Questões de Concurso Público TRF - 1ª REGIÃO 2024 para Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Medicina (Cardiologia)

Foram encontradas 26 questões

Q3033421 Medicina
Um homem de 51 anos, previamente diabético, tabagista, dá entrada em unidade de emergência com quadro de dor precordial, em queimação, com irradiação para membro superior esquerdo, com duração de 30 minutos. Um eletrocardiograma de admissão demonstra supradesnivelamento do segmento ST das seguintes derivações: V1, V2, V3 e V4.
Dentre as opções a seguir, a conduta imediata mais adequada é:
Alternativas
Q3033422 Medicina
Um paciente idoso de 82 anos, previamente hipertenso, portador de diabetes mellitus mal controlada e tabagista dá entrada no ambulatório de valvopatias. Apresenta sopro ejetivo, mais audível em região paraesternal esquerda, entre 3º e 4º espaço intercostal, com pico telessistólico, menos intenso com manobra de Valsalva. Refere que, nos últimos meses, apresenta cansaço ao realizar esteira em academia a 4,0 km/h.
A melhor conduta em relação à valvopatia do paciente é:
Alternativas
Q3033423 Medicina
Uma paciente de 35 anos, com história prévia de valvopatia reumática e lúpus eritematoso sistêmico, está em uso de imunossupressores e corticoide. Procura unidade de emergência por quadro de febre vespertina há 2 semanas e astenia intensa. Ao exame físico, apresenta sopro holossistólico em foco mitral 4+/6+, além de pápulas eritematosas não dolorosas nas palmas das mãos.

Durante internação, apresenta níveis de fator reumatoide elevados, crescimento de Candida em 3 amostras distintas de hemoculturas e ecocardiograma transesofágico com vegetação em valva mitral de 0,3 cm de diâmetro. Evolui clinicamente com dispneia em repouso, pior ao decúbito.

Diante do exposto, a melhor conduta para a paciente, dentre as opções abaixo, é:
Alternativas
Q3033425 Medicina
Uma paciente de 22 anos, proveniente da região nordeste do Brasil, apresenta um quadro de dor torácica e dispneia aos pequenos esforços, ascite, turgência jugular patológica e edema de membros inferiores de características crônicas. Possui o seguinte laudo ecocardiográfico: obliteração de ambos os ápices ventriculares, com moderada disfunção sistólica, volume atrial aumentado, derrame pericárdico leve, trombo ventricular e hipermotilidade da base ventricular com ápice normocinético.
Com base nas informações descritas, o diagnóstico mais provável para a paciente é:
Alternativas
Q3033426 Medicina
São fatores de risco para cardiomiopatia periparto:
Alternativas
Q3033427 Medicina
Um cardiologista acompanha uma paciente de 68 anos, tabagista ativa, por quadro de aneurisma de aorta abdominal, assintomática. Inicialmente, realiza acompanhamento radiológico anual com o seguinte crescimento de diâmetro do aneurisma nos últimos 3 anos: 42 mm; 47 mm; 53 mm.
Com base no quadro, a conduta seguinte deve ser:
Alternativas
Q3033428 Medicina
Apesar dos grandes avanços da medicina nos últimos anos, a endocardite infecciosa (E.I.) ainda é uma doença com alta mortalidade.
Em relação à E.I., é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3033429 Medicina
Um paciente de 50 anos, natural e residente de Caraíbas, município da região sudoeste da Bahia, apresenta dispneia aos pequenos esforços, edema de membros inferiores e queixa de episódios de “coração acelerado” há mais de 1 mês. Ao exame físico, apresenta turgência jugular patológica, fígado palpável a 4,0 cm do rebordo costal direito, algo doloroso, e estertores pulmonares em bases bilateralmente. Radiografia de tórax mostra cardiomegalia, e eletrocardiograma apresenta intervalo PR de 210 ms, bloqueio de ramo direito e hemibloqueio anterior esquerdo.
Com base na principal hipótese diagnóstica do caso clínico descrito, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3033431 Medicina
Um homem de 32 anos, previamente hígido, procura pronto atendimento com queixa de dor retroesternal em caráter de pontada, pior à inspiração profunda e ao decúbito dorsal, com discreto alívio ao se sentar e fletir o tronco, iniciada há 6 dias. Relata febre alta no início do quadro. Refere viagem longa de ônibus há 2 semanas, com pessoas “gripadas”.
À ausculta cardíaca, apresenta som rangente, de alta tonalidade, diastólico e sistólico, pancardíaco. Eletrocardiograma mostra: infradesnivelamento de PR e supradesnivelamento segmento ST em diversas derivações. Exame laboratorial apresenta leucocitose e proteína C reativa aumentada.

A principal hipótese diagnóstica e o tratamento mais adequado são, respectivamente:
Alternativas
Q3033432 Medicina
A cardio-oncologia é uma área cada vez mais presente e extensa na medicina. Há uma grande interface entre as duas especialidades, e o conhecimento se torna essencial.
São fatores de risco para o desenvolvimento de cardiotoxicidade por tratamento antineoplásico:
Alternativas
Q3033433 Medicina
Um paciente de 18 anos tem história de febre reumática recente que evoluiu com cardite, sem deixar sequelas.
Com base nessas informações, o melhor esquema de profilaxia secundária para esse paciente é:
Alternativas
Q3033437 Medicina
Um homem de 80 anos, previamente hipertenso, chega à consulta ambulatorial com relato de dor anginosa aos mínimos esforços e episódios de síncope ocorrendo nos últimos meses.
Ao exame físico, ele se mostra corado, hidratado e eupneico. PA: 150 x 98 mmHg; FC: 62 bpm. Pulsos palpáveis, simétricos. Ausculta cardíaca: sopro sistólico ejetivo, rude, com pico telessistólico, panfocal, mais audível em foco aórtico acessório, com irradiação para fúrcula, reduzindo de intensidade à manobra de handgrip.

Em relação à provável doença, pode sugerir gravidade a presença de sopro:
Alternativas
Q3033440 Medicina
No ambulatório de valvopatias, discute-se o caso de um paciente de 72 anos, assintomático, com história de estenose aórtica e com os seguintes parâmetros ecocardiográficos: área valvar aórtica 0,9 cm²; FE 45%; gradiente médio 35 mmHg. Há dúvidas sobre a próxima etapa nesse caso.
A melhor conduta é:
Alternativas
Q3033441 Medicina
O cardiologista atende um infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST e, devido às condições em que o paciente se encontra, opta por realizar terapia trombolítica.
contraindicação absoluta à trombólise se o paciente: 
Alternativas
Q3033442 Medicina
Um homem de 65 anos, com quadro sugestivo de insuficiência cardíaca de fração de ejeção preservada, apresenta os seguintes exames complementares prévios: eletrocardiograma com complexo QRS de baixa amplitude, ecocardiograma transtorácico com aumento biatrial, espessamento de septo interventricular com textura granulosa e sinal cherry on the top.
Com base no descrito, a hipótese mais provável é:
Alternativas
Q3033443 Medicina
Uma paciente de 60 anos, com história familiar de doença arterial coronariana precoce, encontra-se 1 ano após episódio de infarto agudo do miocárdio. Apresenta cardiomiopatia dilatada, dispneia aos pequenos esforços, com fração de ejeção de 30%, em uso de terapia clínica otimizada, sem isquemia passível de revascularização. O eletrocardiograma: apresenta ritmo sinusal, sinais sugestivos de inatividade elétrica anterior e QRS estreito.
A conduta imediata mais indicada é:
Alternativas
Q3033444 Medicina
Os dispositivos de circulação assistida são ferramentas importantes em pacientes com insuficiência cardíaca grave e refratária ao tratamento convencional.
Sobre o tema, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3033445 Medicina
Um cardiologista, líder de um atendimento de reanimação cardiopulmonar, se encontra diante de um ritmo “chocável” e acaba de realizar a terceira desfibrilação do protocolo.
O próximo passo, segundo o ACLS, é:
Alternativas
Q3033446 Medicina
Com base na 3ª Diretriz Brasileira de Transplante Cardíaco, a alternativa que corresponde à disfunção primária do enxerto, de grau moderado, do ventrículo esquerdo é: 
Alternativas
Q3033448 Medicina
Uma mulher de 72 anos tem história prévia de diabetes, hipertensão arterial sistêmica, artrite reumatoide e fibromialgia. Encontra-se muito nervosa, com problemas familiares nos “últimos tempos” e vem ao pronto atendimento com dor torácica em “aperto”, de localização retroesternal, iniciada há 20 minutos, após discussão intensa com a filha.
Ao exame físico, encontra-se sudoreica, pálida, com PA de 180 x 92 mmHg, FC de 102 bpm, SpO2 a 97%. As auscultas respiratória e cardíaca estão dentro da normalidade. O eletrocardiograma apresenta taquicardia sinusal e supradesnivelamento de segmento ST de derivações da parede anterior. O ecocardiograma à beira leito mostra hipocinesia de segmentos mediais e apicais do ventrículo esquerdo, com hipercinesia basal. A paciente foi encaminhada para cineangiocoronariografia de emergência, na qual se constatou a ausência de placas obstrutivas.
Dentro do exposto, a hipótese diagnóstica mais provável é: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: D
5: B
6: E
7: D
8: C
9: D
10: A
11: D
12: B
13: E
14: C
15: B
16: C
17: E
18: B
19: E
20: C