Questões de Concurso Público TCE-PA 2024 para Auditor de Controle Externo - Área Administrativa - Engenharia Telecomunicação

Foram encontradas 16 questões

Q2607674 Engenharia de Telecomunicações
No contexto das comunicações sem fio, é fundamental assegurar que o sinal transmitido seja adequadamente recebido, especialmente quando se utilizam antenas direcionais. Considere um enlace de comunicações operando na frequência central de 1 GHz, com antenas direcionais apresentando um ganho de 6 dBi cada uma e separadas por uma distância de 100 metros. A potência mínima requerida no receptor é de -30 dBm. Sabe-se que a equação da atenuação no espaço livre é dada por:
AEL = 92,40 + 20. log10(F) + 20. log10(D) (dB)


em que: F = Frequência em GHz. D = Distância em km.
A potência mínima do transmissor em dBm para garantir que a especificação no receptor seja atendida é de 
Alternativas
Q2607675 Engenharia de Telecomunicações
A Zona de Fresnel define uma região elipsoidal dentro da qual a maior parte da energia do sinal é contida. Para garantir a propagação do sinal em condições de espaço livre, essa região deve estar, preferencialmente, livre de obstáculos. Objetos na Zona de Fresnel, como árvores e prédios, podem causar reflexão, difração, absorção ou espalhamento do sinal, resultando em degradação ou perda completa. Para maximizar o desempenho de um link wireless, é necessário que pelo menos 60% da primeira Zona de Fresnel esteja desobstruído.
Foi definido que ambas as antenas seriam instaladas à mesma altura, a uma distância de 100 metros, e que o sistema operaria com um sinal de comprimento de onda é de 4m. No meio do percurso entre as duas antenas, há um conjunto de árvores com 15 metros de altura. O raio da n-ésima Zona de Fresnel (em metros) é dado pela fórmula:
Imagem associada para resolução da questão


em que:
n = n-ésima Zona de Fresnel.
λ = comprimento de onda do transmissor.
d1 = distância do ponto considerado até o transmissor.
d2 = distância do ponto considerado até o receptor.

A menor altura que as antenas devem ter para garantir que ao menos 60% do raio da primeira Zona de Fresnel estejam livres de qualquer obstrução é de:
Alternativas
Q2607676 Engenharia de Telecomunicações
As antenas desempenham um papel essencial nos sistemas de telecomunicações, sendo responsáveis pela emissão e recepção de sinais eletromagnéticos. Para descrever seu desempenho, são considerados diversos parâmetros e características, como ganho, diretividade, largura de feixe, polarização, impedância e VSWR. Neste contexto, analise as seguintes afirmações sobre antenas:
I. Uma antena isotrópica é aquela que transmite em todas as direções com a mesma potência.
II. VSWR é uma medida da eficiência de transmissão da antena. Um VSWR baixo indica que a maior parte da energia do sinal é transmitida, enquanto um VSWR alto indica refletância, resultando em perdas de energia.
III. A diretividade refere-se à habilidade da antena de concentrar energia em uma direção específica. É relacionada ao ganho, mas considera também o padrão de radiação da antena.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2607679 Engenharia de Telecomunicações
Em um enlace de comunicações entre duas estações terrenas idênticas utilizando-se um satélite transparente, a relação portadora-ruído dos enlaces de subida e descida são, respectivamente, iguais a 30 dB/K e 10 dB/K. A relação portadora-ruído composta, em dB/K, é, aproximadamente,
Alternativas
Q2607680 Engenharia de Telecomunicações
Deseja-se aumenta a figura de mérito de uma estação central (Hub) que faz parte de um sistema de comunicações via satélite hipotético. Para isso, deve ser feito o seguinte:
Alternativas
Q2607681 Engenharia de Telecomunicações
A disponibilidade de um enlace de comunicações via satélite entre duas estações terrenas ao longo de um ano foi igual a 99,99%. Dessa maneira, é possível dizer que, durante o período de observação de um ano, o enlace ficou indisponível por um total de, aproximadamente,
Alternativas
Q2607682 Engenharia de Telecomunicações
Um processo de determinada planta fabril pode ser representadopor um modelo simplificado linear e invariante no tempo, dadopela função de transferência G (s), que relaciona sua entrada u (t) com sua saída y (t).
O sistema encontra-se em repouso até que no instante t=0 umsinal r(t) é aplicado na entrada u (t).

Considere:
G (s) = a/(s+a), com a >0.
r (t) = e-at, para t≥0.
Nessas condições, a saída y (t) é descrita por
Alternativas
Q2607684 Engenharia de Telecomunicações
A crescente digitalização dos produtos bens de consumo envolve a manipulação dos sinais no nível digital por processadores de sinais, exigindo a conversão de sinais analógicos obtidos dos sensores para o domínio digital, realizado por meio da amostragem.
No entanto, para evitar que o sinal digitalizado possua distorções causadas pelo aliasing, é comum inserir um estágio de filtragem do sinal analógico antes da realização da amostragem. Tal estágio consiste num filtro
Alternativas
Q2607685 Engenharia de Telecomunicações
A modulação por codificação de pulsos (PCM) é essencial na telefonia digital para a digitalização da voz humana. Essa técnica converte sinais analógicos em digitais, melhorando a eficiência e qualidade da transmissão. A voz captada é amostrada, quantificada e codificada em pulsos digitais, garantindo uma comunicação mais clara e confiável, com menos interferências e melhor desempenho em longas distâncias.
Considere que um sistema que deseje transmitir, com fidedignidade, frequências da voz humana até 4000 Hz, utilizando uma taxa de amostragem de Nyquist e 12 bits para a quantização do sinal.

A menor taxa de bits necessária para o envio desse sinal digital é
Alternativas
Q2607688 Engenharia de Telecomunicações
A codificação de fonte e canal são fundamentais em sistemas de comunicação para assegurar a eficiência e a confiabilidade da transmissão de dados. Estas técnicas combinadas possibilitam sistemas mais eficazes e robustos, capazes de operar em diferentes condições. A seguir, apresenta-se um diagrama de blocos de um sistema de transmissão no qual os nomes dos blocos de codificação de fonte e canal foram omitidos.
Imagem associada para resolução da questão



Considerando o diagrama de transmissão digital acima e os conceitos de codificação de fonte e de canal, analise as seguintes afirmativas:

I. A codificação de fonte visa comprimir os dados para reduzir a redundância e otimizar o uso do canal de comunicação, mantendo a integridade da informação original.
II. A codificação de canal utiliza técnicas para proteger os dados contra os efeitos adversos do canal, como ruído e interferência.
III. O código ARQ é uma técnica empregada na camada de codificação de fonte, enquanto o FEC refere-se a um tipo de correção de erros empregada na codificação de canal.
IV. No gráfico acima o codificador (X) e (Y) simbolizam os blocos de codificação de canal e de fonte, respectivamente.


Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2607689 Engenharia de Telecomunicações
As técnicas de acesso são essenciais na telefonia celular, permitindo a transmissão simultânea de múltiplos sinais de diferentes usuários por meio de um único meio de transmissão.A principal questão é como combinar esses sinais para transmissão no mesmo meio e separá-los na recepção, de modo a recuperar corretamente as informações individuais de cada usuário.
Analise as seguintes afirmativas sobre as técnicas de acesso:
I. FDMA: Os sinais de cada canal são transmitidos usando diferentes frequências e em diferentes intervalos de tempo distintos. O objetivo de utilizar diferentes frequências e intervalos de tempo é reduzir a interferência entre símbolos. II. TDMA: Vários canais compartilham a mesma portadora, sendo que cada portadora é utilizada em intervalos de tempo distintos, cada uma correspondendo a um canal de usuário. III. CDMA: Usuários se comunicam usando as mesmas frequências simultaneamente, separados por códigos ortogonais, permitindo que todos transmitam simultaneamente numa mesma banda de frequências.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2607690 Engenharia de Telecomunicações
As tecnologias celulares móveis têm evoluído rapidamente, impulsionando a conectividade global. Desde as primeiras gerações, que permitiam principalmente chamadas de voz, até as mais recentes, que oferecem alta velocidade, baixa latência e suporte para bilhões de dispositivos conectados. Cada nova geração possui características distintas e traz melhorias significativas, ampliando as possibilidades da comunicação móvel e suas aplicações em diversas áreas da vida cotidiana e industrial.
A seguir são apresentadas as tecnologias de telefonia celular com suas respectivas características.
1. 5G
2. UMTS
3. LTE
4. GSM

( ) Utiliza TDMA para chamadas de voz e mensagens SMS com cobertura global.
( ) Baseado em OFDMA, proporciona internet móvel rápida com velocidades de até 100 Mbps.
( ) Usa CDMA para oferecer serviços de dados móveis avançados com velocidades de até 2 Mbps.
( ) Emprega MIMO massivo e mmWave para oferecer velocidades de dados de até 10 Gbps e baixa latência.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada. 
Alternativas
Q2607691 Engenharia de Telecomunicações
Os sistemas de comunicações celulares são redes de telecomunicações sem fio que utilizam uma infraestrutura distribuída em células para fornecer cobertura e capacidade de comunicação a dispositivos móveis. Cada célula é servida por uma estação rádio base (ERB), que se conecta com os dispositivos dentro da sua área de cobertura.
A respeito dos fundamentos teóricos e do princípio da transmissão por células em sistemas de comunicações celulares, analise as seguintes afirmativas:

I. Além da divisão em células, o sistema de comunicações celulares pode ainda subdividir cada célula em setores, geralmente 3 ou 6 setores. O principal benefício dessa setorização é a redução da interferência na conexão de cada usuário dentro da célula setorizada.
II. O handover é o processo pelo qual é estabelecido o link de comunicação entre dois usuários dentro de uma mesma célula.
III. Em sistemas de comunicação celular, cada célula sempre utiliza todos os canais disponíveis para maximizar a capacidade da rede. O objetivo principal de uma infraestrutura distribuída é otimizar o processamento de informações pelas Estações Rádio Base (ERBs), permitindo que cada ERB gerencie um menor número de usuários.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2607701 Engenharia de Telecomunicações
Os sistemas de comunicações ópticas podem operar em diferentes comprimentos de onda. A frequência do sinal óptico que possui comprimento de onda no vácuo igual a 1550nm é aproximadamente igual a:
Alternativas
Q2607702 Engenharia de Telecomunicações
Deseja-se estabelecer um enlace óptico de 100 Mbps utilizandose uma fonte LED de GaAlAs operando em 850nm e potência igual a -10dBm, e um fotodetector de Si, cuja sensibilidade de recepção é igual a -52,8dBm. A fibra óptica a ser utilizada possui atenuação igual a 0,27dB/km.

Considerando que todas as perdas de conexão da fonte LED e do fotodetector à fibra somam 2,3dB, a distância máxima teórica do enlace, em km, é aproximadamente igual a
Alternativas
Q2607704 Engenharia de Telecomunicações
A recomendação ITU-T G.692 especifica canais com espaçamento de 100GHz para sistemas WDM. O número máximo de canais em uma banda de transmissão compreendida entre os comprimentos de onda 1535nm e 1565nm, em um sistema WDM, é igual a
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: D
5: E
6: D
7: D
8: D
9: B
10: A
11: D
12: E
13: A
14: A
15: E
16: C