Questões de Concurso Público Prefeitura de Itabirito - MG 2013 para Professor de Educação Básica - Nível I

Foram encontradas 5 questões

Q532024 Conhecimentos Gerais
“Parte do mundo foi pego de surpresa quando Edward Snowden, ex-funcionário terceirizado da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, revelou no início de junho que o seu país espionava os dados telefônicos e de internet de muita gente ao redor do planeta.
Além disso, uma reportagem do jornal ‘O Globo’, do começo de julho deste ano, revelou que o Brasil é o país mais monitorado em toda a América Latina, o que causou reações negativas por parte do governo brasileiro, com a presidente Dilma Rousseff cancelando uma visita oficial que faria aos Estados Unidos.
Dados revelados pela reportagem dão conta de que, apenas em janeiro de 2013, foram espionados 2,3 bilhões de telefonemas e mensagens. Novas informações dão conta de que setores estratégicos do país, como a Petrobrás e o Ministério de Minas e Energia (MME), além da própria presidente da República, também foram alvo de espionagem.
Enfim, o fato de o Brasil ser o país mais ‘observado’ em toda a América Latina levanta um grande questionamento por que os Estados Unidos espionam o Brasil.
Guerra econômica:quando as informações sobre a espionagem dos Estados Unidos foram reveladas, muitos analistas acusaram o país norte-americano de tentar garantir interesses econômicos de suas corporações, o que foi prontamente negado por Washington. Entretanto, as últimas revelações mostraram o contrário.
Em sua conta pessoal no Twitter, a presidente Dilma Rousseff afirmou que as novas informações confirmam a existência de “razões econômicas e estratégicas por trás de tais atos (de espionagem)”. Guerra informacional: as explicações oficiais da NSA não negam a espionagem, mas tentam explicá-la ao usar a guerra ao terrorismo como justificativa. O diretor da NSA, após ser interpelado por um jornalista, respondeu: Sabe, a realidade é que não estamos coletando todos os e-mails das pessoas no Brasil, nem ouvindo suas conversas no telefone. Por que faríamos isso? O que alguém levou foi um programa que analisa os metadados ao redor do mundo, que você usaria para encontrar atividades terroristas que possam transitar (entre países), e saltou à conclusão de que ‘Ah, metadados!’ Eles devem espionar o telefone de todo mundo, eles devem estar lendo o e-mail de todo mundo.
Guerra ideológica: a ideia de os EUA considerarem o Brasil um ponto estratégico, visto o protagonismo internacional conquistado pelo país nos últimos anos, além, é claro, de recursos naturais que vão desde a Amazônia ao petróleo Pré-Sal, por si só já ‘justifica’ a espionagem em empresas e ministérios estratégicos para o desenvolvimento e para a soberania nacional.
Portanto, dá para concluir que se os EUA veem o Brasil como ponto estratégico para seus interesses, mirar os olhos e ouvidos do Tio Sam para cá é um movimento esperado”.

Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/espionagem (Adaptado). Acesso em 17/10/2013.
Considerando o texto, conclui-se que o principal objetivo americano na espionagem ao Brasil é
Alternativas
Q532025 Conhecimentos Gerais

A Copa das Confederações é um campeonato internacional, organizada pela FIFA, e que visa avaliar, com um ano de antecedência, as condições do país sede da próxima Copa do Mundo. A Copa das Confederações realizada no Brasil, em 2013, teve a participação de oito seleções.


Assinale a alternativa que CORRETAMENTE lista essas 8 seleções:

Alternativas
Q532026 Conhecimentos Gerais

“O que muda no país após as manifestações populares?


‘O Brasil acordou’. Assim estava escrito em cartazes das manifestações que abalaram a nação e levaram àsruas mais de um milhão de pessoas. Depois disso, outros protestos aconteceram e talvez ainda estejamocorrendo agora. Vamos, porém, considerar somente o que já houve. A partir de reivindicações contra oaumento das tarifas dos ônibus, a pauta dos manifestantes aumentou e passou a tocar em questõesrecorrentes: corrupção, malversação de dinheiro público, má qualidade dos serviços à população, em saúde,educação, segurança, etc. Os políticos - tanto do poder Executivo, quanto do Legislativo - foram colocadoscontra a parede e prometeram mudanças”.


Disponível em: http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/o-que-muda-no-pais-apos-as-

manifestacoes Acesso em 11/11/2013.


De acordo com o texto acima, essencialmente, a causa deflagradora desses protestos foi

Alternativas
Q532027 Conhecimentos Gerais

“O 3° Meeting do Atletismo Escolar foi realizado pela prefeitura, em 2012, e teve a participação de mais de 2 mil alunos, entre 6 e 16 anos de idade, provenientes de escolas municipais, estaduais e particulares do município de Itabirito.

O evento aconteceu no campo do União Sport Club, sendo que os atletas participaram nas seguintes modalidades: arremesso de peso, salto em altura, salto a distância e minimaratona”.


Disponível em: http://www.agitomais.com.br/?pg=13&id_busca=5180 .Acesso em 17/10/2013.


O 3° Meeting do Atletismo Escolar, citado no texto acima, aconteceu no mês de

Alternativas
Q532028 Conhecimentos Gerais

“Todo mundo que convive com crianças e jovens sabe como eles são capazes de praticar pequenas e grandes perversões. Debocham uns dos outros, criam os apelidos mais estranhos, reparam nas mínimas ‘imperfeições’ – e não perdoam nada. Na escola isto é bastante comum. Implicância, discriminação e agressões verbais e físicas são muito mais frequentes do que o desejado. Esse comportamento não é novo, mas a maneira como pesquisadores, médicos e professores o encaram vem mudando. Há cerca de 15 anos, essas provocações passaram a ser vistas como uma forma de violência e ganharam nome: bullying (palavra do inglês que pode ser traduzida como ‘intimidar’ ou ‘amedrontar’). Sua principal característica é que a agressão (física, moral ou material) é sempre intencional e repetida várias vezes sem uma motivação específica. Mais recentemente, a tecnologia deu nova cara ao problema. E-mails ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento e torpedos com fotos e textos constrangedores foram batizados como cyberbullying.

Aqui, no Brasil, vem aumentando rapidamente o número de casos de violência desse tipo.

No espaço virtual, os xingamentos e as provocações estão permanentemente atormentando as vítimas. Antes o constrangimento ficava restrito aos momentos de convívio dentro da escola. Agora é o tempo todo”.


Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/criança-e-adolescente/comportamento/cyberbullying-

violencia-virtualbullying-agressao-humilhação-567858.shtml Acesso em 20/10/2013.


Segundo o texto, cyberbullying são agressões

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: B
5: C