Questões de Concurso Público TCE-PA 2024 para Auditor de Controle Externo - Área Administrativa - Serviço Social
Foram encontradas 35 questões
Avalie se esse objetivo materializa-se especialmente pelos seguintes itens:
I. A proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
II. O amparo às crianças e aos adolescentes carentes.
III. A promoção da integração ao mercado de trabalho.
IV. A habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.
V. A garantia de 1 (um) salário-mínimo de benefício mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.
Estão corretos os itens
I. Centralização político-administrativa no Governo Federal e comando compartilhado das ações em cada esfera de governo.
II. Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.
III. Primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.
Está correto o que se afirma em
( ) proteção social básica é o conjunto de serviços, programas e projetos que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, a defesa de direito, o fortalecimento das potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de violação de direitos.
( ) proteção social especial é o conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social que visa a prevenir situações de vulnerabilidade e risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
( ) A vigilância socioassistencial é um instrumento das proteções da assistência social que identifica e previne as situações de risco e vulnerabilidade social e seus agravos no território.
( ) As proteções sociais básica e especial serão ofertadas pela rede socioassistencial, de forma integrada, diretamente pelos entes públicos e/ou pelas entidades e organizações de assistência social vinculadas ao Suas, respeitadas as especificidades de cada ação.
As afirmativas são, respectivamente,
A abordagem é realizada em ruas, praças, estradas, fronteiras e espaços públicos em que ocorram atividades laborais (como feiras e mercados), locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô, prédios abandonados, lixões, praias, semáforos, entre outros locais.”
https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/suas/servicos-e-programas/abordagem-social
Avalie se os objetivos desse serviço incluem
I. Identificar famílias e pessoas com direitos violados, natureza das violações, condições em que vivem, estratégias de sobrevivência, aspirações, desejos e relações estabelecidas com as instituições.
II. Construir o processo de saída das ruas e possibilitar condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais.
III. Promover ações para reintegrar o usuário do Serviço à família e à comunidade.
IV. Promover ações de sensibilização para divulgação do trabalho realizado, direitos e necessidades de inclusão social e estabelecimento de parcerias.
Estão corretos os objetivos:
Nessa perspectiva, ao garantir direitos sociais, as políticas sociais
Uma diferença entre um laudo e um relatório social é que
(IAMAMOTO, 2007, p. 49).
Esse profissional criativo e inventivo, com capacidade de mobilizar seus recursos para decifrar a realidade e construir alternativas de trabalho, dentro de um projeto societário defendido pela profissão, necessita mobilizar três dimensões de competências: teórico-metodológica, ético-política e técnico - operativa.
Essas três dimensões devem estar organicamente vinculadas em todo o processo de formação e de fazer profissional para não correr o risco de cair nas seguintes dificuldades, identificadas pela categoria profissional, que necessitam ser ultrapassadas:
O conhecimento acumulado e a habilidade do assistente social são primordiais para a realização do estudo social, cuja construção é pautada nos seguintes quatro itens fundamentais:
Essa centralidade das políticas públicas tende a acarretar, para as famílias da classe trabalhadora,
Nesse contexto, a seguinte estratégia pode ser considerada desafiante para o serviço social, frente às requisições da Reforma Psiquiátrica:
Nessa perspectiva, os assistentes sociais, no setor sanitário, são requisitados para atuar
A redução de danos foi adotada como estratégia de saúde pública pela primeira vez, no Brasil,
O Serviço Residencial Terapêutico é um dispositivo estratégico no processo de desinstitucionalização, instaurado pela reforma psiquiátrica, destinado a responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, que foram ou não institucionalizadas.
As metodologias participativas são utilizadas nestes dispositivos
em que as reuniões de moradores privilegiam experiências de
diálogo, possibilitando a criação de novos sentidos na busca da
cidadania e a transformação de sua realidade social.
Considerando o exposto, estas reuniões se caracterizam como
(ANTUNES, 2020).
A precarização tornou-se uma marca do trabalho, seja ele manual ou intelectual, em países ricos ou pobres. Mas, para os países ricos, certas relações, a exemplo do trabalho informal, é uma novidade.
O trabalho sem proteção social, contemporaneamente, em alguns países centrais, foi inaugurado
No âmbito do Estado, em especial da política da de assistência social, a matricialidade sociofamiliar tem sido fundamentada nos valores burgueses que consideram a família como instituição social privada e a impregna de responsabilidades na proteção dos seus indivíduos.
Assim, ainda hoje, na família se reproduz o papel protetivo e essa responsabilidade
O capitalismo contemporâneo restabelece, sob novas e agudas bases, o conflito capital-trabalho, sobretudo