Questões de Concurso Público EBSERH 2025 para Grupo Pediatria
Foram encontradas 30 questões
A mãe relatou que esses movimentos começaram há algumas semanas e que João tem apresentado um atraso no desenvolvimento motor, com dificuldade para sustentar a cabeça e interagir com objetos. Ao exame clínico, a criança está alerta, sem sinais de infecção ou alterações sistêmicas evidentes. Foi solicitado um eletroencefalograma (EEG), que revelou padrão de hipsarritmia.
Com base no caso descrito, a síndrome epiléptica mais provável e a abordagem inicial recomendada são, respectivamente,
Sobre os critérios clínicos e laboratoriais para diagnóstico de síndrome de ativação macrofágica (SAM), assinale a afirmativa.
Sua história clínica revelou dois episódios prévios de trombose venosa profunda e a presença de livedo reticular nos membros inferiores. Exames laboratoriais mostraram positividade para anticoagulante lúpico e anticorpos anticardiolipina em títulos elevados em duas ocasiões, com intervalo de 12 semanas.
Com base nesses achados, o diagnóstico mais provável e o manejo inicial recomendado são, respectivamente,
Os déficits nutricionais mais provavelmente associados à síndrome do intestino curto são
I. evitar qualquer atividade física, pois isso pode precipitar crises asmáticas devido ao risco de agravamento do quadro.
II. atividades físicas leves a moderadas, como natação, capoeira e danças, são recomendadas, com uso do broncodilatador conforme necessário.
III. praticar somente atividades físicas intensas, como futebol e basquete, por ajudarem a aumentar a resistência e a força muscular, essenciais para o controle da asma.
Está correto o que se apresenta em
Ela evacua, em média, duas vezes por semana e frequentemente se queixa de dor abdominal, especialmente durante as evacuações com sangramento ocasional ao se limpar. Além disso, a mãe refere que as fezes rotineiramente obstruem o vaso sanitário.
O critério de Roma IV adequado para diagnosticar constipação intestinal funcional nessa paciente, é:
Diante da suspeita de infecção do trato urinário (ITU), foi coletada uma amostra de urina por jato médio para análise laboratorial e urinocultura. Os resultados laboratoriais mostraram a presença de leucócitos e nitritos positivos na análise de urina, e a urinocultura revelou o crescimento de 10.000 UFC/mL de Escherichia coli.
Com base nos resultados da urinocultura, a interpretação correta para o quadro clínico dessa paciente, é:
Diante da suspeita de giardíase, o tratamento a ser prescrito é
Nesse caso, a hipótese diagnóstica mais provável é
Para o quadro desse paciente, a hipótese diagnóstica mais provável é
Nesse caso, a hipótese diagnóstica mais provável para essa condição dermatológica é
Ao exame físico o paciente parece saudável e não exibe sinais de desidratação ou qualquer anomalia clínica que justifique a gravidade dos sintomas relatados. Você decide internar o menino para observação e a equipe assistencial percebe que os sintomas desaparecem quando a mãe se ausenta.
Nesse caso, a hipótese diagnóstica mais provavelmente a ser considerada é
A radiografia do quadril está normal e o ultrassom da região demonstra pequeno derrame articular sem sinais de abscesso. A mãe relata que, há cerca de dez dias, ela teve febre baixa e coriza, por cerca de 3 dias, com resolução espontânea do quadro. No momento, a paciente se encontra assintomática do quesito respiratório alto.
Com base no quadro, a melhor hipótese diagnóstica e o manejo inicial são, respectivamente,
O abdômen está doloroso à palpação, com defesa muscular na região epigástrica e equimose no local do impacto. Não há evidências de fraturas em outros locais do corpo.
Com base no quadro clínico, a conduta ou diagnóstico mais provável é:
Ao exame, observa-se palidez acentuada, hepatoesplenomegalia e linfonodomegalia cervical discreta. O hemograma revela anemia grave, leucopenia e plaquetopenia.
Nesse caso, a hipótese diagnóstica ou conduta mais adequada é
Nesse caso, o diagnóstico mais provável e a conduta a ser tomada são, respectivamente,