Questões de Concurso Público SES-MT 2024 para Médico Patologista-Citopatologista

Foram encontradas 34 questões

Q2481873 Medicina
Sobre os componentes epiteliais do exame de esfregaço cérvico-vaginal, analise as proposições abaixo.

I. As células escamosas superficiais apresentam núcleo condensado e picnótico, citoplasma geralmente eosinofílico que pode apresentar grânulos de querato-hialina que correspondem a elaboração de queratina de alto peso molecular.
II. A células escamosas intermediárias são proeminentes durante a gestação e em pacientes que fazem uso de progestágenos.
III. As células escamosas parabasais podem predominar em pacientes após a menopausa e no período pós-parto.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2481874 Medicina
Paciente 35 anos, realizou exame citopatológico cérvico-vaginal preventivo de rotina. A análise microscópica dos esfregaços revelou linfócitos de diferentes tamanhos formando aglomerados vagamente agregados ou dispostos individualmente, associados a macrófagos contendo corpos tingidos.
O diagnóstico mais provável do caso é:
Alternativas
Q2481875 Medicina
Paciente feminina, 30 anos, portadora de nódulo tireoideano sólido medindo 3,0 cm e localizado no lobo direito, assintomática. Submetida a PAAF do nódulo, que demonstrou esfregaços celulares com grande quantidade de células epiteliais foliculares tipo oxifílicas (células de Hurthle) em arranjo sólido e microfolicular, com escasso material colóide. Em raras células, foram observadas ranhuras (“grooves”) nucleares. Não foram observadas pseudoinclusões nucleares nem áreas com arranjo celular papilar.
Assinale a opção que indica a categoria do sistema Bethesda que melhor corresponde ao caso descrito.
Alternativas
Q2481876 Medicina
A presença de grande quantidade de células epiteliais de reserva nos esfregaços de lavado broncoalveolar pode induzir o citopatologista a propor o diagnóstico de
Alternativas
Q2481877 Medicina
Na maioria dos casos de neoplasia mucinosa papilar intraductal do pâncreas, os esfregaços e blocos celulares derivados de punção/biópsia por agulha guiada por ultrassonografia endoscópica mostram:
Alternativas
Q2481878 Medicina
Paciente masculino, 70 anos, com história prévia de carcinoma urotelial papilar de baixo grau não-invasivo da bexiga, tendo sido submetido a ressecção transuretral do tumor há dois anos. A citologia urinária de controle mostra grande quantidade de células uroteliais isoladas ou agrupadas, com intensas atipias nucleares (hipercromasia nuclear, cromatina grosseira e membrana nuclear irregular). Segundo a classificação do sistema Paris, assinale a opção que indica o melhor diagnóstico para o caso.
Alternativas
Q2481879 Medicina
Paciente feminina, 68 anos, com quadro de ascite a esclarecer. TC abdominal e de tórax não evidenciando tumoração intra-abdominal ou torácica e exame endoscópico do trato gastrointestinal sem evidências de tumoração no cólon, esôfago ou estômago/duodeno. Exame citopatológico do líquido ascítico positivo para células neoplásicas, com grande quantidade de células epitelióides dispostas em grupamentos esboçando papilas e exibindo intensas atipias nucleares (pleomorfismo nuclear, nucléolo proeminente e núcleos vesiculosos).
Sobre o caso descrito, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2481880 Medicina
São marcadores imunocitoquímicos importantes para distinção entre células mesoteliais reativas e células mesoteliais neoplásicas em amostras de líquido pleural suspeitas de mesotelioma maligno pleural:
Alternativas
Q2481881 Medicina
O exame citopatológico do líquido pleural presente em casos de linfoma primário de efusão / linfoma primário da cavidade pleural demonstra:
Alternativas
Q2481882 Medicina
Paciente masculino, 50 anos, com quadro de emagrecimento importante (20 kg em dois meses), linfadenomegalia cervical e mediastinal, derrame pleural bilateral e pericárdico. Submetido a PAAF de linfonodo cervical, com diagnóstico citopatológico de carcinoma metastático pouco diferenciado.
Entre os quadros citopatológicos descritos a seguir, assinale a opção que melhor corresponde ao diagnóstico estabelecido. 
Alternativas
Q2481883 Medicina
Paciente masculino, 80 anos, portador de massa pulmonar medindo 5,0 cm localizada no lobo superior esquerdo. Submetido a broncoscopia que revelou lesão endobrônquica vegetante no brônquio fonte do lobo superior esquerdo. O exame citopatológico do lavado broncoalveolar revelou a presença de numerosas células epitelioides atípicas dispostas em grupamentos pequenos e arredondados sugestivos de micropapilas, com núcleos pleomórficos e nucléolo proeminente, em meio a leucócitos, macrófagos e células epiteliais respiratórias. Foram observados ainda psamomas relacionados aos grupamentos neoplásicos.
Assinale a opção que indica o diagnóstico mais provável para o caso.
Alternativas
Q2481884 Medicina
A presença de grande quantidade de linfócitos pequenos e ocasionais histiócitos sobre fundo amorfo e eosinofílico, sem células mesoteliais evidentes, é característica dos esfregaços de líquido pleural relacionado a
Alternativas
Q2481885 Medicina
Em casos de ascite neoplásica com exame citopatológico apontando adenocarcinoma metastático, assinale a opção que indica os marcadores que são úteis para a avaliação do sítio primário no exame imunocitoquímico em material do “cell-block”.
Alternativas
Q2481886 Medicina
Paciente feminina, 32 anos, com diagnóstico de insulinoma pancreático (nódulo em transição corpo/cauda do pâncreas medindo 1,5 cm).
Assinale a opção que apresenta a melhor descrição do quadro citopatológico observado, caso a lesão seja submetida a PAAF.
Alternativas
Q2481887 Medicina
Paciente feminina, 35 anos, portadora de prótese mamária bilateral há 9 anos, com quadro de aumento do volume da mama direita. O exame ultrassonográfico demonstrou grande quantidade de líquido em torno da prótese, sem massas ou nódulos associados. Foi realizada PAAF do líquido, e o exame citopatológico demonstrou grande quantidade de células linfoides grandes e atípicas.
Assinale a opção que indica o marcador que deverá ser mais provavelmente positivo no exame imunocitoquímico do caso.
Alternativas
Q2481888 Medicina
O exame imunocitoquímico para pesquisa de macrófagos positivos para CD1a em lavado broncoalveolar é indicado para o diagnóstico de
Alternativas
Q2481889 Medicina
No sistema Milão de classificação das amostras citopatológicas obtidas por PAAF de lesões de glândulas salivares, a categoria utilizada na maioria dos casos de tumores compostos por células basalóides é:
Alternativas
Q2481890 Medicina

Nos casos de punção / biópsia de linfonodos intratorácicos guiada por ecobroncoscopia (EBUS), é correto afirmar:

Alternativas
Q2481891 Medicina
Paciente masculino, 58 anos, com massa tumoral envolvendo tecido subcutâneo e pele da coxa esquerda medindo 8,0 cm, submetida a PAAF. Os esfregaços mostram células neoplásicas predominantemente fusiformes, com intensas atipias nucleares e alto índice mitótico, sobre fundo necrótico.
Assinale a opção que indica o melhor diagnóstico para o caso.
Alternativas
Q2481892 Medicina
Nos casos de tumor de Krukenberg com ascite neoplásica, a análise citopatológica do líquido ascítico revela a presença de células neoplásicas epitelióides do tipo
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: A
5: D
6: C
7: B
8: A
9: B
10: A
11: C
12: C
13: C
14: B
15: D
16: C
17: C
18: A
19: B
20: A