assinale a afirmativa que indica sua principal causa.
Alternativas
Q2480876 Medicina
Os cistos de duplicação entérica podem estar presentes em qualquer localização do tubo digestivo, mas são mais frequentes no intestino delgado.
Assinale a opção que indica a característica que permite sua diferenciação de outras mal formações congênitas na mesma topografia. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: A
5: C
6: C
7: A
8: B
9: B
10: B
11: D
12: A
13: A
14: B
15: B
16: A
17: C
18: A
19: B
20: C