Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2024 para Tecnologista em Saúde Pública -

Foram encontradas 40 questões

Q2497261 Enfermagem
Doenças negligenciadas são condições de saúde que afetam prioritariamente populações vulneráveis, em áreas de baixa renda, e que, sistematicamente recebem menores aportes financeiros, tanto para a geração de novas políticas públicas, como para o desenvolvimento de novos tratamentos. As doenças consideradas como negligenciadas afetam principalmente pessoas que vivem em condições de pobreza, com acesso limitado a cuidados de saúde básicos, e por isso são também denominadas como doenças socialmente determinadas. No âmbito das doenças negligenciadas e as doenças infecciosas, podemos considerar que:
Alternativas
Q2497262 Enfermagem
Paciente sexo feminino, 72 anos de idade, é atendida em serviço de emergência, com quadro de “cansaço + falta de ar”. Ao exame apresenta-se com quadro de confusão mental, dispneia, e queda do estado geral. Sinais Vitais: FR 35irpm // PA 110 x 70mmHg // sO2 93%. De acordo com as boas práticas clínicas, a conduta mais adequada para este paciente é: 
Alternativas
Q2497263 Medicina
Paciente previamente hígido, sexo masculino, 45 anos, dá entrada em Emergência em franca insuficiência respiratória, com quadro grave de sepse pulmonar, provavelmente por pneumonia comunitária grave. Na admissão foram descartadas comorbidades, e familiares negam o uso regular de medicamentos pelo paciente. Não existe relato de internação prévia. Em relação à terapêutica adequada, pela gravidade do paciente, a terapia empírica que deveria ser implementada é:
Alternativas
Q2497264 Medicina
Na pandemia da COVID, pela baixa oferta de leitos de internação em função da alta demanda, recomendou-se o uso do escore quickSOFA (qSOFA), de fácil realização, que pode ser executado à beira leito, auxiliando na identificação da gravidade, bem como no auxílio de alocação dos pacientes em unidades de internação. Os seguintes itens compõem o qSOFA:
Alternativas
Q2497265 Enfermagem
Mulher de 30 anos, com diagnóstico de dengue e em acompanhamento na UBS, já em fase de defervescência, deve ser orientada quanto aos sinais de alarme da doença. A alternativa que contém os sinais de alarme é:
Alternativas
Q2497266 Enfermagem
Em relação ao diagnóstico de Dengue, dentre as afirmativas abaixo, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2497267 Medicina
Pré-escolar de 3 anos, sexo masculino, morador de Manguinhos, apresenta há 2 meses quadro esporádico de tosse seca associada a vômitos, sem outros sintomas. Observou-se infiltrado pulmonar migratório em radiografias de tórax e eosinofilia detectada no hemograma, com suspeita principal de Síndrome de Löeffler. Dentre as opções abaixo, assinale aquela que contém o parasita que apresenta passagem pulmonar no seu ciclo biológico:
Alternativas
Q2497268 Enfermagem
A necrose local é característica da picada causada por:
Alternativas
Q2497269 Medicina
MRF, 18 anos, na 11º semana de gestação com resultado de sorologia para toxoplasmose IgM e IgG reagentes. É correto afirmar que se deve:
Alternativas
Q2497270 Medicina
Malária é uma relevante doença parasitária humana, capaz de desenvolver quadros graves, principalmente quando não diagnosticada e/ou tratada. Deste modo, os principais objetivos do Ministério da Saúde em relação à malária são reduzir o número de casos e também a mortalidade por esta doença. Para isso é fundamental o diagnóstico preciso e confiável. Fazem parte das metodologias capazes de auxiliar no diagnóstico de Malária, EXCETO:
Alternativas
Q2497271 Medicina
A opção que contém a forma clínica mais comum da Esporotricose é:
Alternativas
Q2497272 Medicina
Em relação à Febre Maculosa Brasileira, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2497273 Medicina
Malária compõe uma lista de afecções chamadas ‘doenças de determinação social’, doenças estas que afetam principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social, como observado e noticiado recentemente nas populações indígenas Yanomami. Em junho de 2023 o Ministério da Saúde publicou uma portaria que incorpora a tafenoquina como um arsenal terapêutico para tratamento de Malária pelo SUS. Sobre a tafenoquina NÃO é correto afirmar que:
Alternativas
Q2497274 Medicina
Paciente masculino, 80 anos de idade, procurou atendimento no Posto de Saúde próximo a sua residência, com quadro de febre e dor no corpo, de baixa intensidade, sem sinais de gravidade, compatível com virose. Paciente nega queixa de dispneia e/ou esforço respiratório. Refere estar no terceiro (3º) dia de evolução do referido quadro. Investigado com pesquisa de antígeno, detectando presença de SARS-CoV-2. Neste caso, a conduta mais adequada seria:
Alternativas
Q2497275 Medicina
A Doença de Chagas é uma doença infecciosa, causada por um protozoário (Trypanosoma cruzi), transmitido pelo “barbeiro”, e foi descrita em 1909 por Carlos Chagas, médico e sanitarista do então Instituto Oswaldo Cruz. Sobre a Doença de Chagas, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2497276 Enfermagem
Em relação à hanseníase, é INCORRETO afi rmar que:
Alternativas
Q2497277 Medicina
Calazar ou Leishmaniose Visceral, uma doença causada por protozoário que cursa com febre e hepatoesplenomegalia, tem como principais esquemas terapêuticos as seguintes drogas:
Alternativas
Q2497278 Medicina
Em relação à Leptospirose, nas infecções humanas, cerca de 10-15% evoluem para formas graves que cursam com a tríade de Weil, que consiste em:
Alternativas
Q2497279 Medicina
Paciente do sexo masculino, 45 anos, tabagista e alcoolista, residente em zona rural, no interior de Minas Gerais, apresenta lesão vegetante na cavidade oral, com aspecto moriforme. Além desta lesão, o referido paciente queixa-se de tosse seca, de cerca de 4 meses de evolução, e vem também observando dispneia aos médios esforços. Nega febre e emagrecimento. De acordo com o caso exposto, a principal hipótese diagnóstica e a melhor maneira de confirmar o diagnóstico mais provável é:
Alternativas
Q2497280 Medicina
Mulher de 28 anos, com diagnóstico de hidradenite supurativa desde os 21 anos, apresentando múltiplos nódulos inflamatórios em axilas, fístula na virilha direita e abscesso na virilha esquerda. Fez uso recentemente de tetraciclina e clindamicina em gel, sem resposta adequada ao tratamento. O abscesso foi drenado e a bacterioscopia evidenciou cocos Gram positivos em cachos. De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da hidradenite supurativa do Ministério da Saúde (2020), o esquema antimicrobiano recomendado é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: D
5: C
6: C
7: E
8: A
9: C
10: D
11: D
12: B
13: B
14: C
15: C
16: D
17: C
18: E
19: C
20: E