Questões de Concurso Público PROCEMPA 2012 para Analista de Programação de Sistemas Informatizados e Georeferenciados
Foram encontradas 60 questões
( ) Um índice primário é um arquivo ordenado cujos registros são de tamanho fixo e contêm dois campos. O primeiro campo é do mesmo tipo de dado do campo-chave de classificação – chamado chave primária – do arquivo de dados, e o segundo campo é um ponteiro para um bloco de disco (um endereço de bloco).
( ) Um índice de agrupamento (também chamado de índice de clustering) fornece um meio secundário de acesso a um arquivo para o qual já existe algum acesso primário. O índice de agrupamento pode ser usado sobre um campo que é uma chave candidata e possui um valor único para cada registro, ou um campo que não é chave, mas que não possui valores duplicados.
( ) Um índice secundário é utilizado para registros de arquivos que estão fisicamente ordenados segundo um campo que não seja o campo chave – o qual não possua um valor distinto para cada registro. O índice secundário aumenta a velocidade de recuperação de registros que tenham o mesmo valor para o campo da chave primária.
( ) Um índice denso possui uma entrada de índice para cada valor da chave de busca (portanto, para cada registro) do arquivo de dados. Um índice secundário, aplicado sobre uma chave candidata, é um exemplo de índice denso.
( ) Um índice esparso possui entradas de índice para apenas alguns dos valores de busca. Um índice de agrupamento (clustering) é um exemplo de índice esparso.
Assinale a alternativa que contenha, de cima para baixo, a sequência CORRETA.
I. Uma organização de arquivo hash (também chamada de acesso direto) fornece um acesso muito rápido aos registros, quando a condição de pesquisa é de igualdade em um único campo; neste caso, o campo é chamado campo de hash. A ideia do hashing é forncecer uma função h, chamada função hash, que, aplicada ao valor do campo hash de um registro, gere o endereço do bloco do disco no qual o registro será armazenado.
II. Em uma organização de arquivo heap, os registros são armazenados fisicamente em ordem sequencial a partir dos valores de um de seus campos, chamado campo de classificação. Na organização de arquivo heap, a inclusão e a exclusão de registros são operações dispendiosas porque os registros deverão permanecer ordenados fisicamente.
III. Em uma organização de arquivo sequencial, os registros estão posicionados no arquivo segundo a ordem pela qual foram incluídos, de forma que os novos registros são acrescentados ao final do arquivo ou onde haja espaço disponível. Na organização sequencial, para ler todos os registros pela ordem dos valores de algum campo, é preciso criar uma cópia do arquivo e ordená-la através de técnicas especiais de classificação externa.
IV. As operações em arquivos são geralmente divididas em operações de recuperação e operações de atualização. As operações de recuperação não alteram nenhum valor no arquivo, apenas localizam certos registros, de forma que seus valores de campo possam ser examinados e processados. As operações de atualização mudam o arquivo por meio da inclusão ou da exclusão de registros ou pela modificação de valores dos campos.
Assinale a alternativa CORRETA.
I. A arquitetura do SGBD é definida em três níveis de abstração: nível físico que descreve, através de estruturas de dados complexas, como os dados estão de fato armazenados; nível lógico que descreve quais dados estão armazenados e quais os inter-relacionamentos que existem entre eles; e o nível de visão que abrange esquemas externos, no qual cada esquema externo descreve a parte de um banco de dados que um dado grupo de usuários tem interesse e oculta o restante do banco de dados desse grupo.
II. A independência física de dados é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem mudar o esquema externo ou os programas de aplicação enquanto o independência lógica de dados refere-se a capacidade de mudar o esquema interno sem ter que alterar o esquema conceitual.
III. A independência lógica de dados é mais difícil de ser alcançada do que a independência física, uma vez que os programas de aplicação são mais fortemente dependentes da estrutura lógica dos dados do que de seu acesso.
IV. O conceito de independência de dados é de várias formas similar ao conceito de tipo abstrato de dados empregados nas linguagens modernas de programação. Ambos os conceitos omitem detalhes de implementação do usuário, permitindo que o usuário se concentre em sua estrutura geral em vez de se concentrar nos detalhes tratados nos níveis mais baixos.
Assinale a alternativa CORRETA.
EMPREGADO
PNOME UNOME SSN DATANASC ENDERECO SALARIO SUPERSSN DNO
DEPARTAMENTO
DNOME DNUMERO GERSSN
PROJETO
PJNOME PNUMERO PLOCALIZACAO DNUM
TRABALHA_EM
ESSN PNO HORAS
V1: CREATE VIEW TRABALHA_EM1
AS SELECT PNOME, UNOME, PJNOME, HORAS
FROM EMPREGADO, PROJETO, TRABALHA_EM
WHERE SSN=ESSN AND PNO=PNUMERO;
V2: CREATE VIEW DEPT_INFO(DEPT_NOME, NO_EMPS, TOTAL_SAL)
AS SELECT DNOME, COUNT(*), SUM(SALARIO)
FROM DEPARTAMENTO, EMPREGADO
WHERE DNUMERO=DNO
GROUP BY DNOME;
QV1: SELECT PNOME, UNOME
FROM TRABALHA_EM1
WHERE PJNOME=’ProjetoX’
Com base no conhecimento sobre o conceito de visão em SQL, considere as seguintes afirmativas.
I. V1 não especifica nenhum novo nome de atributo para a visão TRABALHA_EM1. Nesse caso, TRABALHA_EM1 receberá os nomes dos atributos das tabelas de definição EMPREGADO, PROJETO E TRABALHA_EM.
II. V2 explicita novos nomes para os atributos da visão DEPT_INFO, usando a correspondência um a um entre os atributos especificados na cláusula CREATE VIEW e os especificados na cláusula SELECT da consulta que define a visão.
III. A consulta QV1 não funciona porque, para recuperar o último e o primeiro nome de todos os empregados que trabalham no ‘ProjetoX`, é necessária a formulação de duas junções usando as relações básicas EMPREGADO, PROJETO E TRABALHA_EM.
Assinale a alternativa CORRETA.
( ) Em um modelo de transações simples e abstrato, uma transação deve estar em um dos seguintes estados: ativa (inicial), no qual a transação permanece enquanto estiver executando; em efetivação parcial, após a execução da última declaração; em falha, após a descoberta de que a execução normal já não pode se realizar; abortada, depois que a transação foi desfeita e o banco de dados restabelecido ao estado anterior do início da execução da transação; e em efetivação, após a conclusão com sucesso.
( ) Para assegurar a integridade dos dados, o sistema gerenciador de banco de dados deve manter as seguintes prorpiedades das transações: atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade.
( ) Nas técnicas de controle de concorrência otimista, as verificações são feitas enquanto a transação está sendo executada. O protocolo de controle de concorrência é executado em três fases, a saber: fase de leitura, no qual a transação lê e atualiza valores de itens de dados efetivados no banco de dados; fase de validacão, no qual a verificação é executada para cada leitura da fase anterior; e fase de escrita: as atualizações das transações são aplicadas no banco de dados.
( ) Diversos problemas podem ocorrer quando transações concorrentes são executadas de maneira descontrola. No problema de atualização perdida uma transação atualiza um item de dado e, a seguir, falha por alguma razão. O item atualizado é acessado por uma antes que ele retorne ao seu valor original.
( ) Um sistema está em estado de deadlock se há um conjunto de transações, tal que toda transação desse conjunto está esperando outra transação também nele contida.
Assinale a alternativa que contenha, de cima para baixo, a sequência CORRETA.
Onde TRAM é o tempo de acesso à memória RAM, e TFP é o tempo necessário para o tratamento completo da falta de página. Considere que TRAM = 10, TE deve ser menor do que 50 e que TFP = 1010, com todos os tempos expressos em microsegundos. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que expressa adequadamente o conjunto de valores que satisfaz a restrição desejada.