Questões de Concurso Público EBSERH 2025 para Grupo Ortopedia e Traumatologia

Foram encontradas 30 questões

Q3251024 Não definido
Em relação à Doença de Caffey, avalie as afirmativas a seguir.

I. Caracteristicamente apresenta-se entre as idades de 2 e 12 meses.
II. O diagnóstico diferencial inclui abuso infantil, infecção e neoplasias metastáticas.
III. Laboratorialmente pode apresentar aumento da velocidade de hemossedimentação, aumento da contagem de glóbulos brancos e aumento da fosfatase alcalina.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3251025 Não definido
Em relação à placa epifisária normal, assinale a afirmativa incorreta
Alternativas
Q3251026 Não definido
Durante o ato operatório de uma artroplastia total do quadril, na instalação do componente acetabular ocorreu uma fratura da parede posterior, desviada, identificada pela equipe médica durante o ato cirúrgico.
De acordo com a classificação de Paprosky das fraturas periprotéticas do acetábulo associadas à artroplastia total do quadril, essa fratura foi classificada como do tipo
Alternativas
Q3251027 Não definido
Menino com idade de 8 anos apresentou, após queda da própria altura, dores no membro superior direito, com incapacidade de movimentar o cotovelo. Ao exame físico apresentava deformidade no antebraço e o exame por imagem evidenciou uma fratura luxação de Monteggia com luxação lateral da cabeça do rádio associada a uma fratura em varo da extremidade proximal da ulna.
Segundo a classificação de Bado, a lesão foi do tipo
Alternativas
Q3251028 Não definido
Paciente de 62 anos, hígida, sem comorbidades, sofreu queda da própria altura ao fazer uma caminhada em trilha montanhosa e, em consequência, apresentou uma fratura classificada como 31B1 3 (AO/OTA).
Dos tratamentos listados a seguir, o mais adequada para o tratamento dessa paciente é 
Alternativas
Q3251029 Não definido
A incidência relatada de ossificação heterotópica após tratamento cirúrgico de fraturas do úmero distal varia de 0% a 49%.
A limitação do antebraço aos movimentos de pronação/supinação é considerada, segundo a classificação de Hastings, como da classe
Alternativas
Q3251030 Não definido
Paciente de 25 anos de idade, hígido, sem comorbidades, sexo masculino, sofreu uma queda de 4 m da altura, na água, nos alagados do Recife. Após a queda, foi imediatamente conduzido para a emergência do hospital mais próximo.
Ao dar entrada no hospital apresentava pressão arterial de 120x80 mmHg, ferida contusa com 10 cm de extensão sem perda de substância no terço médio da perna esquerda, perda parcial de uma unidade musculotendínea.
Exames por imagens demonstraram fratura segmentar da tíbia, sem perda óssea. Não apresentava nenhuma outra lesão, além da ferida na perna ao nível do foco de fratura. Devido a disponibilidade de sala cirúrgica, o paciente foi submetido a desbridamento mecânico cirúrgico 15 horas após o acidente.

Baseado no Ganga Hospital Open Injury Score (GHOIS), assinale a opção que apresenta a pontuação correta para o caso e a conduta ortopédica a ser considerada.
Alternativas
Q3251031 Não definido
Paciente de 25 anos de idade, do sexo feminino, sofreu fratura fechada do fêmur e da tíbia em decorrência de acidente de moto; quatro horas após o acidente, apresentou grande edema no membro fraturado, com dor incompatível com as fraturas. A equipe médica suspeitou de síndrome do compartimento.
Em relação a esse diagnóstico assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q3251032 Não definido
Paciente do sexo feminino deverá ser submetida a artrodese do cotovelo direito em decorrência de artrite pós traumática.
Em relação a essa artrodese avalie as afirmativas a seguir.

I. A posição de 30 a 45 graus de flexão é desejável quando a artrodese for bilateral.
II. A posição de 90 a 100 graus de flexão é desejável para fornecer maior força de preensão.
III. A posição ideal depende se a atividade de trabalho ou higiene pessoal for o principal objetivo.

Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q3251033 Não definido
Paciente do sexo masculino, 22 anos, sofreu entorse do tornozelo durante jogo de futebol e foi atendido em hospital de urgência e o exame por imagem evidenciou fratura do tipo 44 A3.2
A indicação de tratamento mais adequada, entre as listadas a seguir, é
Alternativas
Q3251034 Não definido
Pacientes com hemofilia apresentam hemartroses de repetição que resultam em sinovites de grandes articulações que podem resultar em osteoartrites.
Em relação a essa afecção, é correto afirmar que
Alternativas
Q3251035 Não definido
A coluna cervical superior compreende o complexo osteoligamentar da junção craniocervical.
Em relação às lesões traumáticas, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3251036 Não definido
Em relação à displasia longitudinal ulnar, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3251037 Não definido
Em relação à osteonecrose do joelho, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q3251038 Não definido
Em relação à avaliação ultrassonográfica de paciente portadores de displasia desenvolvente do quadril, é correto afirmar que
Alternativas
Q3251039 Não definido
Em relação à escoliose idiopática do adolescente, avalie as seguintes afirmativas:

I. consideramos escoliose de dupla curva, quando as duas curvas laterais estão presentes em segmentos diferentes da coluna;
II. existe uma prevalência igual entre os sexos para curvas pequenas (<10 graus), com prevalência feminina crescente para curvas maiores e progressivas;
III. atualmente, a escoliose é definida como um desvio lateral da linha vertical normal da coluna vertebral, que quando medido em uma radiografia, é maior que 10 graus.

Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q3251040 Não definido
Paciente do sexo feminino, 40 anos de idade, há 2 anos foi internada em decorrência de Covid 19, fazendo uso de corticoide durante a internação.
Atualmente, relata dores no quadril direito com dificuldades para deambular há 1 mês. Ao exame clinico apresenta dor a mobilização do quadril com limitação do arco de movimento. O exame de ressonância magnética evidenciou sinal do crescente sem achatamento, envolvendo 12% da superfície articular. foi firmado o diagnóstico de osteonecrose não traumática da cabeça do fêmur.

Segundo a classificação de Steinberg, essa lesão se encontra no estágio 
Alternativas
Q3251041 Não definido
Em relação ao pé torto congênito, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3251042 Não definido
Em acidente com veículo automotor, paciente de 23 anos sofreu uma fratura da extremidade distal do fêmur esquerdo, parcialmente articular, sagital do côndilo lateral, simples e através da incisura femoral.
Segundo a classificação AO/OTA, trata-se de uma fratura do tipo
Alternativas
Q3251043 Não definido
Em relação ao desenvolvimento da criança, avalie as afirmativas a seguir.

I. O ganho de crescimento da criança no primeiro ano de vida é tão grande quanto durante toda a fase de puberdade.
II. Entre 1 e 2 anos de vida, a criança cresce em torno de 7 cm e entre 3 e 4 anos cresce em torno de 10 cm.
III. Entre 5 e 10 anos de idade, a estatura em pé aumenta aproximadamente 5,5 cm por ano. Dois terços desse crescimento ocorrem nos membros inferiores e um terço ocorre na estatura em posição sentada.

Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: B
4: C
5: E
6: C
7: D
8: C
9: E
10: B
11: E
12: E
13: D
14: A
15: C
16: C
17: D
18: A
19: B
20: E