Questões de Concurso Público EBSERH 2025 para Grupo Medicina e Preventiva e Social
Foram encontradas 12 questões
Uma mãe (44 anos) de cinco filhos do sexo masculino solicitou a um médico que realizasse um procedimento de inseminação artificial com prévia seleção de gametas masculinos apenas com cromossomo X, para superar a profunda frustração de não ter uma filha. O caso é submetido ao judiciário que solicita uma avaliação de médicos e psiquiatras em cujo relatório destaca-se como a ideia de ter uma filha que cuidasse dela na velhice havia se tornado uma obsessão, motivo pelo qual o laudo foi favorável à realização do procedimento, pois não se reconhecia qualquer impropriedade e vislumbrava-se a possibilidade de que tendo uma filha essa senhora melhoraria do quadro depressivo refratário a tratamentos até então utilizados. A promotoria pública recorreu da decisão e a sentença foi revogada em segunda instância.
Tradução e adaptação de Alonso EJP. Consideraciones críticas sobre la regulacion legal de la selección de sexo (parte I). Rev Der Gen H 2002; 16:59-69.
Analisando o caso com base nas normas éticas para a utilização das técnicas de reprodução assistida vigentes no Brasil, é correto afirmar que o aspecto ético mais importante envolvido na disputa judicial é a
A puericultura é o pilar, a pedra angular da pediatria, responsável pela promoção da saúde, pelo bom crescimento e desenvolvimento das crianças. É também um importante acompanhamento médico realizado por pediatra, a puericultura é a ciência que visa proteger o paciente contra algum agravo que possa interferir em seu desenvolvimento físico e mental.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a primeira consulta com o pediatra puericultor deve acontecer
O Método Canguru é uma política nacional de saúde que integra um conjunto de ações voltadas para a qualificação do cuidado ao recém-nascido (RN) e sua família. Esse método compreende três etapas nas quais a equipe de profissionais da Unidade Neonatal (UN) deve estar preparada para oferecer um atendimento de Saúde qualificado, observando a individualidade de cada criança e de sua história familiar. Ele inclui também a preocupação com a saúde integral dessa equipe no desempenho de suas funções e com o ambiente hospitalar, abordando o acolhimento e a segurança nos cuidados neonatais, que devem ser adequados a cada momento evolutivo do RN.
A primeira etapa inicia-se na detecção da gestação de risco para o nascimento de criança com necessidade de cuidados intensivos neonatais e continua na UTIN e/ou UCINCo durante a internação do RN.
A segunda etapa é realizada na Unidade de Cuidado Intermediário Canguru (UCINCa).
Um critério de alta da criança da segunda etapa é
As pessoas ainda são avaliadas oportunisticamente e tratadas de acordo com os seus achados clínicos ou laboratoriais isolados, e não por meio de uma avaliação global do risco de desenvolverem doença cardiovascular.
Não faz muito tempo, era comum tratar os pacientes por patologias isoladas, porém a realidade nos mostra a relação imbricada com que muitos fatores se inter-relacionam. Muitas das chamadas doenças que tratamos, na verdade, estão perdendo esse status e estão sendo reclassificadas como fatores de risco.
Das condições a seguir, assinale a que é de alto risco para doença cardiovascular.
A Medicina Baseada em Evidências (MBE) é uma técnica específica para atestar, com o maior grau de certeza, a eficiência, as efetividades e a segurança de produtos, tratamentos, medicamentos e exames que foram objeto de diversos estudos científicos, de modo a permitir que os progressos das pesquisas médicas sejam transpostos para a prática.
O fenômeno da judicialização da saúde exige que os atores do sistema de Justiça se apoiem na interdisciplinaridade para análise dos casos, e a MBE é um poderoso instrumento para a resolução das demandas em que são postulados medicamentos, tratamentos, próteses e/ou outras tecnologias.
Entre as opções a seguir, assinale a que determina maior nível de evidência de efetividade.
A avaliação inicial do paciente com hipertensão arterial sistêmica (HAS) na Unidade de Atenção Primária é composta por confirmação do diagnóstico, identificação de fatores de risco cardiovascular, suspeita e identificação de causa secundária, avaliação do risco cardiovascular, lesões de órgão-alvo (LOA) e doenças associadas.
Assinale a opção que apresenta um fator de risco para HAS.
O Diabete Melito (DM) pode ser definido como um conjunto de alterações metabólicas caracterizada por níveis sustentadamente elevados de glicemia, decorrentes de deficiência na produção de insulina ou de sua ação, levando a complicações de longo prazo.
Conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Diabete Melito Tipo 2 do Ministério da Saúde, assinale a afirmativa correta sobre o rastreamento em indivíduos assintomáticos.
A tuberculose (TB) pode manifestar-se sob diferentes apresentações clínicas, relacionadas com o órgão acometido, desta forma, outros sinais e sintomas, além da tosse prolongada, podem ocorrer e devem ser valorizados na investigação diagnóstica individualizada.
Classicamente, as principais formas de apresentação são a forma primária, a pós-primária (ou secundária) e a miliar. Os sintomas clássicos, como tosse persistente seca ou produtiva, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento, podem ocorrer em qualquer das três apresentações.
Em relação aos sinais, aos sintomas e ao diagnóstico da TB e suas formas clínicas, assinale a afirmativa correta.
A violência sexual é entendida como uma questão de saúde pública, segurança e acesso à justiça, que exige do Estado políticas e ações integradas para responder a esse problema. Pode acontecer em espaços públicos e privados, causar traumas e ferimentos visíveis e invisíveis, e, em algumas situações, levar à morte.
A droga de escolha para profilaxia de infecção por clamídia para vítimas de violência sexual é
Leia o fragmento a seguir.
... são pedidos como forma de suavizar um diagnóstico mais grave, principalmente quando se trata de pacientes portadores de doenças graves e incuráveis. E assim, alguns facultativos, atendendo à solicitação de familiares, atestam enfermidade diversa, sempre de caráter benigno, na intenção de confortar o paciente.
O fragmento apresenta a definição de atestado
A realização periódica do exame citopatológico continua sendo a estratégia mais amplamente adotada para o rastreamento do câncer do colo do útero. Atingir alta cobertura da população-alvo é o componente mais importante, no âmbito da atenção primária, para que se obtenha significativa redução da incidência e da mortalidade por câncer do colo do útero.
No caso de mulher de 23 anos com exame citopatógico que evidenciou Lesão de Baixo Grau (LSIL), a conduta mais adequada é repetir o exame em