Questões de Concurso Público MPE-AC 2013 para Analista Administrativo

Foram encontradas 11 questões

Q539348 Administração Geral
Uma organização que possui um desenho estrutural que designa especialistas de departamentos funcionais específicos para trabalharem em uma ou mais equipes interdisciplinares coordenadas por líderes de projeto possui uma estrutura organizacional:
Alternativas
Q539349 Administração Geral
    Srour, autor de Poder, cultura e ética nas organizações, identifica as diferenças dos conceitos de organizações e instituições. Para ele, “...as organizações, na linguagem corrente, têm sido confundidas com as instituições...". As características, para ele, que identificam uma organização são:

I – coletividades concebidas e planejadas para realizar um determinado objetivo;

II – unidades de ação e de decisão, portadoras de necessidades e de interesses corporativos.

III – complexo consagrado de normas, com base em valores duradouros.

As alternativas corretas são: 

Alternativas
Q539350 Administração Geral

Um processo é um conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas que transforma insumos em produtos. Produto é, portanto, o resultado de um processo. Sobre processo e produto pode-se dizer que:

I - os insumos dos processos organizacionais podem ser tangíveis (matéria-prima,...) e/ou intangíveis (dado, informação, ...).

II – um processo só é dado por encerrado com a geração efetiva de um benefício, um valor, um serviço, um produto ou de um atendimento para um cliente.

III – o produto precisa agregar alguma forma objetiva de valor à organização.

As alternativas corretas são:

Alternativas
Q539351 Administração Geral
Quanto aos conceitos de “clima organizacional” e “cultura organizacional”, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q539352 Administração Geral

Geert Hofstede, na década de 80, estudou a relação entre a cultura organizacional e a cultura nacional. Pesquisou 160 mil executivos, bem como empregados de uma grande corporação multinacional, e os resultados de sua pesquisa orientaram fortemente as pesquisas sobre cultura organizacional até hoje. Os resultados mais importantes do seu trabalho foram:

I – a cultura nacional explica diferenças em atitudes e valores em relação ao trabalho.

II – fatores como posição na organização, profissão, idade e gênero explicam as atitudes e os valores em relação ao trabalho em uma organização qualquer.

III – tanto os administradores como os operários estão sempre situados na mesma posição nas dimensões: a) individualismo-coletivismo; e b) nível que evita a incerteza.

As alternativas corretas são:

Alternativas
Q539353 Administração Geral

Os conceitos de visão e missão muitas vezes confundem os gestores e os responsáveis pela elaboração e implementação das estratégias organizacionais. Duas perguntas podem ajudar na identificação desses conceitos. São elas:

I – qual a “necessidade básica” que a organização pretende suprir?

II – qual a “motivação básica” que inspirou seus fundadores? Sobre essas questões pode-se afirmar que:

Alternativas
Q539354 Administração Geral
Igor Ansoff, um dos grandes pensadores de Estratégia do século XX, foi uma figura-chave na formulação do conceito de gestão estratégica. Depois dele, muitos outros desenvolveram diferentes aspectos ligados a esse conceito inicial. A “matriz de portfólio”, por exemplo, foi desenvolvida por:
Alternativas
Q539355 Administração Geral

Na formulação das estratégias organizacionais, pode-se usar o que é chamado de “Teoria dos Jogos” (TJ). O ponto de equilíbrio de Stackelberg acontece quando:

I – as decisões otimizam simultaneamente as funções-objetivo dos dois jogadores, dentro das limitações do jogo.

II – os competidores não tomam decisões com base na racionalidade.

III – os competidores não se conhecem.

As alternativas corretas são

Alternativas
Q539360 Administração Geral

Na segunda metade do século XX a “revolução na gestão”, que rompeu com o taylorismo e ampliou a democracia no local do trabalho, gerou algumas “vertentes da gestão participativa”. São elas:

I – a vertente política da participação nas decisões organizacionais.

II – a vertente econômica da participação nos lucros ou nos resultados.

III – a vertente social da participação das ONGs (organizações não governamentais) na configuração do Estado.

As alternativas corretas são:

Alternativas
Q539361 Administração Geral
Sobre as “Teorias X e Y" de Douglas McGregor, pode-se dizer que:

I – na Teoria X os executivos não confiam em seus subordinados, acreditando que os empregados não fazem um bom trabalho, a não ser que sejam controlados de forma taylorista.

II – tanto na Teoria X como na Teoria Y executivos e subordinados estabelecem rotinas de controle mútuo baseadas, principalmente, na ideologia organizacional hegemônica.

III – na Teoria Y a confiança dos executivos em seus trabalhadores é a grande responsável pelas metas e tarefas mais globais, e não existem sistemas de controle e supervisão cerrados.

As alternativas corretas são: 

Alternativas
Q539366 Administração Geral

Quanto aos tipos de líderes pode-se afirmar que:

I – os líderes transacionais são aqueles que, por meio do esclarecimento dos requisitos dos papéis e tarefas, orientam ou motivam seus seguidores na direção das metas fixadas.

II – líderes transformacionais são aqueles que inspiram os seguidores a transcender seus interesses próprios em benefício da organização, exercendo sobre eles um efeito profundo e extraordinário.

III – líderes carismáticos são aqueles considerados heroicos ou extraordinários devido a determinados comportamentos observados pelos seguidores.

As alternativas corretas são:

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: E
5: B
6: D
7: D
8: A
9: A
10: B
11: D