Questões de Concurso Público TRF - 1ª REGIÃO 2024 para Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Medicina (Clínica Geral)

Foram encontradas 36 questões

Q3033781 Medicina
Paciente de 20 anos é atendida no ambulatório de ginecologia com queixas de corrimento grumoso, prurido e ardência vaginal. Apresenta placas brancas aderidas à parede vaginal, edema, eritema e escoriações/fissuras na parede vulvar.
O agente etiológico mais provável nesse caso é: 
Alternativas
Q3033782 Medicina
Paciente de 16 anos em atendimento pré-hospitalar pela equipe do SAMU após queda de bicicleta ao saltar de rampa de 1 m de altura. Ao exame: Glasgow 15, sentado no chão, queixando-se de dor abdominal com irradiação para o ombro E, abdômen distendido, PA 100x65, hipocorado 1+/4+, FC 110 bpm.
A principal hipótese diagnóstica para o caso é ruptura: 
Alternativas
Q3033783 Medicina
A anemia é uma complicação frequente e importante da doença renal crônica (DRC), associando-se com aumento de morbidade e mortalidade.
Um critério para diagnóstico de deficiência absoluta de ferro em pacientes com DRC, em tratamento conservador ou em diálise, é:
Alternativas
Q3033784 Medicina
Lesões térmicas são uma das principais causas de morbidade e mortalidade, mas a adesão aos princípios básicos da reanimação do trauma inicial e a oportuna aplicação de medidas simples de emergência podem ajudar a minimizar seu impacto. Os maiores princípios da abordagem da lesão térmica incluem manter um alto índice de suspeita da presença de comprometimento da via aérea após inalação de fumaça e o consequente edema causado pela queimadura; identificar e abordar as lesões mecânicas associadas; manter a normalidade hemodinâmica com reposição de volume; controlar a temperatura; e remover o doente do ambiente hostil.
A conduta que pertence ao grupo de avaliação e medidas secundárias no doente grande queimado é:
Alternativas
Q3033785 Medicina
Paciente do sexo feminino, 45 anos, deu entrada no pronto-socorro com queixa de dor abdominal baixa de início há 6 horas no hipogastro, com pouca resposta ao uso de analgésico em casa. Ao exame, apresentou-se estável hemodinamicamente, afebril, com dor à palpação no hipogastro e fossa ilíaca E, sem sinais de peritonite, sem massas palpáveis no abdômen. Realizada tomografia computadorizada, que produziu a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão



Com base nos dados apresentados, o diagnóstico para o caso em tela é:
Alternativas
Q3033786 Medicina
Paciente masculino de 58 anos, diabético tipo I e tabagista, deu entrada no serviço de emergência com quadro de dor subesternal em opressão e dispneia de início há 1 hora, que pioram com esforços, náuseas, 1 episódio de vômito, diaforese, vertigem e sensação de fraqueza.
Ao exame: PA 130/80, pulso rítmico, murmúrio vesicular universalmente audível sem ruídos adventícios, sem dor à palpação abdominal e torácica.
Realizada radiografia de tórax, que não evidenciou alterações, e ECG com o traçado a seguir.



Imagem associada para resolução da questão




Conforme os dados clínicos e analisando o traçado do ECG, o diagnóstico mais provável é:
Alternativas
Q3033787 Medicina
A triagem é uma ferramenta de decisões sistemática utilizada para classificar as vítimas de acordo com a prioridade de atendimento, dadas as necessidades da vítima, recursos e situação. O objetivo da triagem é fazer o “melhor para a maioria”, em vez de “tudo para todos”. A triagem efetiva é um processo interativo feito em todas as fases dos cuidados às vítimas.

Considere o seguinte caso: cenário de colisão entre ônibus e caminhão em rodovia com múltiplas vítimas politraumatizadas, motoristas do caminhão e do ônibus em óbito no local, múltiplas equipes de SAMU e resgate do Corpo de Bombeiros na cena prestando atendimento. Ao parar no local para auxiliar no atendimento e triagem dos pacientes, um médico inicia a avaliação de paciente adulto jovem, Glasgow 3, fratura de crânio com exposição de massa encefálica, PA inaudível, pulso fino, FC 30, respiração agônica (gasping).

Analisando o caso acima e conforme classificação de triagem de SALT, essa vítima se enquadra na categoria: 
Alternativas
Q3033788 Medicina
O Código de Ética Médica (CEM) contém as normas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício de sua profissão, inclusive nas atividades relativas a ensino, pesquisa e administração de serviços de saúde, bem como em quaisquer outras que utilizem o conhecimento advindo do estudo da medicina.

A fiscalização do cumprimento das normas estabelecidas nesse Código é atribuição dos Conselhos de Medicina, das comissões de ética e dos médicos em geral.

Em relação ao Código de Ética Médica, analise as afirmativas a seguir.

I. É vedado ao médico permitir que sua participação na divulgação de assuntos médicos, em qualquer meio de comunicação de massa, deixe de ter caráter exclusivamente de esclarecimento e educação da sociedade.

II. É vedado ao médico participar de anúncios de empresas comerciais, qualquer que seja sua natureza, valendo-se de sua profissão.

III. É vedado ao médico incluir, em anúncios profissionais de qualquer ordem, seu nome, seu número no Conselho Regional de Medicina, com o estado da Federação no qual foi inscrito, e seu Registro de Qualificação de Especialista (RQE) quando anunciar a especialidade.

Está correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q3033789 Medicina
Paciente do sexo masculino com 15 anos de idade atendido no pronto-socorro com quadro de hemartrose importante no tornozelo direito após tropeço na calçada de casa. A mãe informa que, desde a infância, sempre apresentou equimoses grandes nos membros após pequenos traumas. Realizados hemograma, com plaquetas normais, e coagulograma, que identificou atividade de coagulação em 30% do normal.

Posteriormente à realização dos exames, a mãe informou histórico familiar de doença genética nos homens da família materna.

De acordo com essas informações, o diagnóstico mais provável para o caso acima é:
Alternativas
Q3033790 Medicina
Paciente do sexo feminino, de 60 anos, deu entrada no hospital com queixas de palpitações há 45 minutos, vertigem, desconforto torácico, sensação de dispneia e pré-síncope; tem diagnóstico prévio de insuficiência mitral e teve IAM há 4 anos.
Ao exame: Glasgow 15, hemodinamicamente estável, PA 110/75, eupneica, SPO2 96% em ar ambiente.
Feito ECG na sala de emergência, que evidenciou a seguinte imagem na derivação III:


Imagem associada para resolução da questão



Conforme os dados clínicos e o traçado do ECG, o diagnóstico é:
Alternativas
Q3033791 Medicina
Paciente de 25 anos é atendida com queixa de dor em pontada no indicador da mão direita cerca de 3 horas após manipular entulhos no trabalho. Horas depois do início da dor, notou aparecimento de área esbranquiçada circular na base do dedo indicador D, com posterior surgimento de bolha no local com anel eritematoso elevado perifericamente. Tomou analgésicos e fez uso de anti-histamínico tópico. Evoluiu nos dias seguintes com escurecimento da lesão e posterior necrose da pele e tecido subcutâneo, passando a apresentar calafrios, náuseas, astenia e febre.
O mais provável agente peçonhento causador da lesão é: 
Alternativas
Q3033792 Medicina
O tratamento da dislipidemia tem por objetivo final a redução de eventos cardiovasculares, incluindo mortalidade, bem como a prevenção de pancreatite aguda associada a hipertrigliceridemia grave. Tradicionalmente, o tratamento busca atingir níveis de LDL abaixo de 100 mg/dL ou de triglicerídeos abaixo de 150 mg/dL.
Um critério de inclusão para tratamento da dislipidemia como prevenção de eventos cardiovasculares e pancreatites é: 
Alternativas
Q3033793 Medicina
Paciente do sexo feminino de 45 anos é atendida no consultório com queixas de cefaleia temporal direita há 24 horas, pulsátil, de moderada intensidade, evoluindo nas últimas 6 horas com náuseas e 1 episódio de vômito, osmofobia, fotofobia e irritabilidade.
Já apresentou episódios anteriores semelhantes nos últimos 6 meses, com até 72 horas de duração, e refere que percebeu desencadeamento após episódios de estresse e consumo de bebida alcoólica.
Ao exame: PA 130/80, Glasgow 15, mobilidade preservada, dialogando normalmente, pupilas isocóricas e fotorreagentes, sem outras alterações visuais.
A principal hipótese diagnóstica é: 
Alternativas
Q3033794 Medicina
Paciente do sexo masculino, de 60 anos, com histórico de viagem para zona rural há 1 ano, iniciou quadro de mialgia e poliartralgia migratória há 10 meses, sem sinais de artrite ou derrame articular na época. Nos últimos 2 meses, passou a apresentar aumento de volume no joelho D e no cotovelo E, com eritema e derrame articular no joelho D. Realizada a drenagem, o líquido articular apresentou padrão inflamatório com presença de células polimorfonucleares.
A principal hipótese diagnóstica para esse caso é:
Alternativas
Q3033795 Medicina
Paciente do sexo feminino, de 68 anos, diabética de longa data e com insuficiência renal crônica dialítica há 6 anos, HAS em uso de enalapril e espironolactona, deu entrada no pronto atendimento com quadro de náuseas e vômitos, associado a astenia, fraqueza muscular e cãibras, dispneia e diminuição de reflexos aquileanos. Realizado ECG, conforme a imagem a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


Conforme os dados clínicos e a interpretação do ECG, o diagnóstico mais provável é: 
Alternativas
Q3033796 Medicina
Paciente masculino, 30 anos, sem comorbidades, foi levado por amigos ao atendimento de emergência após ter sido encontrado em casa com quadro de agitação. Atendido inicialmente com quadro de hipertermia, midríase, pele seca, rubor, taquicardia, retenção urinária e apresentando delírios e alucinações. ,
O agente mais provável da intoxicação descrita é:
Alternativas
Q3033797 Medicina
Paciente masculino, de 65 anos, hipertenso e diabético tipo I, em tratamento ambulatorial por pneumonia há 3 dias, nas últimas 12 horas passou por quadro de desconforto respiratório, sudorese, palpitação e astenia. Teve episódio de pré-síncope há 20 minutos e foi levado ao hospital. Na entrada apresentava-se confuso, febril, FC = 136 bpm, SPO2 86%, PA 85 x 50 mmHg e glicemia capilar 186 mg/dl.
A alternativa que representa o valor da pressão arterial média (PAM) do paciente é:
Alternativas
Q3033798 Medicina
A ataxia refere-se à perda de controle muscular e coordenação, causando instabilidade do tronco, marcha instável, movimentos oculares anormais ou dificuldade com a precisão dos movimentos dos membros, como movimentos para encontrar uma distância ou movimentos alternados rápidos. Isso pode ser devido a uma disfunção cerebral, frequentemente do cerebelo, a alguma patologia da medula espinal, dos nervos periféricos ou da orelha interna, ou a fraqueza muscular.
A patologia que cursa com marcha em estepagem é:
Alternativas
Q3033799 Medicina
A doença de Crohn (DC) é uma doença inflamatória intestinal de origem desconhecida, caracterizada pelo acometimento segmentar, assimétrico e transmural de qualquer porção do tubo digestivo, da boca ao ânus. Apresenta-se sob três formas principais: inflamatória, fistulosa e fibroestenosante. Além das manifestações no sistema digestório, a DC pode ter manifestações extraintestinais, sendo as mais frequentes as oftalmológicas, dermatológicas e reumatológicas.

Sobre o diagnóstico da DC, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3033800 Medicina
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) caracteriza-se por limitação crônica ao fluxo de ar, não totalmente reversível, associada a uma resposta inflamatória anormal à inalação de partículas ou gases nocivos. Do ponto de vista da fisiopatologia, a obstrução crônica ao fluxo de ar na DPOC ocorre devido a uma associação de inflamação nas pequenas vias aéreas (bronquiolite respiratória) e destruição parenquimatosa (enfisema). Os sintomas têm início insidioso, são persistentes, pioram com exercício e tendem a aumentar em frequência e intensidade ao longo do tempo.
Um critério clínico ou funcional para o diagnóstico de DPOC é: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: A
5: E
6: D
7: D
8: B
9: E
10: C
11: B
12: B
13: E
14: C
15: D
16: A
17: E
18: B
19: E
20: C