Questões de Concurso Público PROCEMPA 2012 para Analista de Infraestrutura Computacional
Foram encontradas 4 questões
( ) Um índice primário é um arquivo ordenado cujos registros são de tamanho fixo e contêm dois campos. O primeiro campo é do mesmo tipo de dado do campo-chave de classificação – chamado chave primária – do arquivo de dados, e o segundo campo é um ponteiro para um bloco de disco (um endereço de bloco).
( ) Um índice de agrupamento (também chamado de índice de clustering) fornece um meio secundário de acesso a um arquivo para o qual já existe algum acesso primário. O índice de agrupamento pode ser usado sobre um campo que é uma chave candidata e possui um valor único para cada registro, ou um campo que não é chave, mas que não possui valores duplicados.
( ) Um índice secundário é utilizado para registros de arquivos que estão fisicamente ordenados segundo um campo que não seja o campo chave – o qual não possua um valor distinto para cada registro. O índice secundário aumenta a velocidade de recuperação de registros que tenham o mesmo valor para o campo da chave primária.
( ) Um índice denso possui uma entrada de índice para cada valor da chave de busca (portanto, para cada registro) do arquivo de dados. Um índice secundário, aplicado sobre uma chave candidata, é um exemplo de índice denso.
( ) Um índice esparso possui entradas de índice para apenas alguns dos valores de busca. Um índice de agrupamento (clustering) é um exemplo de índice esparso.
Assinale a alternativa que contenha, de cima para baixo, a sequência CORRETA.
I. A arquitetura do SGBD é definida em três níveis de abstração: nível físico que descreve, através de estruturas de dados complexas, como os dados estão de fato armazenados; nível lógico que descreve quais dados estão armazenados e quais os inter-relacionamentos que existem entre eles; e o nível de visão que abrange esquemas externos, no qual cada esquema externo descreve a parte de um banco de dados que um dado grupo de usuários tem interesse e oculta o restante do banco de dados desse grupo.
II. A independência física de dados é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem mudar o esquema externo ou os programas de aplicação enquanto o independência lógica de dados refere-se a capacidade de mudar o esquema interno sem ter que alterar o esquema conceitual.
III. A independência lógica de dados é mais difícil de ser alcançada do que a independência física, uma vez que os programas de aplicação são mais fortemente dependentes da estrutura lógica dos dados do que de seu acesso.
IV. O conceito de independência de dados é de várias formas similar ao conceito de tipo abstrato de dados empregados nas linguagens modernas de programação. Ambos os conceitos omitem detalhes de implementação do usuário, permitindo que o usuário se concentre em sua estrutura geral em vez de se concentrar nos detalhes tratados nos níveis mais baixos.
Assinale a alternativa CORRETA.
EMPREGADO
PNOME UNOME SSN DATANASC ENDERECO SALARIO SUPERSSN DNO
DEPARTAMENTO
DNOME DNUMERO GERSSN
PROJETO
PJNOME PNUMERO PLOCALIZACAO DNUM
TRABALHA_EM
ESSN PNO HORAS
V1: CREATE VIEW TRABALHA_EM1
AS SELECT PNOME, UNOME, PJNOME, HORAS
FROM EMPREGADO, PROJETO, TRABALHA_EM
WHERE SSN=ESSN AND PNO=PNUMERO;
V2: CREATE VIEW DEPT_INFO(DEPT_NOME, NO_EMPS, TOTAL_SAL)
AS SELECT DNOME, COUNT(*), SUM(SALARIO)
FROM DEPARTAMENTO, EMPREGADO
WHERE DNUMERO=DNO
GROUP BY DNOME;
QV1: SELECT PNOME, UNOME
FROM TRABALHA_EM1
WHERE PJNOME=’ProjetoX’
Com base no conhecimento sobre o conceito de visão em SQL, considere as seguintes afirmativas.
I. V1 não especifica nenhum novo nome de atributo para a visão TRABALHA_EM1. Nesse caso, TRABALHA_EM1 receberá os nomes dos atributos das tabelas de definição EMPREGADO, PROJETO E TRABALHA_EM.
II. V2 explicita novos nomes para os atributos da visão DEPT_INFO, usando a correspondência um a um entre os atributos especificados na cláusula CREATE VIEW e os especificados na cláusula SELECT da consulta que define a visão.
III. A consulta QV1 não funciona porque, para recuperar o último e o primeiro nome de todos os empregados que trabalham no ‘ProjetoX`, é necessária a formulação de duas junções usando as relações básicas EMPREGADO, PROJETO E TRABALHA_EM.
Assinale a alternativa CORRETA.
( ) Em um modelo de transações simples e abstrato, uma transação deve estar em um dos seguintes estados: ativa (inicial), no qual a transação permanece enquanto estiver executando; em efetivação parcial, após a execução da última declaração; em falha, após a descoberta de que a execução normal já não pode se realizar; abortada, depois que a transação foi desfeita e o banco de dados restabelecido ao estado anterior do início da execução da transação; e em efetivação, após a conclusão com sucesso.
( ) Para assegurar a integridade dos dados, o sistema gerenciador de banco de dados deve manter as seguintes prorpiedades das transações: atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade.
( ) Nas técnicas de controle de concorrência otimista, as verificações são feitas enquanto a transação está sendo executada. O protocolo de controle de concorrência é executado em três fases, a saber: fase de leitura, no qual a transação lê e atualiza valores de itens de dados efetivados no banco de dados; fase de validacão, no qual a verificação é executada para cada leitura da fase anterior; e fase de escrita: as atualizações das transações são aplicadas no banco de dados.
( ) Diversos problemas podem ocorrer quando transações concorrentes são executadas de maneira descontrola. No problema de atualização perdida uma transação atualiza um item de dado e, a seguir, falha por alguma razão. O item atualizado é acessado por uma antes que ele retorne ao seu valor original.
( ) Um sistema está em estado de deadlock se há um conjunto de transações, tal que toda transação desse conjunto está esperando outra transação também nele contida.
Assinale a alternativa que contenha, de cima para baixo, a sequência CORRETA.