Questões de Concurso Público SESI-PA 2012 para Professor - Artes Visuais

Foram encontradas 8 questões

Q490657 Educação Artística
Carlos Zílio nasceu em 1944, no Brasil, e esteve preso durante o regime militar. Sua obra depois desse período retrata experiências vivenciadas. Em “Identidade ignorada” (1974), o artista trata sobre o anonimato das vítimas da repressão política, cuja mensagem, a ideia, é mais importante, e indiferente à preocupação que tradicionalmente os artistas tiveram de produzir obras bonitas ou agradáveis, portanto, trata-se de um trabalho de arte conceitual. (AMARAL, A.; TORAL, A. Arte e Sociedade no Brasil: de 1957 a 1975. São Paulo: Instituto Callis, 2005, v. 2.)

                        imagem-001.jpg

Considerando o tema na obra de Carlos Zílio, conforme texto e imagem acima e as orientações curriculares para as aulas de Artes Visuais na Educação de Jovens e Adultos, o estudo da obra desse artista possibilita:

1- refletir sobre a ação socioambiental desse artista e compreender que a arte conceitual se preocupa em plasmar algo palpável para o público, em detrimento da concepção que o artista tem dos problemas sociais e políticos.
2- identificar e observar que as Artes Visuais utilizam diferentes materiais, técnicas e procedimentos artísticos.
3- compreender as relações e questões sociais e políticas como fonte de conhecimento para a criação artística.
4- estabelecer um diálogo, promovendo momentos de experiência do indivíduo com a obra – o estranhamento, a admiração e a resposta poética.

O correto está em:
Alternativas
Q490658 Educação Artística
As Artes Visuais na Educação de Jovens e Adultos têm o papel essencial de colaborar para a formação de cidadãos, de modo que estes adquiram conhecimento que lhes permita situar a produção de arte como objeto sócio- histórico contextualizado nas culturas. Considerando essa afirmação, o correto está em:
Alternativas
Q490663 Educação Artística
Os conteúdos de Arte apresentados na proposta da Educação de Jovens e Adultos podem ser classificados em três tipos: conceituais, procedimentais e atitudinais. O correto está em:
Alternativas
Q490667 Educação Artística
O professor Leandro de Artes Visuais de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi convidado pelos organizadores do Salão Arte Pará para desenvolver uma ação educativa, em que a temática Arte Conceitual deveria ser abordada, tendo como base os eixos de aprendizagem da Proposta Triangular. Considerando o processo de mediação arte/público e os eixos de aprendizagem que fundamentam a referida proposta educativa, avalie as afirmativas abaixo.

1- Por meio da contextualização o professor Leandro pode praticar uma atividade educativa voltada para a multiculturalidade e à ecologia.
2- O professor Leandro, seguindo a Proposta Triangular, hierarquizou as atividades, propondo primeiro a leitura de uma obra conceitual, depois a contextualização da mesma e por último um exercício de releitura.
3- Considerando a Proposta Triangular, o professor deu ênfase ao trabalho com os códigos hegemônicos: europeu e norte-americano eruditos da arte, em função da superioridade que lhes são inerentes.
4- Qualquer conteúdo, de qualquer natureza visual e estética, pode ser: explorado, interpretado e operacionalizado por meio da Proposta Triangular.

O correto está em:
Alternativas
Q490668 Educação Artística
Leia o depoimento abaixo.

Quando eu ouvi falar que aqui tinha Arte e era obrigatório fazer, logo pensei: “Parece coisa de primário”, eu já não estou mais na idade de ficar desenhando e brincando com guache. Então, não queria fazer mais o curso, mas quando comecei a conversar com alguns alunos que fizeram ou estão fazendo arte algo me chamou a atenção: o fato de que os professores ensinam aos alunos. Então, tendo uma excursão para o MAM, eu fui; lá eu entendi que arte não é uma coisa que só se desenha e mexe com guache. Mas, sim, que arte faz parte de nossa história, tanto no passado quanto no presente e no futuro. (Depoimento de aluna da EJA. Disponível em: imagem-007.jpg Acesso em: 25 de nov. 2012).

A visita a museus é essencial para os alunos da EJA por que:

1- proporciona a compreensão desse espaço cultural como templo sagrado, pois guarda obras de arte de grande valor monetário e a memória de um passado artístico e culturalmente mais evoluído que o atual.
2- permite a aprendizagem do olhar diretamente na fonte.
3- sensibiliza o aluno para o cotidiano e também para o patrimônio cultural.
4- estimula o aluno para a consciência cultural, a reconhecer e apreciar a sua cultura, sua experiência vivida, sua visão de mundo.

O correto está em:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: C
5: B