Questões de Concurso Público TCE-PA 2024 para Auditor de Controle Externo - Área Administrativa - Odontologia

Foram encontradas 29 questões

Q2611749 Odontologia
Segundo Gomes Pinto, no contexto atual da Saúde Bucal Coletiva, é correto afirmar que
Alternativas
Q2611750 Odontologia
Segundo Gomes Pinto, é necessário entender os limites de poder com relação ao impacto das ações da Odontologia na resolução dos problemas de saúde bucal.
Nesse contexto, analise os itens a seguir.
I. A ação direta do Cirurgião-dentista no paciente é o ponto principal para a prevenção e controle das doenças bucais.
II. A resolução dos problemas de saúde bucal depende, em parte, das ações diretamente executadas pela Odontologia, que dispõe apenas de uma parcela dos meios e do poder necessários para manter sob controle as questões de sua área de influência.
III. Uma multiplicidade de variáveis extraodontológicas condiciona a existência ou não das doenças e influencia no ritmo e na velocidade com que se expandem.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2611751 Odontologia
Relacione os níveis de atenção em Odontologia com sua esfera de abrangência, segundo descrito por Gomes Pinto no livro Saúde Bucal Coletiva (7ª edição).

1. Atenção geral
2. Atenção primária
3. Atenção Especializada
4. Atenção Complexa

( ) prevenção, educação, práticas curativas indispensáveis, grupos prioritários social e epidemiologicamente.
( ) serviços de especialistas associados a problemas de prevalência limitada.
( ) serviços de especialistas socialmente mais necessários.
( ) saúde geral, habitação, renda e ambiente.


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada. 
Alternativas
Q2611752 Odontologia
Com relação aos conceitos de biossegurança, essenciais para a prática Odontológica, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Os riscos ocupacionais são representados por uma ou mais condições do processo de trabalho com o potencial suficiente para causar danos, capaz de romper o equilíbrio físico, mental e social dos trabalhadores.
( ) A biossegurança pode ser conceituada como o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando a saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados.
( ) A atuação biossegura na clínica odontológica deve focar no aspecto biológico e considerar todos os riscos envolvidos, buscando anulá-los.


As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2611754 Odontologia
Relacione os diferentes tipos de risco presentes na rotina odontológica com seus respectivos exemplos.
1. Risco ergonômico
2. Risco físico
3. Risco psicossocial
4. Risco biológico

( ) contaminação por microrganismos
( ) estresse
( ) postura inadequada de trabalho
( ) ruídos

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q2611755 Odontologia
A radiografia panorâmica pode apresentar achados incidentais de interesse para outras especialidades médicas, como a cardiologia, por exemplo.
Assinale a opção que apresenta uma alteração cardiovascular que pode ser visualizada em alguns pacientes submetidos à radiografia panorâmica para fins odontológicos.
Alternativas
Q2611756 Odontologia
Com relação às técnicas radiográficas intraorais, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O posicionamento correto da cabeça do paciente para cada técnica é imprescindível para a obtenção de uma boa radiografia.
( ) Para posicionar a cabeça do paciente, são empregados planos antropológicos como o Plano de Camper e o plano sagital mediano.
( ) Na técnica periapical da bissetriz, indica-se uma distância focal de 20cm, obtida pela aproximação do cilindro do aparelho na face do paciente, enquanto na técnica periapical do paralelismo, a distância focal é de 40cm, utilizando-se o cilindro localizador longo.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2611757 Odontologia
Técnicas de localização das estruturas por meio de radiografias intraorais são de grande importância na Odontologia.
Com relação à técnica de Clark, analise os itens a seguir.
I. Trata-se do método do princípio da paralaxe, também conhecido como técnica do deslocamento horizontal do tubo.
II. É indicada para a dissociação de raízes e condutos radiculares e localização radiográfica de dentes não irrompidos, corpos estranhos e processos patológicos na maxila.
III. Se na incidência mesiorradial, o objeto de interesse acompanhar o deslocamento do tubo, significa que o mesmo está por palatina.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2611758 Odontologia
Com relação à etiologia da doença cárie, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A cárie dentária é uma doença dinâmica, multifatorial e mediada por biofilme, que resulta em processos de desmineralização e remineralização dos tecidos dentários, culminando com o sinal clínico, a lesão cariosa.
( ) A ingestão frequente de sacarose está associada com uma mudança ambiental que favorece a disbiose com aumento das espécies acidogênicas e acidúricas.
( ) Microorganismos como Streptococcus mutans, Scardovia wiggsiae, Slackia exigua, Bifidobacteriaceae, algumas espécies de Lactobacilos têm sido associadas com o desenvolvimento da cárie dentária.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2611759 Odontologia
Com relação à prevenção da cárie em nível populacional, é correto afirmar que
Alternativas
Q2611760 Odontologia
Segundo Mondelli, conhecer a nomenclatura correta das cavidades é fundamental para o preparo de cavidades na dentística restauradora.

Nesse contexto, uma cavidade mésio-oclusodistal é corretamente classificada como
Alternativas
Q2611761 Odontologia
Relacione a forma e extensão das cavidades com suas respectivas definições, segundo a classificação proposta por Mondelli e colaboradores.
1. Intracoronária
2. Intraextracoronária
3. Extracoronária parcial
4. Extracoronária total

( ) preparo dentário que envolve três faces axiais do dente (mesial, distal e lingual) e a face oclusal ou incisal.
( ) preparo cavitário que pode apresentar cobertura parcial (onlay) ou total das cúspides (overlay) e/ou de outras faces do dente.
( ) preparo dentário em que todas as faces axiais e oclusal ou incisal do dente são reduzidas e recobertas pelo material restaurador.
( ) cavidade confinada no interior da estrutura dentária, como se fosse uma caixa aberta superiormente.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
Alternativas
Q2611762 Odontologia
A proteção do complexo dentinopulpar consiste na aplicação de um ou mais agentes protetores sobre a dentina (contaminada ou infectada) ou diretamente sobre a polpa, quando esta tiver sofrido exposição.
Com relação ao tema, analise os itens a seguir.
I. Quando todo o tecido cariado é removido e o material protetor é aplicado sobre a dentina sadia profunda, denomina-se o processo de proteção pulpar indireta.
II. Quando, na tentativa de evitar exposição pulpar eminente, deixa-se a dentina infectada na parede pulpar da cavidade, denomina-se proteção pulpar direta.
III. A remoção parcial da dentina cariada pode ser feita em algumas situações como no tratamento restaurador atraumático.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2611763 Odontologia
Com relação ao ligamento periodontal, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) É um tecido conjuntivo denso, ricamente vascularizado e celular.
( ) Une o cemento radicular à lâmina dura ou ao osso alveolar propriamente dito.
( ) Desenvolve-se a partir do tecido conjuntivo frouxo (o folículo dental), que circunda o germe dentário.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2611764 Odontologia
De acordo com os conceitos atuais, o parâmetro mais adequado para o diagnóstico da periodontite é
Alternativas
Q2611765 Odontologia
Os levantamentos epidemiológicos realizados no estudo Global Burden of disease 2010 mostraram que a forma avançada de periodontite é a 6ª condição mais prevalente no mundo.
De acordo com o estudo (Kassebaum e cols – 2014) a prevalência das formas avançadas de periodontite entre 1990 e 2010 foi de, aproximadamente,
Alternativas
Q2611766 Odontologia
É consenso que a prevenção das doenças periodontais passa pela adequada remoção mecânica do biofilme dental. Com relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.
I. As atuais guias de prática clínica recomendam o uso de escovas interdentais como primeira escolha na limpeza interproximal caseira em pacientes com periodontite.
II. A prevenção primária da gengivite depende do autocuidado do paciente e da educação para higiene oral.
III. Um programa de manutenção individualizado deve ser feito após instruções de higiene oral básicas.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2611767 Odontologia
Com relação às manobras semiotécnicas e aos exames complementares para fins de diagnóstico na endodontia, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A resposta à percussão vertical, acompanhando o longo eixo do dente, em geral está associada à inflamação de origem endodôntica.
( ) Os testes de sensibilidade pulpar constituem-se em um recurso auxiliar de diagnóstico que deve ser empregado antes da anamnese, do exame físico criterioso e dos testes de percussão horizontal e vertical.
( ) A tomografia computadorizada de feixe cônico e a radiografia periapical digital apresentam a mesma sensibilidade e especificidade para diagnóstico da periodontite apical.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2611768 Odontologia
As pulpopatias e periapicopatias demandam do clínico um diagnóstico apurado. Com relação ao tema, analise os itens a seguir.
I. A polpa dentária é um tecido dinâmico que responde a diferentes estímulos externos, desencadeando uma reação de defesa como meio de eliminar patógenos e estimular o reparo, podendo, de acordo com a intensidade da agressão, desenvolver quadros agudos ou crônicos.
II. As alterações vasculares iniciais são essenciais para que ocorra a regeneração do complexo pulpar (patologia reversível); caso contrário, há progressão do congestionamento vascular com evolução para inflamação aguda (patologia irreversível) ou necrose pulpar.
III. A periodontite apical aguda é um processo inflamatório do periápice e do tecido ósseo adjacente causado por agentes bacterianos, químicos ou físicos (traumatismo).

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2611769 Odontologia
Paciente A.B.C, 50 anos, sexo masculino apresentou-se à clínica odontológica para consulta de rotina, sem dor mas com queixa de congestão nasal com presença de secreção amarelada, pressão no lado esquerdo da face, gotejamento pós-nasal e mau odor. O exame clínico mostrou sensibilidade à percussão vertical no elemento 26 que apresentava extensa restauração de amálgama. O exame de imagem mostrava imagem hipodensa associada ao ápice da raiz palatina do 26 com solução de continuidade do assoalho do seio maxilar e velamento unilateral do seio (no lado esquerdo).
Com base nos sinais e sintomas descritos, o diagnóstico mais provável é 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: B
5: E
6: C
7: A
8: A
9: B
10: B
11: C
12: D
13: C
14: C
15: D
16: C
17: A
18: E
19: A
20: C