Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2024 para Tecnologista em Saúde Pública -

Foram encontradas 19 questões

Q2497261 Enfermagem
Doenças negligenciadas são condições de saúde que afetam prioritariamente populações vulneráveis, em áreas de baixa renda, e que, sistematicamente recebem menores aportes financeiros, tanto para a geração de novas políticas públicas, como para o desenvolvimento de novos tratamentos. As doenças consideradas como negligenciadas afetam principalmente pessoas que vivem em condições de pobreza, com acesso limitado a cuidados de saúde básicos, e por isso são também denominadas como doenças socialmente determinadas. No âmbito das doenças negligenciadas e as doenças infecciosas, podemos considerar que:
Alternativas
Q2497262 Enfermagem
Paciente sexo feminino, 72 anos de idade, é atendida em serviço de emergência, com quadro de “cansaço + falta de ar”. Ao exame apresenta-se com quadro de confusão mental, dispneia, e queda do estado geral. Sinais Vitais: FR 35irpm // PA 110 x 70mmHg // sO2 93%. De acordo com as boas práticas clínicas, a conduta mais adequada para este paciente é: 
Alternativas
Q2497265 Enfermagem
Mulher de 30 anos, com diagnóstico de dengue e em acompanhamento na UBS, já em fase de defervescência, deve ser orientada quanto aos sinais de alarme da doença. A alternativa que contém os sinais de alarme é:
Alternativas
Q2497266 Enfermagem
Em relação ao diagnóstico de Dengue, dentre as afirmativas abaixo, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2497268 Enfermagem
A necrose local é característica da picada causada por:
Alternativas
Q2497276 Enfermagem
Em relação à hanseníase, é INCORRETO afi rmar que:
Alternativas
Q2497281 Enfermagem
Adolescente de 15 anos sofreu várias arranhaduras superficiais nas mãos pelo gato doméstico do vizinho, lavou as feridas com água e sabão e não procurou o serviço de saúde. No 7º dia após o ocorrido, ele procura a Clínica da Família informando que o gato desapareceu. No caso acima, quanto à classificação do acidente e à conduta mais adequada, pode-se afirmar que é:
Alternativas
Q2497282 Enfermagem
As situações abaixo relacionadas em que as vacinas atenuadas podem ser aplicadas em indivíduos potencialmente ou comprovadamente imunodeprimidos são, EXCETO:
Alternativas
Q2497285 Enfermagem
Sobre a vacina QDenga®, incorporada recentemente pelo Ministério da Saúde no Sistema Único de Saúde, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2497286 Enfermagem
Em relação às medidas de controle da transmissão da tuberculose em unidades de saúde, destacam-se três categorias: administrativas, de controle ambiental e de proteção respiratória. Das opções abaixo, a que contém apenas medidas administrativas é:
Alternativas
Q2497288 Enfermagem
O Ministério da Saúde, através do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de Risco à Infecção pelo HIV, recomenda o uso regular de antirretrovirais como uma estratégia de profilaxia pré-exposição, visando diminuir a taxa de infecção pelo HIV. Fazem parte dos segmentos prioritários ao recebimento de PrEP, EXCETO:
Alternativas
Q2497289 Enfermagem
Paciente masculino, 30 anos, pedreiro, morador do Rio de Janeiro, casado com esposa e um filho de 7 anos de idade. Refere história de febre vespertina, associado a quadro de emagrecimento, tendo procurado Unidade de Saúde onde foi feito o diagnóstico de Tuberculose Pulmonar – baciloscopia do escarro positiva (++). Neste caso, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde em relação ao cuidado/manejo dos contactantes, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2497291 Enfermagem
São contraindicações para a vacinação com doses subsequentes da vacina adsorvida difteria, tétano, pertússis, hepatite B (recombinante) e Haemophilus influenzae B (conjugada) – DTP/HepB/Hib (penta):
Alternativas
Q2497292 Enfermagem
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, que pode levar a complicações graves e até mesmo à morte, principalmente em crianças pequenas. O combate efi caz à doença é feito através da vacinação universal. Dentre as opções abaixo, a que contém o esquema convencional de vacinação infantil contra o sarampo no Brasil é:
Alternativas
Q2497293 Enfermagem
Sobre as infecções sexualmente transmissíveis, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2497295 Enfermagem
Em relação à vacinação contra a COVID-19, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2497296 Enfermagem
Em relação à vacinação da Febre Amarela, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2497297 Enfermagem
Nas últimas décadas, desde o recrudescimento da tuberculose (TB) em consequência da epidemia de AIDS e os seus efeitos devastadores na população infectada pelo HIV, com alta letalidade, aumento de casos de TB resistente, além de um acometimento importante de populações socialmente vulneráveis, a TB se tornou um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Em relação ao tratamento da TB, a infeção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) também se apresenta como um desafio dentro deste contexto. Em relação à ILTB, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2497298 Enfermagem
Sífilis apresenta uma maior prevalência entre os indivíduos infectados pelo HIV quando comparada à população geral. Também se observa uma maior prevalência nas formas neurológicas na população de indivíduos infectados pelo HIV. Deste modo, pacientes infectados pelo HIV devem ser investigados através de punção lombar, nas seguintes situações enumeradas abaixo, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: C
5: A
6: D
7: A
8: D
9: B
10: C
11: A
12: B
13: D
14: C
15: E
16: A
17: B
18: C
19: C