Questões de Concurso Público SES-MT 2024 para Médico Neurocirurgião
Foram encontradas 34 questões
I. Dependendo do contexto clínico, histórico de coagulopatia não é contra-indicação absoluta.
II. O tempo de início de sintomas até a craniectomia descompressiva deve ser menor que 48h.
III. Escore prévio ao evento isquêmico maior ou igual a 2 na Escala de Rankin modificada é uma contra-indicação à craniectomia descompressiva.
Está correto o que se afirma em
Em relação à Síndrome do Túnel do Carpo, assinale a afirmativa correta.
I. A artéria capsular anterior tem maior significado no tratamento de doenças suprasselares, como o meningioma do tubérculo da sela e craniofaringiomas. Esta artéria cruza a duramater no teto da sela, junto ao tubérculo selar e sua coagulação, ainda em um estágio inicial da abordagem, tende a diminuir o sangramento e facilitar a ressecção tumoral.
II. Em lesões da hipófise, principalmente adenomas com invasão do seio cavernoso, a identificação da artéria capsular inferior é importante porque, na abordagem do compartimento lateral e inferior da sela, sua lesão pode acarretar em um sangramento que pode ser confundido com lesão do seio cavernoso.
III. Os ramos distais da artéria capsular inferior podem ser usados como um ponto de referência da linha média, quando a anatomia estiver distorcida.
Está correto o que se afirma em
I. Meningiomas da Goteira Olfatória: a Síndrome de Foster Kennedy pode ocorrer quando o tumor está assimetricamente situado em um lado da goteira olfatória. São achados comuns nessa síndrome: anosmia, atrofia nervo óptico ipsilateral, papiledema. Pode haver alteração cognitiva e déficit de memória recente, se o tumor for muito extenso.
II. Meningiomas Parassagitais: podem ser divididos em 1/3 anterior: extendendo-se do etmoide até a sutura coronal, apresentando-se com cefaleia e alteração do status mental, mais comumente. 1/3 médio: situado entre as suturas coronal e lambdoide. Mais frequentemente apresentam-se com crises convulsivas Jacksonianas e monoplegia progressiva. 1/3 posterior: situados entre a sutura lambdoide a torcula: mais frequentemente se apresenta com cefaleia, sintomas visuais, crises convulsivas focais. A classificação de Sindou avalia o grau de invasão do Seio Sagital Superior, pelo tumor.
III. Meningioma do Tubérculo da Sela: é um meningioma da fossa média, originando-se no tubérculo da sela, frequentemente associado a perda visual (atrofia do nervo óptico e hemianopsia bitemporal). Pode ser confundido com Macroadenoma de Hipófise se, seu crescimento, assume uma topografia mais posterior.
Está correto o que se afirma em
I. Originados, normalmente, da divisão inferior do Nervo. Vestibular, mais comumente resultando da perda de um gene supressor tumoral situado no braço longo do cromossoma 22. Está associado a Neurofibromatose tipo 2 cuja apresentação bilateral é patognomônica.
II. Perda auditiva neurossensorial unilateral, tinnitus e desequilíbrio são os sintomas mais comuns. Tumores maiores que 2cm são mais propensos a causar otalgia, parestesia e paresia facial devido o acometimento do nervo trigêmio e do nervo facial. Tumores muito extensos podem causar compressão do tronco cerebral ocasionando ataxia, náuseas e vômitos, diplopia.
III. A maioria dos tumores intracanaliculares irão progredir, fazendo com que a conduta expectante com acompanhamento ambulatorial e exames de imagem, não seja uma opção válida, devendo-se optar sempre pelo tratamento com cirurgia aberta (retrosigmoide ou translabiríntica) ou radiocirurgia, a fim de prevenir a extensão para o ângulo pontocerebelar, e consequente compressão de outros nervos cranianos, e um maior comprometimento do Nervo. Facial.
Está correto o que se afirma em
Com relação à terapêutica, assinale a afirmativa correta.
Selecione o mais apropriado quanto aos resultados: