Questões de Concurso Público SEEC-RN 2025 para Professor de Física
Foram encontradas 25 questões

Considere g = 10 m/s2.
Enquanto o bloco desce deslizando, o módulo da força que a rampa exerce sobre ele é igual a
Esse aumento de x é igual a

Nesse caso, pode-se afirmar que

Considere nula a energia potencial gravitacional no solo.
Para que no ponto mais alto da trajetória, a energia cinética da bola valha metade da energia mecânica total, o ângulo θ que a velocidade inicial

Num dado instante ela passa pelo ponto A; decorridos π segundos ela passa pelo ponto B; decorridos mais π segundos ela passa pelo ponto C; decorridos mais π segundos ela retorna ao ponto A; e assim sucessivamente.

O módulo da resultante das forças que atuam sobre a partícula é



Se o aluno usar a régua de plástico a 30 oC para medir o comprimento

A figura representa, num diagrama pxV, o ciclo I, II, III, IV e V de um gás ideal.
A maior temperatura do gás durante o ciclo ocorreu em
Uma lâmpada de 25 W, que fica acesa 8 horas por dia, pode funcionar gastando a mesma energia por
São dadas três reações de decaimento por beta.

Quanto a emissão beta, é correto afirmar que nas reações de decaimento

Sejam g a aceleração da gravidade e µ o coeficiente de atrito estático entre os pneus da moto e o globo. Considere a moto e o piloto como uma partícula.
Para que esse movimento seja possível, o módulo da velocidade da moto deve valer, no mínimo
Assim sendo, para que ambos os sistemas de refrigeração tenham a mesma eficiência, isto é, provoquem o mesmo decréscimo na temperatura do motor durante o mesmo intervalo de tempo, a massa m de ar e a massa m’ de água utilizadas devem ser tais que
A velocidade média dos elétrons que percorrem esse fio é de

Seja K a constante eletrostática.
Tendo-se em conta as distâncias indicadas na figura, o módulo da resultante das forças de origem elétrica que atuam na esfera C é igual a

Um projétil é lançado obliquamente do solo com um ângulo de tiro θ, como ilustra a figura.
Suponha a resistência do ar desprezível. Sejam H a altura máxima atingida por ele e R o raio de curvatura da trajetória no ponto mais alto atingido.
A razão R/H vale
A menor quantidade de calor capaz de fazer essa massa gasosa sofrer esse acréscimo de 20 oC na temperatura é

condutor está preso a um dinamômetro isolante que se encontra em uma região onde há um campo magnético perpendicular ao plano do fio e apontando para fora de módulo igual a 2 T. Inicialmente a chave está aberta.
Fecha-se a chave.
Reestabelecido o equilíbrio e sabendo que a resistência total no fio é de 2 Ω, o voltímetro irá acusar

Os blocos 1 e 2 têm massas iguais, a roldana e os fios são ideais e os atritos são desprezíveis.
Sendo g, o módulo da aceleração da gravidade, a aceleração adquirida pelo bloco 2 é
A massa do vapor d’água injetado no calorímetro foi