Questões de Concurso Público SES-MT 2024 para Técnico em Comunicação Social (Jornalismo e Marketing)
Foram encontradas 16 questões
Os meios de comunicação, embora não consigam impor ao público o que pensar em relação a um determinado tema, são capazes de, a médio e longo prazos, influenciar sobre o que pensar ou sobre o que falar.
Essa perspectiva está alinhada com o proposto pela
Sobre as teorias propostas por Lasswell e por Shannon e Weaver, leia o texto a seguir.
A fórmula de Lasswell possui uma estreita ligação com o outro modelo comunicativo na Mass Communication Research, o da Teoria da Informação. Os dois modelos se caracterizam pelo (a) ______________, pela pré-definição de papéis, pelo congelamento e ________________do processo. Se, no caso da Teoria da Informação, a preocupação incide sobre a eficácia do (a) ___________ - cálculo da quantidade de informação, entropia, ruído -, na “questão-programa” de Lasswell o centro do problema está nos efeitos provocados pelos (as)_____________(ou pelos meios de comunicação) e a ênfase sobre a técnica é___________________.
I. É atribuído a Theodor Adorno e Max Horkheimer, pensadores da Escola de Frankfurt, que criticam a exploração mercantil da cultura.
II. Pode ser usado como sinônimo de cultura de massa, produzida e veiculada por diversas camadas sociais, segundo seu gosto médio.
III. Valoriza o capitalismo como o ambiente ideal para restauração da aura das obras de arte mediante a sua massificação.
Está correto o que se afirma em
Sobre o programa radiofônico A Voz do Brasil, leia o texto a seguir.
A Voz do Brasil, chamada em sua estreia em 1934 de ________________, dividia-se então entre uma parte falada e outra musical. Na primeira eram reunidas informações _______________, noticiário local _______________, dos Estados e Municípios, noticiário enviado pela Seção Brasileira do Office of the Coordinator of Inter-American Affairs (Ociaa) e ainda crônicas sobre economia, indústria, política e história do Brasil. Ou seja, mesmo antes da consolidação do radiojornalismo no Brasil, já havia veiculação de fatos noticiosos no programa, ainda que não com formatos __________________, em textos protocolares e oficialescos. Já a parte musical era dedicada à música ____________ e, em menor medida, à ____________.
Souza apud Silva, 2020. (adaptado).
Assinale a alternativa que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas do texto acima.
Leia o trecho a seguir, publicado em março de 2024, no jornal O Globo.
“O segurança de Copacabana
Não é fácil entrar numa agência bancária no bairro da diversidade. A palavra-chave para enfrentar o trâmite é maciota. Tem que levar na maciota.
Por Leo Aversa — Rio de Janeiro
A porta travou. Coloquei o celular e as chaves no escaninho, o segurança me olhou por dois segundos e liberou a entrada. Pronto, estou numa agência bancária em Copacabana. Ainda tenho que esperar a minha mãe chegar, precisamos atualizar a nossa conta conjunta. Em vez de pegar o celular para me distrair e acabar me enfurecendo com os flanelinhas de ódio nas redes sociais, prefiro observar o segurança que controla a porta giratória.
Este, sim, é um trabalho difícil.
O detector de metais está ali para evitar os bandidos. O problema é que todo mundo carrega algum metal, sejam chaves, sejam moedas ou um celular, então a porta trava toda hora. Dá confusão, ninguém gosta de ser confundido com bandido. E agora? Quem segura esse rojão?
O segurança, claro. É ele que leva a culpa se entrar um ladrão ou é xingado se for barrada uma pessoa que só queria pagar uma conta. Se der ruim, “o colaborador foi desligado” será a resposta padrão. Porém, o segurança desta agência em Copacabana já pegou a malandragem do bairro. Aprendeu a lidar com a fauna local.
Vejam bem: não é que Copacabana tenha muita diversidade. Copacabana simplesmente inventou a diversidade. Se o segurança ficar esperando que o bandido apareça trajado de bandido como nas séries dos streamings, ele não dura um dia no emprego. Em Copa, cada caso é um caso. (...) “
Esse tipo de texto caracteriza um(a)
Segundo a professora Dulcilia Buitoni, a foto de imprensa pode ser categorizada como foto jornalística propriamente dita (I) e fotoilustração (II).
Analise as capas da Revista Veja a seguir e assinale a opção que
indica a foto que pertence à primeira categoria.
O editor de um telejornal de abrangência nacional foi um dos profissionais a receber um release informando que um grupo de pesquisadores acabara de descobrir uma nova espécie de planta, disponível na Mata Atlântica, nunca antes documentada. Devido às suas características únicas e potencial para avanços na pesquisa sobre a prevenção de Alzheimer, ele resolveu investir na apuração e posterior publicação da matéria.
Sua decisão está baseada fundamentalmente nos valores-notícia
que integram a categoria
Assinale-o.
Ao apresentar o conceito de “Pirâmide Deitada”, João Canavilhas, propõe quatro níveis de leitura, a saber:1. Unidade Base; 2. Nível de Explicação; 3. Nível de Contextualização e 4. Nível de Exploração.
Assinale a opção que indica o nível que, no jornalismo online, liga
a notícia ao arquivo da publicação ou a arquivos externos a ela.
Leia o texto abaixo sobre a relação entre o clipping e a auditoria de imagem.
Embora o clipping seja importante, é preciso deixar claro que a avaliação da interação com veículos e jornalistas não se esgota nele. O clipping não é tudo, porque não representa a reprodução exata do trabalho do (a) ____________, mas sua versão mediada pelos _______________. Como unidade isolada, o clipping não agrega valor ao trabalho de relacionamento com a __________, porque ele só gera conhecimento quando comparado, enquanto produto, ao processo global que lhe deu origem (a coletiva, o release, a entrevista da fonte, o “kit de imprensa” etc.). Já a auditoria de imagem representa uma análise muito mais _____________ e, geralmente, reporta-se a determinado período de cobertura da mídia e não à análise de um fato singular. Comumente e, talvez seja fundamental que isso ocorra, incorpora não apenas a análise do cliente em particular, mas também de seus _____________, porque é difícil avaliar a eficácia de um trabalho, sem ter qualquer referência para a comparação.
(BUENO in DUARTE, adaptado)
Assinale a alternativa que apresenta os termos que completam
corretamente as lacunas do texto acima.
Leia o trecho do professor Edson Spenthof, publicado no Observatório da Imprensa, sobre os quase 15 anos da decisão do Supremo Tribunal Federal de dispensar a exigência de diploma de graduação em Jornalismo para o exercício profissional.
Ao retirar do jornalismo o seu caráter profissional e institucional não só se promoveu desconhecimento sobre o que é o jornalismo; levou-se adiante um projeto de desregulamentação geral da comunicação e se enfraqueceu o jornalismo como poderosa ferramenta do cidadão para a realização do seu direito inalienável à informação sobre o tempo corrente. (Spenthof, 2023).
Assinale a opção que apresenta o argumento do STF para embasar sua decisão.
Um jornalista recebeu uma pauta de reportagem sobre as ações de empresas petrolíferas para conter a poluição ambiental. Esse jornalista presta serviços como assessor de imprensa em uma companhia que atua no setor de petróleo e busca conter os danos ambientais.
Com base no Art. 7º do Código de Ética do Jornalista, o profissional