Questões de Concurso Público EBSERH 2025 para Grupo Psiquiatria

Foram encontradas 30 questões

Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251684 Não definido
Gorete, uma senhora de 75 anos, chegou ao pronto-socorro acompanhada por sua neta, Amélia, que relatou ter observado na avó comportamentos incomuns iniciados nos últimos dias, por exemplo, a avó vinha confundindo sua neta com sua filha já falecida. Além disso, falava coisas totalmente sem sentido, tendo anunciado que Preciso esconder os pássaros da janela antes que eles roubem as minhas joias.
Amélia completou que a avó estava muito agitada, irritada e que as vezes parecia muito apavorada, confusa e desorientada, batia as canelas nos móveis e não parecia sentir coisa alguma. Esses sintomas pareciam piorar ao final do dia. Além disso, a neta de Gorete informou que a avó possui histórico de insuficiência renal crônica.
O diagnóstico mais provável para o quadro clínico neurocognitivo descrito é 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251685 Não definido
O novo relatório Vigitel 2023 (com dados coletados de dezembro de 2022 a abril de 2023) aponta um aumento do consumo abusivo de álcool quando comparado com os anos anteriores. Na população geral, o aumento foi de 18,4% para 20,8% entre 2021 e 2023. Entre as pessoas do sexo masculino, esse aumento foi de 25% para 27,3% no período e, entre pessoas do sexo feminino, esse aumento foi de 12,7% para 15,2%.
CENTRO DE INFORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E ÁLCOOL – CISA. Novos dados do Ministério da Saúde mostram consumo abusivo e beber e dirigir no Brasil em 2023. Disponível em: https://cisa.org.br/pesquisa/artigos-cientificos/artigo/item/442-novos-dadosdo-ministerio-da-saude-mostram-consumo-abusivo-e-beber-e-dirigir-no-brasil-em2023. Acesso realizado em: 13/01/2025
Sobre os transtornos de abuso do álcool, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251686 Não definido
Sobre as síndromes psiquiátricas do puerpério, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251687 Não definido
Ygor, um homem de 28 anos, casado, relata episódios de humor depressivo desde os 19 anos, com duração de semanas a meses, caracterizados por desânimo extremo, insônia terminal, sentimento de inutilidade, anedonia e pensamentos de culpa recorrentes. Além disso, relata ter passado, recentemente, por um episódio de mais de uma semana em que se sentiu extremamente produtivo, confiante, criativo e bem disposto, dormindo menos de 4 horas por noite, sem sentir cansaço.
Nesse período, Ygor relatou ter “sentido coragem para financiar o carro que sempre sonhou”, mas que não cabia exatamente em seu orçamento. Sua esposa disse que esses períodos de “animação” são raros e curtos, mas que, ainda assim, causam impacto na rotina do paciente. Ygor não possui histórico de doenças crônicas, períodos de maior estresse e não faz uso de álcool ou outras drogas. Além disso, sua mãe tem histórico de depressão maior. Com base nesse caso clínico, avalie as afirmativas a seguir.
I. Nesse caso, o diagnóstico mais provável é transtorno bipolar tipo
II, já que o paciente apresenta episódios de depressão maior intercalados com episódios de hipomania.
III. O plano farmacoterapêutico pode incluir administração de lítio, com monitoramento regular dos níveis séricos, já que a margem terapêutica é de 0,5 a 1,5 mEq/L. É boa conduta o monitoramento da função renal. III. Caso Ygor não apresente resposta esperada à monoterapia com lítio, pode-se associar um antipsicótico atipíco, como olanzapina.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251688 Não definido
A principal forma de psicose ou síndrome psicótica, por sua frequência e sua importância clínica, é, certamente, a esquizofrenia. Essa doença, internacionalmente, tem incidência anual (casos novos por ano) em torno de 15 a 42 por 100 mil habitantes e prevalência pontual (point prevalence) de 0,4% (4,5 pessoas por 1.000 habitantes). O risco de ter esquizofrenia alguma vez na vida é, em média, de 0,7% – 7 pessoas em cada 1.000 habitantes (Tandon et al., 2009). No Brasil, a prevalência alguma vez na vida é semelhante, em torno de 0,8%.
Modificado de DALGALARRONDO, P. Psicopatologia. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
Com relação à esquizofrenia, avalie as afirmativas a seguir.
I. Em muitos pacientes há aumento da experiência e da expressão emocional. Em contraste, os indivíduos podem apresentar redução da reatividade emocional (vista também como uma dimensão dos sintomas negativos). Essa combinação tem sido denominada de “paradoxo emocional da esquizofrenia”.
II. Além da hipótese dopaminérgica clássica da esquizofrenia, são crescentes as evidências de que a fisiopatologia do transtorno também é composta pela hiperatividade de receptores serotoninérgicos 2A (5HT2A) corticais, assim como pela hipoatividade de que receptores N-metil-D-aspartato (NMDA) em sinapses críticas pré-frontais.
III. O suicídio é a principal causa de morte de indivíduos com esquizofrenia abaixo dos 35 anos, sendo de 9 a 13% a taxa de suicídio durante a vida
IV. O início da esquizofrenia tende a ocorrer mais tardiamente em mulheres do que em homens, sendo que a maioria das mulheres desenvolve os sintomas na meia idade, por volta dos 45 anos.
V. Todos os antipsicóticos, inclusive os atípicos, podem causar discinesia tardia.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251689 Não definido
A inclusão de um capítulo sobre transtornos obsessivo-compulsivos e relacionados no DSM-5 reflete a crescente evidência da relação desses transtornos entre si em termos de uma gama de validadores diagnósticos, bem como a utilidade clínica de agrupar esses transtornos no mesmo capítulo. Os clínicos são encorajados a rastrear essas condições em indivíduos que apresentam um deles e estar cientes das sobreposições entre essas condições. Ao mesmo tempo, há diferenças importantes em validadores diagnósticos e de tratamento entre esses transtornos.
Adaptado de AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5. ed., texto rev.). 2022
Sobre o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251690 Não definido
No início típico de um caso de transtorno de pânico, os indivíduos estão envolvidos em algum aspecto comum da vida, quando subitamente seu coração dispara e eles têm a impressão de que não conseguem respirar. Segue-se a isso a sensação de tontura e desmaio, bem como a de que estão prestes a morrer. Os pacientes de transtorno de pânico são em geral adultos jovens, mais provavelmente na terceira década, embora o início possa ocorrer até a sexta década.
HALES, R. E.; YUDOFSKY, S. C.; GABBARD, G. O. Tratado de psiquiatria clínica. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. P. 532.
A farmacoterapia de primeira linha para o tratamento contínuo do Transtorno de Pânico é
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251691 Não definido
Sobre os transtornos fóbicos ansiosos, avalie as afirmativas a seguir.

I. A agorafobia provavelmente é a mais incapacitante das fobias. Muito frequentemente, ela é consequência do transtorno de pânico e pessoas com agorafobia buscam evitar situações as quais sentem que poderiam desencadear um ataque de pânico ou situações das quais imaginam que seria difícil escapar caso tivessem um ataque de pânico.
II. O diagnóstico de fobia específica requer o desenvolvimento de ansiedade grave, mesmo a ponto de sofrerem com ataques de pânico, quando há exposição ao objeto ou situação temida.
III. As fobias específicas possuem alta prevalência, principalmente entre mulheres, que são afetadas em uma proporção de 2:1 em relação aos homens, exceto para as fobias relacionadas ao o medo de sangue, injeção ou ferimentos.
IV. O tratamento mais eficaz para as fobias é, provavelmente, a terapia comportamental, que tem o intuito de dessensibilizar o paciente para os estímulos que provocam ansiedade, mas, mais especificamente para a ansiedade social e agorafobia, os inibidores seletivos da recaptação de serotonina são eficazes e considerados o tratamento farmacológico de primeira linha.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251692 Não definido
Acerca dos critérios de diagnóstico para transtornos alimentares, de acordo com o DSM-5-TR, é correto afirmar que 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251693 Não definido
A característica essencial de um transtorno de insônia é a insatisfação com a quantidade ou qualidade do sono com queixas de dificuldade para iniciar ou manter o sono. As queixas de sono são acompanhadas por sofrimento clinicamente significativo ou comprometimento em áreas sociais, ocupacionais ou outras áreas importantes de funcionamento. A perturbação do sono pode ocorrer durante o curso de outro transtorno mental ou condição médica, ou pode ocorrer independentemente.
Traduzido de AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5. ed., texto rev.). 2022
Sobre os tratamentos farmacológicos para esse transtorno, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251694 Não definido
Danilo, de 31 anos, advogado, procura atendimento psicológico relatando tristeza, desânimo, sentimento de angústia, insônia e dificuldades de concentração. Esses sintomas começaram há três meses, após sua demissão inesperada e tem causado prejuízo laboral e social. Ele afirma que a ideia de estar desempregado o deixa ansioso, e evita discutir o assunto com amigos e familiares.
Com base no caso relatado, o diagnóstico mais provável é 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251695 Não definido
Sobre os transtornos dissociativos, avalie as afirmativas a seguir.

I. Segundo o DSM 5-TR, os fatores de risco para a patologia dissociativa incluem negligência e abuso sexual, físico e emocional por parte dos pais, trauma e adversidades cumulativas no início da vida e trauma ou tortura sustentados associados a cativeiro.
II. As alterações de experiência no transtorno de despersonalização/desrealização não são acompanhadas por testes de realidade intactos: o indivíduo geralmente não percebe que suas experiências de irrealidade ou distanciamento não refletem mudanças reais no mundo externo ou em si mesmo
III. A amnésia dissociativa é retrograda e os indivíduos com que sofrem da condição frequentemente não têm consciência (ou têm consciência parcial) de seus problemas de memória e muitos, embora percebam lacunas na memória, minimizam a importância da perda da memória.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251696 Não definido
O DSM 5 agrupa os transtornos de personalidade em três diferentes clusters(grupos) com base em similaridades descritivas.

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, transtornos de personalidade do cluster A, B e C.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251697 Não definido
Sobre os transtornos factícios, avalie as afirmativas a seguir.

I. Os transtornos factícios são caracterizados pela produção intencional de sintomas com o objetivo de obter benefícios externos tanto tangíveis, como isenção de responsabilidades ou vantagens financeiras, quanto intangíveis, como atenção de terceiros.
II. O tratamento dos transtornos factícios é predominantemente farmacológico, focando no alívio dos sintomas simulados.
III. Os transtornos factícios se diferenciam da simulação pela ausência de uma motivação consciente, externa e clara, como ganhos financeiros ou isenção de obrigações.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251698 Não definido
Um dos mais importantes testes para avaliação clínica de capacidade intelectual de adultos na faixa etária entre 16 e 89 anos é o 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251699 Não definido
Sobre o tratamento farmacológico do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251700 Não definido
A principal causa de demência é a doença de Alzheimer (DA). Essa condição possui início insidioso e evolução gradual, lenta e progressiva.
Sobre a DA, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251701 Não definido
Uma criança de 8 anos vem apresentando, há dois anos, um temperamento cronicamente irritável, com explosões de raiva desproporcionais praticamente diárias. Essas explosões são severas em alguns ambientes, por vezes acompanhadas de agressões aos pares e a si mesma.
Como ocorrem principalmente na escola e em casa, vem havendo prejuízo nas relações socias da criança nesses ambientes. Além disso, ela vivencia o divórcio conturbado dos pais, negligência emocional por parte da mãe, além de transtornos psiquiátricos na família.
Com base no caso relatado, o diagnóstico mais adequado é transtorno 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251702 Não definido
Um dos desafios da prática psiquiátrica é realizar, o mais rapidamente possível, a avaliação e o manejo de quadros de agitação e agressividade. Estudos epidemiológicos demonstram que, quando comparadas à população em geral, pessoas com transtornos mentais têm risco elevado de apresentar esses comportamentos. Tais quadros comportamentais constituem emergências médicas e com frequência se apresentam no hospital geral e em serviços psiquiátricos.
QUEVEDO, J; CARVALHO, A.F. (org.). Emergências psiquiátricas. 3. ed. Dados eletrônicos. Porto Alegre: Artmed, 2014

Em emergências psiquiátricas, a melhor opção farmacológica para o manejo de pacientes que estejam em quadro de agitação psicomotora associada a uma crise psicótica, entre as citadas, é 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psiquiatria |
Q3251703 Não definido
Sobre o transtorno dissociativo de identidade (TDI), é correto afirmar que 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: C
5: E
6: D
7: B
8: E
9: D
10: B
11: A
12: D
13: A
14: C
15: B
16: A
17: E
18: B
19: D
20: C