Questões de Concurso Público TJ-MS 2024 para Técnico de Nível Superior - Odontólogo - Odontologia

Foram encontradas 34 questões

Q2497896 Odontologia
O primeiro molar permanente irrompe na cavidade bucal aproximadamente aos 6 anos de idade, sendo o elemento dentário que apresenta a maior incidência de lesões de cárie ao longo da vida do indivíduo.

O risco aumentado para a ocorrência de cárie nesses elementos pode ser explicado: 
Alternativas
Q2497897 Odontologia
A etapa de instrumentação endodôntica é muitas vezes seguida da aplicação de medicação intracanal entre consultas, principalmente nos casos de necropulpectomias. A pasta de hidróxido de cálcio é frequentemente indicada para esse fim. No entanto, a técnica de inserção intracanal deve ser cautelosa, pois o seu extravasamento para o periápice pode causar pericementite medicamentosa.

Esse fato ocorre devido:
Alternativas
Q2497898 Odontologia
Um paciente do sexo masculino, 55 anos de idade, compareceu ao consultório odontológico com necessidade de exodontia do elemento 36. Durante a anamnese, revelou ser portador da doença de von Willebrand (DvW) do tipo 1.

Considerando o risco de sangramento trans e pós-cirúrgico nesses pacientes, a cobertura terapêutica de escolha a ser realizada previamente à exodontia é a:
Alternativas
Q2497899 Odontologia
A utilização do aparelho ortodôntico preventivo denominado “placa lábio-ativa”, ou em inglês “lip bumper”, é indicada para correção de pressão atípica do lábio e interceptação de maloclusões do tipo:
Alternativas
Q2497900 Odontologia
A área de “col”, situada nas regiões entre pré-molares e molares, corresponde a uma concavidade que une as papilas vestibular e lingual dos dentes posteriores, adaptando-se ao formato do contato interproximal.

Essa região é recoberta por um epitélio delgado do tipo:
Alternativas
Q2497901 Odontologia
Riscos ocupacionais no ambiente de trabalho odontológico indicam a possibilidade de dano ao profissional ou a ocorrência de algum evento adverso em decorrência da sua atividade laboral. São exemplos de agentes físicos que acarretam riscos ocupacionais no ambiente de trabalho do cirurgião-dentista:
Alternativas
Q2497902 Odontologia
O mercado de trabalho para o profissional de odontologia na função de auditor inclui os serviços assistenciais odontológicos de autogestão em empresas prestadoras (odontologia de grupo), seguradoras, administradoras ou a prestação de serviços de auditoria autônomos.

Dentre as funções do auditor odontológico, é correto citar:
Alternativas
Q2497903 Odontologia
O cloridrato de articaína é um anestésico local de duração intermediária, com muitas indicações na odontologia. Dentre as suas vantagens destacam-se o rápido início da ação anestésica e o alto sucesso clínico da sua administração.

A articaína é um anestésico do tipo:
Alternativas
Q2497904 Odontologia
A Regeneração Tecidual Guiada (RTG) é uma técnica cirúrgica para tratamento de sequelas da periodontite, baseada no princípio de que somente as células do ligamento periodontal possuem o potencial para regenerar o aparato de inserção do dente.


O objetivo da RTG para o prognóstico do tratamento periodontal é:
Alternativas
Q2497905 Odontologia
A técnica de Hall foi introduzida recentemente na odontopediatria como uma alternativa de tratamento restaurador para dentes decíduos.

Corresponde a procedimento relativo a essa técnica:
Alternativas
Q2497906 Odontologia
Após exame clínico, não foram detectadas lesões de cárie em uma paciente de 22 anos de idade apresentando dentição permanente completa. O exame radiográfico interproximal revelou, no entanto, imagem radiolúcida atingindo a metade interna da dentina na região mesial do dente 16.

Nesse caso, para que o cirurgião-dentista identifique a atividade da lesão e, assim, proponha estratégias adequadas de tratamento, ele deve observar o seguinte aspecto: 
Alternativas
Q2497907 Odontologia
Durante a remoção cirúrgica de um terceiro molar inferior incluso, a presença e a posição do segundo molar permanente inferior podem representar a principal barreira física impedindo a sua remoção completa.

Essa complicação ocorre principalmente quando o terceiro molar inferior incluso se encontra:
Alternativas
Q2497908 Odontologia
Uma criança de 13 anos de idade compareceu a um serviço de pronto-atendimento odontológico após cair da bicicleta. O exame clínico revelou luxação lateral do elemento 11 com fratura de esmalte. O exame radiográfico mostrou formação radicular completa e ausência de fratura radicular. Nessa consulta, foi realizada a reposição e contenção apropriada do elemento.

Os passos seguintes, com relação ao manejo do dente traumatizado no presente caso, envolvem:
Alternativas
Q2497909 Odontologia
No Brasil, o fluoreto presente nos dentifrícios pode apresentar-se nas formas de fluoreto de sódio (NaF), monofluorfosfato de sódio (MFP), fluoreto de amina (F-Am) e fluoreto de estanho (SnF2), todos com eficácia comprovada no controle da cárie. Sobre a biodisponibilidade das diferentes formas de fluoreto nos dentifrícios, considere as seguintes afirmativas:


I - Em dentifrícios com MFP, o íon fluoreto fica biodisponível após ação das enzimas fosfatases, presentes em remanescentes do biofilme, ao passo que, em dentifrícios com NaF, F-Am e SnF2, o fluoreto fica biodisponível após contato com a água.


II - Com exceção dos dentifrícios contendo SnF2, os produtos contendo NaF, MFP e F-Am podem ser armazenados por longos períodos sem que haja inativação do fluoreto, pois essas formas de fluoreto possuem estabilidade química indefinida.


III - Dentifrícios com MFP podem ser formulados com abrasivos à base de cálcio sem perigo de haver inativação do fluoreto. O mesmo não ocorre com dentifrícios formulados com NaF, F-Am ou SnF2, que devem conter sílica como agente abrasivo para evitar a inativação do fluoreto.


Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2497910 Odontologia
A maioria dos carcinomas bucais parece ser originada da mucosa normal, mas alguns são precedidos por lesões potencialmente malignas, que podem ser clinicamente diagnosticadas.

Entre elas incluem-se:
Alternativas
Q2497911 Odontologia
Os cimentos de ionômero de vidro (CIVs) são materiais extremamente versáteis, com aplicações em diversas situações clínicas, incluindo o tratamento restaurador atraumático (TRA). Essa técnica preconiza a remoção parcial da cárie com instrumentos manuais, e é muito utilizada em locais com pouco ou nenhum acesso ao tratamento odontológico convencional.

Dentre os vários tipos de CIVs, aquele indicado para o TRA em molares decíduos é o:
Alternativas
Q2497912 Odontologia
Processos de reabsorção, fisiológicos ou patológicos podem acometer as raízes dos elementos dentários. Um desses, com início invasivo na região cervical, possui aspecto clínico que pode variar de um pequeno defeito na margem gengival até o aparecimento de uma descoloração rósea da coroa dentária. Radiograficamente, evidencia-se uma linha radiopaca separando a área de reabsorção do canal radicular, e, histologicamente, observa-se o predomínio de tecido fibrovascular derivado do ligamento periodontal.


Trata-se, nesse caso, de uma reabsorção radicular:
Alternativas
Q2497913 Odontologia
Pacientes que possuem redução do fluxo salivar sofrem com a perda de lubrificação da cavidade bucal, afetando muitas funções e favorecendo o desenvolvimento de infecções em consequência da diminuição da proteção por ela proporcionada.

Esse é um problema comum em idosos, e, para esses pacientes, são indicados dentifrícios:
Alternativas
Q2497914 Odontologia
O processo de cicatrização tecidual pode se dar por reparo ou regeneração. A principal diferença entre ambos é:
Alternativas
Q2497915 Odontologia
Com relação ao processo de cicatrização tecidual, analise as afirmativas a seguir:


I. Quando uma laceração asséptica ou uma incisão cirúrgica é fechada inicialmente com suturas ou outros métodos, e a cicatrização acontece sem deiscência e com mínima formação de cicatriz, trata-se da cicatrização por primeira intenção.


II. Se as condições de cicatrização forem menos favoráveis, a cicatrização da lesão se dá por meio do preenchimento lento do defeito tecidual com tecido de granulação e conjuntivo, um processo chamado de cicatrização por segunda intenção.


III. No caso de lesões mais complexas, o cirurgião pode tentar promover a cicatrização por terceira intenção, por meio de um procedimento dividido que combina a cicatrização secundária com fechamento primário tardio.


Está correto o que se afirma:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: E
4: D
5: B
6: B
7: E
8: E
9: D
10: A
11: E
12: A
13: D
14: C
15: A
16: C
17: D
18: C
19: B
20: E