Questões de Concurso Público SEEC-RN 2025 para Professor de Arte

Foram encontradas 6 questões

Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Arte |
Q3162650 Artes Visuais
Observe a imagem do Museu Solar Ferreiro Torto (Macaíba/RN).
Imagem associada para resolução da questão Fonte: https://cclbdobrasil.blogspot.com
Este edifício foi originalmente erigido no século XVII como um dos primeiros engenhos de cana-de-açúcar do Rio Grande do Norte. No século XIX ele foi ampliado e restaurado no estilo colonial, resultando no conjunto arquitetônico que abriga o Museu atualmente.
Com base na imagem e em seus conhecimentos, assinale a opção que define incorretamente uma característica da arquitetura colonial brasileira.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Arte |
Q3162651 Artes Visuais
A escultura de Nossa Senhora do Rosário (século XVIII) retratada a seguir integra o acervo do Museu de Arte Sacra de Natal e é um exemplo do Barroco no Rio Grande do Norte.
Imagem associada para resolução da questão Fonte: https://www.nataldasantigas.com.br/blog/museu-de-arte-sacra
A respeito da escultura barroca colonial brasileira, assinale a afirmativa que descreve corretamente uma de suas características.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Arte |
Q3162658 Artes Visuais
Observe a obra Nota sobre a Morte Imprevista (1965) de Antônio Dias.
Imagem associada para resolução da questão
O artista criou um objeto tridimensional com óleo, tinta acrílica, vinil e madeira sobrepostos à tela. A obra é deslocada do eixo tradicional, sendo disposta como um losango, reforçando a sensação de uma pintura em expansão. Sobre a superfície, uma grade geométrica separa 4 quadrantes que contêm figuras estilizadas. Sobre o quadrante inferior é posto um objeto laranja que remete a uma boia, em cujo centro está uma caixinha com um “pedaço de carne”, da qual escorre uma matéria escura, de tipo orgânico.
A obra exemplifica uma tendência da arte brasileira da década de 1960, de tratar temas políticos e sociais com uma linguagem visual em diálogo com o(a)
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Arte |
Q3162659 Artes Visuais
A dúvida é uma proposta expositiva com características de intervenção, realizada na FotoGaleria em Porto Alegre em 2004, quando ela anunciou o encerramento definitivo de suas atividades. O artista colocou a frase “O que os olhos não vêem, o coração não sente?” na porta da galeria. Pelo convite, as pessoas sabiam da exposição, mas não do horário de abertura e fechamento da galeria. Ao chegar e perceber que a galeria estava fechada, deparavam-se com a frase citada. Quando a galeria estava aberta, encontravam a reprodução de uma imagem da fachada da galeria, acompanhada da mesma frase impressa sobre lona vinílica nas mesmas dimensões desse espaço. Colocada de tal forma na entrada, a imagem formava uma barreira material e impossibilitava adentrar no interior da galeria.

Imagem associada para resolução da questão Hélio Fervenza. A dúvida, FotoGaleria, Porto Alegre, 2004 (vista do portão de acesso da galeria com texto em vinil adesivo).
A respeito da proposta artística de Hélio Fervenza, analise as afirmativas a seguir.
I. A dúvida aborda a noção de fechamento e precariedade dos espaços expositivos, utilizando-se de um texto, de impedimentos físicos e da imagem como barreira.
II. A proposta do artista força os visitantes a se depararem com a ausência de imagens expostas, levando-os a refletir sobre a proliferação de imagens na atualidade, e por decorrência, sua perda de sentido.
III. A intervenção denuncia a estética inspirada na cultura de massa, por isso os visitantes são impedidos de acessar as obras expostas, que ficam ocultas pelo painel vinílico.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Arte |
Q3162660 Artes Visuais
Observe a imagem e leia o trecho a seguir.
Imagem associada para resolução da questão Bené Fonteneles. Ágora: OcaTaperaTerreiro, 2016.
O termo para designar a obra de Bené Fonteneles é incorporado ao vocabulário das artes visuais na década de 1960 e indica uma modalidade de produção artística que lança a obra no espaço, com o auxílio de materiais muito variados, na tentativa de construir um certo ambiente ou cena, cujo movimento é dado pela relação entre objetos, construções, o ponto de vista e o corpo do observador. Para a apreensão da obra é preciso percorrê-la, passar entre suas aberturas, ou simplesmente caminhar pelas trilhas que ela constrói por meio da disposição das peças, cores e objetos.
Adaptado de https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termos/80018
Com base no trecho e na imagem, assinale a opção que indica corretamente a modalidade de produção artística exemplificada pela obra de Bené Fonteneles. 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Arte |
Q3162664 Artes Visuais
A artista visual Mônica Ventura incorpora a pesquisa de filosofias e processos construtivos pré-coloniais afroameríndias à sua prática artística. Os elementos de sua ancestralidade afro-indígena se destacam na obra O Sorriso de Acotirene (2018), por meio da qual Ventura reconta a história de Acotirene, mulher vinculada ao Quilombo dos Palmares que lutou contra a escravidão.
Imagem associada para resolução da questão Detalhe de O sorriso de Acotirene (2018) - Cabaças, sisal, miçangas, palha e materiais diversos, 240 x 200 cm. In: https://projetoafro.com/artista/monicaventura/
A respeito da obra O sorriso de Acotirene analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A artista utiliza cabaças, miçangas e sisal, todos elementos da cultura material da sociedade quilombola, para recontar a história de Acotirene, e, assim, amplifica o significado que essa figura histórica evoca.
( ) A artista dialoga com a tradição cultural afro-ameríndia e explora o universo feminino, sobretudo o de mulheres negras, seja pelo tema da obra, como pelo uso da cabaça que, simbolicamente remete à ancestralidade e à fertilidade.
( ) A artista propõe uma reflexão sobre raça e desigualdade, uma vez que se utiliza de materiais pobres, como o sisal e as cabaças, para fazer arte e demonstrar o potencial poético dos despossuídos.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: B
5: E
6: A