Questões de Concurso Público TJ-MS 2024 para Técnico de Nível Superior - Odontólogo - Odontologia
Foram encontradas 34 questões
O risco aumentado para a ocorrência de cárie nesses elementos pode ser explicado:
Esse fato ocorre devido:
Considerando o risco de sangramento trans e pós-cirúrgico nesses pacientes, a cobertura terapêutica de escolha a ser realizada previamente à exodontia é a:
Essa região é recoberta por um epitélio delgado do tipo:
Dentre as funções do auditor odontológico, é correto citar:
A articaína é um anestésico do tipo:
O objetivo da RTG para o prognóstico do tratamento periodontal é:
Corresponde a procedimento relativo a essa técnica:
Nesse caso, para que o cirurgião-dentista identifique a atividade da lesão e, assim, proponha estratégias adequadas de tratamento, ele deve observar o seguinte aspecto:
Essa complicação ocorre principalmente quando o terceiro molar inferior incluso se encontra:
Os passos seguintes, com relação ao manejo do dente traumatizado no presente caso, envolvem:
I - Em dentifrícios com MFP, o íon fluoreto fica biodisponível após ação das enzimas fosfatases, presentes em remanescentes do biofilme, ao passo que, em dentifrícios com NaF, F-Am e SnF2, o fluoreto fica biodisponível após contato com a água.
II - Com exceção dos dentifrícios contendo SnF2, os produtos contendo NaF, MFP e F-Am podem ser armazenados por longos períodos sem que haja inativação do fluoreto, pois essas formas de fluoreto possuem estabilidade química indefinida.
III - Dentifrícios com MFP podem ser formulados com abrasivos à base de cálcio sem perigo de haver inativação do fluoreto. O mesmo não ocorre com dentifrícios formulados com NaF, F-Am ou SnF2, que devem conter sílica como agente abrasivo para evitar a inativação do fluoreto.
Está correto o que se afirma em:
Entre elas incluem-se:
Dentre os vários tipos de CIVs, aquele indicado para o TRA em molares decíduos é o:
Trata-se, nesse caso, de uma reabsorção radicular:
Esse é um problema comum em idosos, e, para esses pacientes, são indicados dentifrícios:
I. Quando uma laceração asséptica ou uma incisão cirúrgica é fechada inicialmente com suturas ou outros métodos, e a cicatrização acontece sem deiscência e com mínima formação de cicatriz, trata-se da cicatrização por primeira intenção.
II. Se as condições de cicatrização forem menos favoráveis, a cicatrização da lesão se dá por meio do preenchimento lento do defeito tecidual com tecido de granulação e conjuntivo, um processo chamado de cicatrização por segunda intenção.
III. No caso de lesões mais complexas, o cirurgião pode tentar promover a cicatrização por terceira intenção, por meio de um procedimento dividido que combina a cicatrização secundária com fechamento primário tardio.
Está correto o que se afirma: