Questões de Concurso Público TCE-PA 2024 para Auditor de Controle Externo - Área de Comunicação - Jornalismo

Foram encontradas 30 questões

Q2570545 Jornalismo
O Projeto Comprova se apresenta como uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos cujo objetivo é “identificar e enfraquecer técnicas de manipulação e disseminação de conteúdo enganoso identificados em sites hiperpartidários, aplicativos de mensagens e redes sociais”.
Para alcançar esse objetivo ele
Alternativas
Q2570546 Jornalismo
Leia o trecho de reportagem publicada em agosto de 2023, no Observatório da Imprensa, por ocasião da divulgação da sexta edição do Atlas da Notícia, que busca mapear o jornalismo local no Brasil.
Redução de desertos mostra força da imprensa na região Norte
(por Jessica Botelho)

“(...)Todos os estados da região Norte, à exceção do Amapá, registraram pelo menos um município que deixou de ser deserto de notícias, chegando ao total de 95. Pará e Tocantins lideram na quantidade de municípios que progrediram para classificação de quase deserto (...), seguidos pelo Amazonas. Outro dado importante desta edição é que nenhuma cidade nortista se tornou deserto de notícias. Ou seja, além de avançar na redução de desertos, não notamos retrocessos na classificação dos municípios quase desertos”.

São classificados como quase desertos, os municípios em que
Alternativas
Q2570547 Jornalismo
Leia o texto abaixo sobre o conceito de Indústria Cultural

À primeira vista, Indústria Cultural é o conjunto das instituições sociais vinculadas à produção e distribuição de bens _____. Editoras, gravadoras, jornais, agências de publicidade, redes de rádio e televisão, provedores de conteúdo para a web, são parte desse complexo. (...). Na indústria cultural, o (a) _____ orienta a produção, e o espaço da criação individual é _____ em virtude da lógica da produção coletiva. Duas ordens de produção – material e simbólica – se sobrepõem, com substanciais _____ para a cultura. O artista criador é _____ pela linha de produção, com uma divisão do trabalho cultural em partes mais e mais compartimentadas. A imaginação e o ato criador são adaptados às exigências da produção. Fórmulas e modelos _____ a espontaneidade e os padrões tomam lugar da inovação. (...). O espaço para o experimentalismo é mínimo: não agradar ao público contraria a lógica da produção.

(MARTINO, Luís Mauro Sá: 2014, adaptado)

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto acima.
Alternativas
Q2570549 Jornalismo
Leia o texto publicado no site de O Globo, em junho de 2024.

Há cerca de quatro anos, O GLOBO utiliza inteligência artificial em sistemas de recomendação de conteúdo em plataformas digitais. Com o Irineu, em linha com as melhores publicações internacionais, o jornal dá início a uma nova era, baseada em IA generativa, capaz de processar e gerar textos, imagens, vídeos ou áudios.

O primeiro recurso ofertado pela ferramenta que homenageia o jornalista Irineu Marinho, fundador do jornal, foi 
Alternativas
Q2570550 Jornalismo
O serviço de checagem, que integra o Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conta com parceiros para, através da Justiça Eleitoral divulgar notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos em sua página.
Lançado em 2020, esse serviço chama-se
Alternativas
Q2570551 Jornalismo
Em mais uma ação de combate a desinformação, foram lançados dois chatbots de inteligência artificial brasileiros, que trabalham com bases de dados restritas a informações confiáveis.
Eles são
Alternativas
Q2570552 Jornalismo
Um repórter está investigando uma série de abusos dentro de uma comunidade. Durante a cobertura, ele se depara com informações que poderiam expor a identidade de indivíduos ameaçados. Ao mesmo tempo, há evidências contundentes de que essas informações têm potencial de gerar indignação pública e mobilizar ações violentas contra os responsáveis pelos abusos.
Nessa situação, seguindo os preceitos do Código de Ética do Jornalista Brasileiro, o repórter deve
Alternativas
Q2570553 Jornalismo
Leia o texto abaixo sobre um projeto do Redes Cordiais e da Lupa para treinar influenciadores locais e representantes de rádios comunitárias.

Locais que não dispõem de cobertura jornalística local, os chamados “desertos de notícias”, têm diminuído nos últimos anos, conforme consta na última edição de relatório do Atlas da Notícia. No entanto, ainda restam 2.712 cidades e 26,7 milhões de brasileiros sem acesso a notícias sobre os seus municípios. Para combater o problema, o Redes Cordiais e a Lupa desenvolveram um projeto que acaba de ser contemplado como uma das 20 iniciativas ao redor do mundo que receberão um investimento total de US$ 2 milhões do Global Fact Check Fund. Ligado à International Fact-Checking Network, o fundo apoia o fortalecimento de organizações de checagem que promovem ações de combate à desinformação.

Esse projeto chama-se
Alternativas
Q2570554 Jornalismo
O veículo de comunicação empresarial é, ao mesmo tempo, jornalístico e institucional, por isso apresenta especificidades como
Alternativas
Q2570555 Jornalismo
O primeiro curso superior de jornalismo implantado no Brasil, em 1947, é atribuído
Alternativas
Q2570556 Jornalismo
Lançado em 1822,o primeiro jornal a ser produzido e impresso na província do Grão-Pará, atual Estado do Pará, e pioneiro da imprensa no Norte do Brasil, foi
Alternativas
Q2570557 Jornalismo
O primeiro logotipo da TV Globo foi um cata-vento. Ele foi primeiramente substituído por
Alternativas
Q2570558 Jornalismo
Ao observar a natureza das fontes das matérias jornalísticas, o professor Nilson Lage propôs classificá-las em oficiais, oficiosas e independentes.
Sobre essa classificação, analise as afirmativas a seguir.

I. As fontes independentes são consideradas as mais confiáveis e é comum não serem mencionadas, pois os dados que propõem são tomados a priori como verdadeiros.

II. A expressão fontes oficiosas foi banalizada pelo jornalismo estadunidense, aplicando-a, quando a fonte (que não quer ser mencionada) são organizações não governamentais (ONGs), chamadas nos EUA, de sem fins lucrativos.

III. Fontes oficiais são mantidas pelo Estado; por instituições que preservam algum poder de Estado, como as juntas comerciais e os cartórios de ofício; por empresas e organizações, como sindicatos e associações.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2570559 Jornalismo
Quanto às circunstâncias de realização de entrevistas jornalísticas, elas podem ser classificadas em: ocasionais, coletivas, confrontos ou dialogais.
Sobre elas, é correto afirmar que
Alternativas
Q2570560 Jornalismo
Leia o texto a seguir.

Os estudos de produção de notícias dedicam-se a identificar os caminhos e regras usados pelos meios de comunicação para enquadrar, isto é, organizar, um determinado evento. Em outras palavras, como a mídia conta uma história. A maneira como uma história é relatada lhe dá um determinado sentido, e fornece ao leitor/telespectador algumas direções de como a mensagem deve ser entendida. As escolhas feitas pelo jornalista quando escreve uma notícia vão mudar, em algum grau, o jeito como os leitores vão entendê-la. Para o leitor, a compreensão de uma notícia depende em grande medida da forma como a informação é apresentada e, além disso, como a informação a respeito do assunto tem sido previamente organizada. Há uma óbvia assimetria entre o número infinito de eventos reais e o espaço restrito de um jornal ou um programa de televisão. O profissional de comunicação aplica a essa realidade seu olhar, treinado na prática, para decidir o que vale a pena ser usado e o que deve ser deixado de lado.

(MARTINO, Luís Mauro Sá, 2014)


No texto acima, o autor se refere aos estudos da(o)
Alternativas
Q2570561 Jornalismo
As legendas são usadas sob as imagens fotográficas no jornalismo para 
Alternativas
Q2570562 Jornalismo
Leia o texto a seguir sobre as rotinas de uma assessoria de comunicação nos anos 1990.

Quando algo negativo acontecia - casos como acidentes de trabalho ou suposto envolvimento de donos ou executivos em ilegalidades -, respondia-se algo evasivo e apenas se houvesse o “vazamento” da informação ou se algum repórter descobrisse. Pensar em tomar a iniciativa para comunicar à opinião pública não era algo que passava pela cabeça da maioria dos executivos e seus assessores.

(CECATO, Valdete, 2011)

Hoje, a passividade dos executivos e de seus assessores de comunicação em situações de crise
Alternativas
Q2570566 Jornalismo
Leia o trecho sobre o impacto das tecnologias digitais nas publicações jornalísticas empresariais.

Com o aumento do uso das ferramentas digitais, a atualidade do jornalismo foi _____, permitindo a resposta ainda mais rápida a questões que surgem no cotidiano das organizações. Além disso, a _____ permitida pelas tecnologias digitais passou a possibilitar a maior participação dos empregados em listas de correio eletrônico, fóruns, blogs e redes sociais, quando essa é uma definição de política de gestão e de comunicação da organização. Mesmo quando essa não é a estratégia desenhada, a empresa ou órgão do governo é cada vez mais frequentemente atropelado pela presença de comentários sobre sua atuação nesses espaços e passa a orientar os empregados sobre como se comportar no cenário das redes sociais. Assim, elas são, na prática, ao mesmo tempo _____ e conteúdo da comunicação com o público interno, contribuindo para o (a) _____ dos meios e representando elemento de _____ internos.

(LEMOS E DEL GALDIO in DUARTE, 2015 – Adaptado)

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto acima.
Alternativas
Q2570567 Jornalismo
Segundo Nilson Lage, “notícias podem motivar reportagens (...). Isso não significa que toda reportagem tenha um gancho, ou seja, decorra de uma notícia”.
Nesse contexto, as pautas de reportagens para jornais impressos caracterizam-se pela
Alternativas
Q2570568 Jornalismo
O trecho de uma entrevista televisiva realizada pelo repórter e selecionado para ir ao ar chama-se
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: D
5: D
6: B
7: A
8: A
9: E
10: D
11: B
12: D
13: C
14: E
15: C
16: A
17: E
18: B
19: E
20: A